segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Partilha 5 - O segredo do perdão

Estamos carregadas de compras, cada mão leva 7 sacos, três andares a subir e parece que vamos ficar sem dedos com tanto esforço. Entramos finalmente em casa e numa correria arrumamos tudo...olhamos para o relógio e ainda é cedo para cozinhar, então sentamo-nos 5 minutos para relaxar antes de voltar ás tarefas...são 5 minutos apenas para aliviar as pernas e as costas, que trazem vigor ao nosso estado cansado, em silêncio, renovamos as nossas forças, e estamos prontas para a “luta” de novo! 
A nossa vida é feita de alegrias, de boas surpresas, mas também de dissabores e de desilusões... as pessoas que menos esperávamos, magoam-nos e abrem feridas na nossa alma, ás vezes até sem darem por isso! Nós, que queremos ser Mais Mulheres, temos de saber lidar com estas situações, para que elas não nos impeçam de prosseguir vitoriosas na nossa caminhada! Porque se não, seremos todos os dias mulheres carregadas de pesos, cansadas, angustiadas, reclamadoras e amarguradas! E necessário e urgente saber exercer o perdão. O perdão traz alivio, faz-nos descansar e renova as nossas forças para prosseguir.
O perdão é uma decisão, não é um sentimento, nem uma emoção, porque se assim fosse, seria algo que estaria fora do nosso controle, e não é, porque o perdão é possível. É um caminho a percorrer, nem sempre é instantâneo, muitas vezes temos de lutar dia após dia até conseguir perdoar. Não é esquecer, mas sim conseguir lembrar sem causar dor, quando estamos nesta posição é porque perdoamos... Perdoar não é uma característica humana mas divina, porque quando perdoamos estamos a espelhar quem Deus é e a lembrar que muito mais Deus nos perdoou. 
Finalmente, quero lembrar a história do jovem José, que foi vendido pelos próprios irmãos como escravo para o Egito, por causa disso, passou uma vida a lutar só, escravizado, preso, mal tratado...passados bastantes anos, José um governador com poder, que livrou o Egito e arredores de uma grande fome, quando reencontra os seus irmãos e estes ficam amedrontados com o que ele lhes podia fazer, José diz: 
“Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito. » Gênesis 45:5-8
José sabia que acima de tudo e todos estava Deus e que nada lhe acontecia sem que Ele permitisse, por isso José estava convicto que tudo o que tinha passado Deus tinha usado para fazer dele quem ele era. 
Devemos esforçar-nos para perdoar, porque se estamos em Cristo e a nossa vida pertence a Ele, temos a convicção que nada nos advém sem que Deus permita e Ele tem o melhor para nós. “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. » Romanos 8:28 
Perdoar é confiar que o mandamento de Deus é o melhor para nós, porque Deus manda perdoar!
Se liberarmos o perdão vamos ser Mais Mulheres.

Sem comentários:

Enviar um comentário