segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Partilha 15 – A Mulher Sunamita o que é que nos ensina?


     II Reis 4.8-37
 (Passagem onde podemos ler a história desta Mulher para perceber tudo o que vem a seguir)
     Introdução
     Ser Mais Mulher é ser uma mulher de hoje, que enfrenta os desafios diários. Estes são tempos difíceis e de grandes desafios, mas não podemos esquecer que quando Deus criou a Mulher Ele sabia muito bem que ela iria viver neste tempo. Por isto, acredito que Ele nos capacitou com ferramentas adaptadas a estes tempos que exigem tanto de nós! Não se esqueçam, Deus criou-nos também para este tempo, por isso irá munir-nos de sabedoria para cumprirmos o papel que Ele deseja mesmo com tantos desafios.
     Existe uma mulher na Bíblia chamada de mulher de Suném, ou Sunamita que demonstra algumas ferramentas que podemos usar para vencer o tempo de hoje.
     I. Esta mulher era perspicaz, sábia e sabia o que era melhor e benéfico para a sua casa. (8-10)
     Ela percebeu que Eliseu era um homem de Deus, que era alguém digno de frequentar a sua casa.         Percebeu que ele tinha uma necessidade de ter onde ficar quando ali passava e dispôs-se para ajudar
        A Mulher tem de ter, dentro do seu possível, sensibilidade ao que a rodeia e disponibilizar-se a fazer o que Deus a impulsiona a fazer, sabendo que Deus não vai pedir-lhe mais do que ela possa fazer.     Mas sempre protegendo a sua casa, escolhendo bem com quem se relaciona, quem tem acesso à sua vida!
    II. Ela não decidiu sozinha, mas junto com o seu marido, ela decidiu fazer o quarto para Eliseu. (9)
    Esta mulher, apesar de saber que era o melhor, que estava a fazer uma coisa certa, não se armou em chefe, mas decidiu junto com o Marido.
    Mesmo quando à partida, a mulher sabe que é o melhor, ela deve sempre falar com o seu esposo, e juntos conversarem e entrarem num acordo! Às vezes, dizemos: Ele não se importa! Ou : Ele não diz nada fica calado! E é verdade que muitas mulheres têm de assumir o controle em muitas situações, mas isso não é razão para não falar com o Marido antes, dar-lhe a conhecer os seus planos, os seus sonhos, pode parecer que ele não está interessado mas com o tempo ele vai perceber que a opinião dele é que tem maior peso e por isso ele vai sentir-se valorizado. Um esposo valorizado torna-se o melhor do mundo!
    III. Era uma mulher que estava satisfeita com o seu dia-a-dia. (13)
“habito no meio do meu povo” – expressão que queria dizer tenho o que preciso, não sou forasteira, nem escrava, conheço os meus vizinhos...etc.
    Estava satisfeita mesmo tendo um grave problema aos olhos daquela sociedade, não tinha filhos e o seu marido era velho.
    Prova que ela não tinha honrado o profeta com segundas intenções.
    Quando estamos a fazer uma boa ação não devemos ter segundas intenções, “fazer o bem sem olhar a quem” (PPP)
    IV. Não esperava nada de novo da parte de Deus, (ponto fraco desta mulher, como todas as pessoas têm.) (16)
    Estava conformada com a sua situação, e estava disposta a ficar assim, para não sofrer desgostos, ou não ter ansiedade.
    Esta mulher estava a fazer tudo correto, devota ao bem e por isso Deus estava a abrir uma porta para ela ter experiencia com Ele.
    A vida com Deus é para ter aventuras e grandes experiencias.
    Deus quer levar-nos a cada dia mais perto dele, quando estamos a viver corretamente e a fazer coisas agradáveis ao Senhor, Ele quer levar-nos a desafios mais altos, para vermos mais dEle e da Sua Gloria.
    V. Mulher afetiva, cuidadosa, que reconhece as suas prioridades. (20-35) Agora com fé para saber que se Deus tinha tido poder para fazê-la ter um filho, também teria poder para dar vida a esse filho.
    Quando o filho estava doente, ela percebeu a ordem das ações que teria de tomar.
    Primeiro ficar com o seu filho, não era hora para sair ou ficar a pedir ajuda, era hora para ficar.
    Segundo, quando ela já não podia fazer nada, sair e procurar ajuda.
    Terceiro, não envolver todas as pessoas no seu sofrimento, não deixar que todas as pessoas à sua volta sofressem por antecipação.
    Quarto, fazer tudo que estava ao seu alcance para solucionar o problema.
    Diante dos desafios, ser sábias e enumerar prioridades, para que façamos tudo pela ordem correta e assim o Senhor vai abençoar-nos.
     Conclusão
   A Mais Mulher tem de ter dentro do seu possível, sensibilidade ao que a rodeia e disponibilizar-se a fazer o que Deus a impulsiona a fazer, sabendo que Deus não vai pedir-lhe mais do que ela possa fazer. Mas sempre protegendo a sua casa, escolhendo bem com quem se relaciona.
   Em tudo...
   Não agir sozinha mas apoiada pela opinião do esposo, se for solteira, rodear-se de bons conselhos.
   Devemos fazer tudo sem segundas intenções, sem estar à espera de recompensas, porque nem sempre as temos.
    Mas entender que...
   A vida com Deus é para ter aventuras e grandes experiências.
   Deus quer levar-nos a cada dia mais perto dele, quando estamos a viver corretamente e a fazer coisas agradáveis ao Senhor.
    Finalmente,
   Diante dos desafios, ser sábias e enumerar prioridades, para que façamos tudo pela ordem correta e assim o Senhor vai abençoar-nos. EP

Sem comentários:

Enviar um comentário