segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Partilha 40 – Somos refugiadas!

O meu refúgio é o ginásio, é onde consigo refrescar as ideias! – Diz a Madalena.
O que me ajuda muito é sair com as amigas de vez em quando, é o meu refúgio! – Diz a Carla.
Quando chego a casa perto da minha família, sinto-me refugiada! – Diz a Andreia.
Cada uma de nós sabe o que mais nos traz calma, como encontrar um momento mais relaxante e onde renovar as forças. Nestes dias e neste Novo Ano é muito importante que cada uma de nós tenha momentos em que se sinta bem, em que esteja cuidada, amada e querida, estes momentos são bálsamo e refrescam o nosso interior, mas mais importante que esses momentos passageiros, é encontrar o refúgio certo para toda e qualquer situação, um refúgio bem mais valioso do que qualquer outro deste mundo.
Fico a imaginar, neste tempo de inverno uma mulher mendiga, ao frio e à chuva, que anda a arrastar-se nas ruas sem saber muito bem para onde ir, porque na verdade ela não tem para onde ir... nem onde encontrar refúgio. Muitas de nós andamos como esta mendiga, a vaguear pela vida, cabisbaixas, sem grande motivação e entusiasmo com o Sol que vai raiar no dia seguinte, afinal é apenas mais um dia... talvez a diferença entre esta mendiga e algumas mulheres seja que ela não tem mesmo nada, materialmente falando, e a maioria das mulheres tem o que comer, o que vestir, onde dormir, e até muito mais do que isto, na verdade têm tudo o que é necessário e até desnecessário! Mas falta-lhes o que lhes traz animo, o que lhes renova as forças, o que lhes dá de novo o brilho nos olhos, aquele lugar onde se sentem mimadas sem terem de retribuir, onde estão em segurança, onde não são julgadas e avaliadas todo o tempo e principalmente onde podem baixar as armas sem medo de serem atacadas... 
Enquanto estava a ler os Salmos parecia que uma palavra saltava diante dos meus olhos, estava sempre a encontrá-la, era como se cada salmista soubesse exatamente o que é estar sem teto, sem chão...então comparam constantemente Deus a um Refúgio! 
Vou citar alguns exemplos porque não conseguiria transcrever a todos...
“Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma. A ti, ó Senhor, clamei; eu disse: Tu és o meu refúgio, e a minha porção na terra dos viventes.” Salmos 142:4-5
“O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.” Salmos 18:2
“Benignidade minha e fortaleza minha; alto retiro meu e meu libertador és tu; escudo meu, em quem eu confio, e que me sujeita o meu povo.” Salmos 144:2
“Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento.” Salmos 32:7
Apesar do livro de Salmos estar cheio de orações a Deus comoventes onde podemos rever-nos nas nossas dores, aflições, perguntas, alegrias e conquistas...onde realmente a palavra Refúgio é uma das grandes características de Deus, foi no livro de Isaías, que encontrei as palavras que eu usaria para falar acerca desse lugar seguro que é o nosso Deus. 
Isaías foi um profeta que estava a ver o povo a afastar-se de Deus cada vez mais, apesar de alguma influencia que ele tinha sobre alguns reis do reino do sul, Judá, ele via dia após dia esse mesmo reino a caminhar pelo caminho do reino do norte, Israel, que estava na eminência de ser levado pelos Assírios...diante de tal pecado do povo, Deus leva Isaías a antever a queda do povo, mas também a restauração do mesmo e é quando Isaías está cheio dessa esperança que ele profetiza acerca da vinda de Jesus Cristo como um grande rei:
“Eis que reinará um rei com justiça, e dominarão os príncipes segundo o juízo. E será aquele homem como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta. E os olhos dos que veem não olharão para trás; e os ouvidos dos que ouvem estarão atentos. E o coração dos imprudentes entenderá o conhecimento; e a língua dos gagos estará pronta para falar distintamente. Ao vil nunca mais se chamará liberal; e do avarento nunca mais se dirá que é generoso.” Isaías 32:1-5
Que maravilhosa descrição de Jesus Cristo, o grande refúgio, onde o impossível acontece, o lugar onde experimentamos grandes maravilhas e lugar de verdade e justiça. 
Jesus é o refúgio das mendigas desta vida, e de todas aquelas que estão sedentas de um refúgio, mas não um refúgio passageiro e difícil de encontrar, mas de um refúgio que está acessível a todas, independentemente da idade, estatuto ou condição, esse refúgio é Jesus.
Ser Mais Mulher é ter a Jesus como seu refúgio, é ir abrigar-se n’Ele a cada dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário