segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Partilha 19 – O fruto da dificuldade 2

Quando estamos mal e queremos desabafar com alguém, nem sempre temos a pessoa certa, e o que acontece é que ás vezes a pessoa a quem estamos a abrir o nosso coração, apesar de ter boa vontade, não consegue transmitir-nos qualquer ajuda! Nem através de palavras, nem através de ações... Para quem está a precisar de um consolo ou conselho é frustrante não encontrar na pessoa que ela escolheu para ajudá-la, qualquer socorro! Mas para quem está do outro lado a ouvir, não saber o que dizer, também se torna difícil, porque ela até quer aconselhar ou apoiar mas não sabe como! Certa vez fui visitar ao hospital uma senhora a quem lhe tinha sido tirado um seio, por causa de um cancro da mama, eu fiquei ali diante dela sem palavras, em casa tinha orado pela visita, tinha até pensado em algumas coisas para dizer, mas quando entrei naquele quarto e vi aquela senhora, fiquei sem chão... e depois de alguns minutos de conversa eu percebi dentro do meu coração porque é que eu não sabia o que dizer, porque eu não fazia ideia do que era passar por aquele sofrimento! Alguns anos depois eu tive um problema no meu seio, onde me foi detetado um nódulo, quando eu recebi a noticia, eu fiquei de rastos e a primeira pessoa que me veio à mente foi aquela mulher que eu tinha visitado anos antes! Tinha vontade de lhe telefonar e falar com ela, porque eu tinha a certeza que ela ia compreender o meu sofrimento...
O que eu estou a tentar dizer-vos é que as nossas dificuldades e momentos difíceis não são apenas para fortalecer-nos (como partilhei na Partilha 17) mas são também para estarmos aptas a ajudar outras que passem pelas mesmas coisas.
« Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. » (2 Coríntios 1:3-4)
Não há nada mais maravilhoso do que conseguir colocar-se no lugar de outra pessoa e poder chorar ou sorrir com ela, ter o mesmo sentimento, mas isso acontecer com mais facilidade, se já tivermos passado por lá.
É como se duas amigas se encontrassem e uma diz para a outra: Fui convidada para esquiar e descer pela pista preta, mas não sei como fazer estou cheia de medo, não sou grande esquiadora! A outra responde: Olha eu também não sou, mas subi lá cima e desci, foi difícil e tive medo, mas vim com calma, sempre com ajuda e olha estou aqui...se eu consegui tu também consegues!
Há coisas que passamos, que não entendemos o porquê, mas depois alguém vem perto de nós, e está angustiada com uma situação similar àquela pela qual nós passámos e o inacreditável acontece, sentimos uma empatia tremenda por aquela amiga, conseguimos dizer exatamente o que ela precisava ouvir, ambas ficamos felizes e Deus mostra-nos porque é que passamos por aquilo e quanto somos importantes uns para os outros !
Cada vez acredito mais, que Deus cuida de cada pormenor da nossa vida e está a orientar-nos e a moldar-nos para sermos melhores para os que nos rodeiam. 
Ser Mais Mulher é saber que o que ela passou ou passa não é em vão, cedo ou tarde ela vai ser de bênção para alguém e vai conseguir sentir a dor ou alegria de outra que esteja a viver a mesma coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário