quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Partilha 51 – Preserva e ilumina, para isto te edifiquei!



Queria começar por partilhar convosco uma experiencia que já partilhei com algumas pessoas. Certa vez comprei um pijama ao meu marido que tinha um desenho pela frente da t-shirt, quando estávamos para dormir e que o quarto ficou escuro, comecei a ver uma “coisa” reluzente mesmo ao meu lado, intrigada aproximei-me para ver o que era e apercebi-me que era o desenho do pijama novo que ficava florescente no escuro! Na verdade só ficámos a saber disso quando ficou tudo escuro, porque quando o comprei, na luz do dia, não dava para perceber. Todas sabemos, não é novidade para ninguém, que quanto mais escuridão houver, melhor se veem os pequenos pontos de luz! 
Jesus Cristo, como o soberano e exemplar ensinador, sempre transmitia verdades profundas, de forma simples e compreensiva a todos. Jesus disse: “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:13-16
Jesus estava a falar para um povo que estava a ser dominado pelo poderoso Império Romano, o que os fazia sentir impotentes, de uma certa forma inferiores. Numa época da história em que o Sal era um minério valiosíssimo, raro e desejado, sendo até usado como pagamento de trabalho. Além disso era o conservante dos alimentos, colocado em arcas e depois os alimentos para se conservarem mais tempo eram colocados no Sal, e perto dos alimentos ficava a camada do melhor sal porque era aquele que se diluía nos alimentos, era visto como um bem essencial para a vida. 
Quanto à comparação com a luz, é bastante clara, mas pensemos naquele tempo em que não havia eletricidade, mas eram utilizadas velas e candeias, nada podiam fazer sem elas, eram objetos indispensáveis em cada casa, em cada trabalho...mas tinham de estar em lugares que resplandecessem a melhor luz, caso contrário seriam inúteis.
E em terceiro lugar, Jesus compara aqueles ouvintes a uma cidade daquela época que eram construídas no topo dos montes por razões estratégicas, por isso apesar de estarem mais vigilantes ao inimigo era também impossível passarem despercebidas! 
Então quando lemos que somos Sal da terra, temos de ter em consideração o valor do Sal quando Jesus falou, não o valor do Sal hoje, que é pouco, encontrado em qualquer lugar e dispensável... Jesus está a dizer que somos muito importantes, que somos essenciais ao meio onde vivemos e que temos uma função de elevado nível, ajudar na preservação dos que nos rodeiam. Como Luz do mundo, temos o dever de resplandecer onde mais existe escuridão, iluminar os momentos e as pessoas que mais precisam. Finalmente, estamos a ser trabalhadas para sermos grandes cidades, fortes e esplendorosas, edificadas de tal forma que todos possam ver o bom fruto em nós.
Estes realmente são dias exigentes, lutamos para criarmos os nossos filhos no bom caminho, sem os privar das coisas boas da vida, damos de nós para sermos esposas dedicadas, amigas fieis, trabalhadoras leais, mulheres inteiramente dignas e reais, que não querem perder a formosura, mas que dão muito mais valor à sua beleza interior! São dias obscuros, onde constantemente estamos a lutar contra aquilo que pode degradar a nossa vida e daqueles que amamos, mas Jesus está a levantar-nos, a dizer que somos essenciais, que quanto mais densas forem as trevas, mais resplandecerá a nossa luz, por mais pequena que seja! Que Deus quer transformar-nos, mudar as nossas atitudes, para orientarmos, preservarmos e iluminarmos aqueles que Deus colocou na nossa vida. Estas palavras de Jesus elevam a nossa vida cristã acima de uma mera religião, ou cumprimento de regras, mas a uma forma de estar diariamente...não somente no meio daqueles que partilham da mesma fé que nós, mas é um desafio a sermos a luz e o sal para todos e em todo o lugar que podermos chegar! 
Ser Mais Mulher é sair do jugo da inferioridade, assumir o papel que lhe cabe no seu lar, igreja e sociedade, que é ser Sal e Luz!

Sem comentários:

Enviar um comentário