segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Partilha 44 – Bem Aventuradas sois vós...II

Não chores! Já estás a chorar outra vez! Oh, que chorona...não aguentas nada!
Muitas de nós crescemos a reprimir o choro, porque era identificado como sinal de fraqueza e de mimo! Nas crianças, o choro é uma forma de expressão que não deve ser reprimida, mas deve ser ensinada, para que ao crescerem, nem se sintam mal quando choram mas também não usem as lágrimas como forma de manipulação! As lágrimas dos nossos filhos, dos nossos maridos, amigos,...não devem ser desprezadas mas recolhidas como algo precioso! Um dos sintomas de uma depressão profunda é curiosamente a insensibilidade ao sofrimento, a incapacidade de chorar e de se comover diante de situações onde isso seria esperado... Porque o choro é um desabafo e traz alívio.
Para nós mulheres chorar é comum, temos facilidade em deixar as lágrimas correr por toda a casa, pelo fato de sermos tão sensíveis ao que nos rodeia, e isso não é mau, é bom, é sermos capazes de exteriorizar o que vai dentro de nós, sem magoarmos ninguém! O mais importante é assumirmos que chorar é algo íntimo, e que nem sempre devemos partilhar com toda a gente, na maioria das vezes, é melhor chorar a sós ou perto de quem temos a certeza que não vai desprezar-nos, como por exemplo, Deus!
“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;” Mateus 5:4
Provavelmente ninguém colocaria choro na frase em que define quem é feliz, mas o meu Jesus colocou. Depois de Ele dizer que feliz é aquele que reconhece que precisa de Deus (Partilha 43), vem agora dizer que feliz ou tem a aprovação de Deus, aqueles que choram...
É compreensível que depois de alguém reconhecer a sua pequenez diante da grandeza de Deus, o seu coração estremeça, que fique constrangido diante de um amor tão grande, se arrependa de falhas e que se emocione de uma forma que leva às lágrimas! Jesus está a falar de um choro sentido na alma de quem sabe que precisa de Deus, pode ser depois de ter cometido uma falha, pode ser depois de ter sido ofendido ou até por estar a passar por grande dificuldade, a grande estratégia é chorar porque seremos consoladas!
“Cantem louvores ao Senhor, vocês, os seus fiéis; louvem o seu santo nome.
Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.” Salmos 30:4-5
Ser Mais Mulher é chorar quando precisa, sem usar o choro como a arma de uma vítima, mas sempre pensando o quanto ela precisa daquele momento e que Deus é o seu consolo e não despreza as suas lágrimas.

Sem comentários:

Enviar um comentário