segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Partilha 54 – O mais importante é que Deus sabe!

Parece-nos sempre ingrato o facto de fazermos tudo pelos outros e nunca termos o reconhecimento que achamos que merecemos! Seja quando ajudamos pessoas de várias formas ou até, quando abdicamos de alguma coisa pelos nossos filhos, maridos ou pais, ou ainda se fazemos alguma coisa bem feita, humanamente ficamos na expectativa de sermos recompensadas pelos outros ou pela própria vida! Mas a verdade é que isso nem sempre acontece, atrevo-me a dizer, muitas vezes não acontece, e depois ficamos tristes, desiludidas! Não deveria ser assim, deveríamos estar preparadas para fazer unicamente pelo bem alheio e não para o nosso próprio bem! Pode acontecer que algumas vezes estejamos mesmo a pensar exclusivamente naqueles que vão ser beneficiados, mas estaríamos a ser hipócritas se disséssemos que sempre é assim, porque no fundo do nosso intimo, sempre aguardamos um reconhecimento, quanto mais não seja a longo prazo! Jesus Cristo, no Sermão do Monte, também falou de reconhecimento: “Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.” Mateus 6:1-4
Em português existe um provérbio que diz: “Faz o bem sem olhar a quem”, que nada mais é aquilo que Jesus disse. Conta-se a história de um homem que era bastante pobre e não tinha dinheiro para comprar um fato para ir à Igreja, então um outro homem deu-lhe um fato e disse-lhe: Espero que te fique muito bem! O senhor pobre, ficou muito feliz e no domingo a seguir vestiu o fato e foi para a Igreja, quando chegou lá, como era o seu costume, ajoelhou-se para orar. Quando ele estava a orar veio o homem que tinha lhe oferecido o fato, levantou a voz para fosse ouvido e disse: Ainda bem que está a vestir o fato que eu lhe dei, fica-lhe bem, e não se preocupe que eu não fico chateado de estar com ele ajoelhado no chão, ainda que você não saiba, mas foi um fato muito caro...mas fique à vontade a orar!
Quando estamos a ajudar, a aconselhar ou de uma outra forma a fazer o bem, devemos fazê-lo não para sermos vistas, mas porque é nosso dever dar a mão a quem precisa! Como mães, faz parte do nosso papel, abrirmos mão de muitas coisas, aconselharmos, orientarmos os filhos, foi assim que os nossos pais também fizeram por nós. Como esposas é nosso dever esforçarmo-nos para fazermos os nossos maridos felizes, porque voluntariamente aceitamos este compromisso para com eles. Como amigas devemos ajudar dentro das nossas possibilidades, visto que as nossas amizades somos nós quem escolhemos, por isso, cremos que escolhemos bem e pessoas merecedoras! Nos nossos empregos devemos trabalhar para os patrões, sempre a dar o nosso melhor, porque é a identidade que está acima de nós e merece a nossa fidelidade ao contrato que assinamos! Diante disto e de outras razões não faz sentido, tocarmos a trombeta cada vez que fizemos alguma coisa de maior pelos outros, ou dizer aos quatro ventos: Ainda bem que eu estava aqui!
Jesus não está a dizer que ser recompensada pelos outros é errado, porque se alguém quiser honrar-nos ou agradecer-nos, é livre de o fazer e nós devemos humildemente aceitar e ficar gratas por isso, o que Jesus está a dizer é que a nossa motivação não deve ser a recompensa mas o bem de quem está a beneficiar! E por outro lado Jesus está a descansar o nosso coração dizendo, que seremos com certeza recompensadas, não precisamos sentirmo-nos desprezadas ou usadas, porque Jesus diz que Deus nos recompensará e ainda acrescenta a palavra “publicamente”! Quer isto dizer que a recompensa de Deus, vem sobre a nossa vida, mas não é apenas uma recompensa espiritual, apesar que se fosse já seria maravilhosa, mas também uma recompensa na vida diária. O Deus todo poderoso, que é soberano e dono de todas as coisas, vai mover tudo para que venha a recompensa sobre nós. Extraordinário! 
Se fizermos de coração Deus vai recompensar-nos, se fizermos para os outros verem, já temos a recompensa...mas sempre devemos preferir ser recompensadas pelo nosso querido Pai do Céu, porque somente Ele tem a recompensa justa e adequada a cada uma de nós!
A Bíblia diz: “E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.
Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas.” Colossences 3.17-25
Ser mais Mulher é ser motivada pelo bem estar do seu próximo e não pela recompensa, porque ela sabe que a sua recompensa vem do Senhor que criou os Céus e a Terra! EP

Sem comentários:

Enviar um comentário