quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Partilha 55 – Há conversa com Deus! I

Para manter um relacionamento saudável existe uma regra de ouro, comunicação, diálogo, e isto todas nós sabemos, mas o que muitas vezes não sabemos, ou não queremos lembrar-nos, é que existem formas de manter essa comunicação…Por exemplo, no nosso casal para manter o relacionamento saudável é preciso perceber qual a melhor forma de comunicar com os nossos maridos, perceber como é que nos ouvem melhor, entender quais as palavras que devemos usar e até a entoação adequada...não sei se me entendem! Numa amizade devemos perceber como as nossas amigas comunicam e falar de forma a aprofundar a amizade e não destruí-la. E por aí fora, com os filhos, com os vizinhos...etc. Quanto mais íntimo for o relacionamento mais importante é conhecer a forma como o outro se comunica. ( Aproveito e recomendo um livro bom para casais que se chama: “As 5 linguagens do Amor”, de Gary Chapmam)
O relacionamento mais importante da nossa vida e aquele que deve ser o mais íntimo e preservado, é aquele que temos com Deus! Por isso é de suma importância perceber como manter o diálogo, a comunicação com Ele e descobrir como, quando e onde manter esse diálogo! Jesus no Sermão do Monte ensinou-nos a conversar com Deus e por toda a Bíblia encontramos formas de falar e de ouvi-lo! 
Jesus disse: “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” 
Mateus 6:5-6
A primeira coisa que Jesus diz acerca das nossas conversas com Deus, é que elas devem ser feitas em locais íntimos, onde possamos estar unicamente atentas aquilo que estamos a dizer...Jesus lembra-nos que o nosso relacionamento com Deus, não é para ser a bandeira de orgulho que erguemos para os outros verem, mas que só diz respeito a nós e a Deus. Não podemos esquecer que num local reservado, onde ninguém nos incomoda é também mais fácil ouvir aquilo que Deus tem para nos dizer, já que a oração não é apenas falar mas também ouvir. (acerca disto também partilharei mais tarde)
Estou certa que Jesus não está a condenar uma oração feita publicamente, visto que essas orações fazem parte do culto coletivo a Deus e por várias vezes vemos isso na Palavra de Deus. Mas Jesus está a falar da oração que alimenta a nossa intimidade com Deus, que nos faz conhecê-lo melhor, que nos faz sentir a sua presença, onde estamos à vontade para falar aquilo que vai dentro do nosso coração, sem rodeios ou complexos. Jesus está a condenar aqueles que querem parecer ter intimidade com Deus aos que os rodeiam, mas que na verdade não passa disso, de aparência! Jesus condena-os porque Ele quer fazer-nos entender, que não é esse tipo de relacionamento que ele quer ter connosco, e que se insistirmos em viver de aparências, estamos a afastar-nos do nosso Deus e de tudo o que Ele tem para nós! Por outro lado, se O buscarmos onde sabemos que não vamos ser interrompidas e onde só estamos nós e Deus, Jesus diz que publicamente esse relacionamento será visível! 
É fundamental termos esse esconderijo, esse lugar onde podemos estar a sós com Deus!
Ser Mais Mulher é relacionar-se intimamente com Deus de uma forma frutífera, dando exclusiva atenção aos momentos que passa com Deus e que está mais preocupada com aquilo que existe de verdade entre ela e Deus, do que com aquilo que pensam que existe! EP

Sem comentários:

Enviar um comentário