terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Partilha 50 – Bem-Aventuradas sois vós...FINAL

Quanto mais nos esforçamos para fazer tudo corretamente, parece que mais difícil se torna, mais pessoas se levantam contra nós, mais duvidas surgem e até, muitas adversidades, com as quais não estávamos à espera! 
Jesus termina a introdução do Sermão do Monte, ou seja, a parte acerca daqueles que são bem-aventurados ou que têm o favor de Deus e por isso são felizes, desta forma:
“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” Mateus 5:10-12
Para alcançar toda aquela felicidade de que Jesus tinha falado antes, nas sete bem-aventuranças anteriores (desde a partilha 43 até à 49) seriam necessárias muita determinação e coragem, e quando alguém se levanta assim e ainda por cima para fazer o bem, o que vai acontecer inevitavelmente, é que oposições surjam, grandes impedimentos àquilo que temos proposto no nosso coração! Jesus, porque bem sabia disso, termina a dizer que aqueles que são perseguidos, maltratados, discriminados, traídos, abandonados, difamados, etc, por causa de quererem fazer o bem são também esses que são felizes! É óbvio, que Jesus não está a aprovar o sofrimento humano, o que ele está a dizer é que aqueles que sofrem por causa do Seu nome, por causa de querem fazer as coisas corretamente, esses são bem-aventurados! Por outras palavras, aquelas que são menosprezadas quando reconhecem a sua pobreza interior (partilha 43), que choram a clamar por ajuda (partilha 44), aquelas que sabem quem são e por isso permanecem humildes (partilha 45), que têm fome e sede de ver Deus operar nas suas vidas (partilha 46), que usam de empatia verdadeira para com os outros (partilha 47), que rejeitam tudo o que traz mal ao seu coração (partilha 48) e que ainda desejam ter e levar a Paz de Deus (partilha 49), e por causa de tudo isto serem perseguidas, essas são felizes! 
Jesus está a alertar-nos para o facto que teremos adversidades quando quisermos ser felizes, mas para não desistirmos, nem pensarmos que Ele nos abandonou, mas que apesar dos impedimentos, devemos alegrarmo-nos porque os impedimentos mostram-nos que estamos no caminho certo e que é para sermos persistentes, porque é Jesus quem nos recompensa!
Na verdade, sempre vamos ter contrariedades na nossa vida, coisas que surgem e nos abalam, mas se elas aparecerem que não sejam por causa das nossas más escolhas ou por apenas resolvemos fazer tudo como nos apetece, mas que sejam por estarmos a fazer o bem e por estarmos perto de Deus!
As bem-aventuranças são acima de tudo, promessas relacionadas com a vida com Deus, e com aquelas que desejam ser felizes de verdade, porque ensinam-nos como poderemos experimentar o consolo de Deus, como poderemos estar para sempre com Jesus, como poderemos ser satisfeitas, obter misericórdia, ver a Deus e ser chamadas Suas Filhas! São mais do que regras a cumprir para serem vistas, são atitudes da mente e do coração, que trabalham no nosso interior, trazendo uma felicidade perpétua e não passageira!
Ser Mais Mulher é dizer para vida, sou dependente de Deus, quero agradá-lo e agir como Ele deseja, se me tentares impedir vou continuar, porque eu quero ser feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário