segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Partilha 27 – Nós e Ester, o que temos em comum? Quarta parte

Capítulo quatro, do livro de Ester
Ás vezes penso onde eu estaria se tivesse tomado outras decisões na minha vida, e penso que nalguma outra parte, com outras pessoas, mas era impossível sentir que estaria no lugar certo, na hora certa! Deve ser frustrante quando chegamos à conclusão que tudo falhou...mas uma coisa eu tenho a certeza, para Deus sempre há uma porta aberta para regressar ao bom plano. Certamente que as decisões erradas levam-nos a consequências que nem sempre podemos remediar, mas é como se estivéssemos a conduzir o carro da nossa vida numa longa viagem e sempre aparecessem umas placas gigantes à beira do caminho a dizer: Aqui tens a saída para o bom caminho! Ou como tantas vezes fazemos, (quer dizer eu faço, mas eu não sou referência para ninguém na matéria de condução) ligamos o GPS, enganamo-nos no caminho e durante algum tempo vamos a ouvir aquela voz: Por favor, faça inversão de marcha assim que poder! Temos duas opções ou continuamos pelo caminho errado e ignoramos aquela voz, ou fazemos inversão de marcha e entramos na estrada certa!
Nada na nossa vida é por acaso, as pessoas que nos rodeiam, a nossa família, o nosso emprego, etc, tudo pertence ao nosso mundo e está de alguma forma ligado àquilo que Deus planeou para nós! Por isso é tão importante estar a seguir a direção certa, agradar a Deus e seguir os seus ensinos, para que tenhamos esta noção que estamos onde deveríamos estar!
Quando Ester soube pelo seu primo, que Hamã tinha dado ordem para matar todos os judeus, Ester mandou recado a dizer que não podia fazer nada para ajudar o povo, porque o Rei precisava de chamá-la à sua presença e isso já não acontecia à 30 dias, ela não podia simplesmente aparecer, porque se o Rei não gostasse mandava matá-la. A resposta de Mardoqueu para a sua prima eu tenho de copiá-la para aqui, porque para mim é o clímax deste livro e de toda a história de Ester: “Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que, por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?” Ester 4:13-14
Como eu partilhei, na Partilha 25, a Bíblia não é um livro de histórias inventadas, porque se assim fosse os heróis eram pessoas perfeitas e sem medos, mas ela relata a vida de um conjunto de pessoas que tal como eu e tu são humanas e que nem sempre entendem o que fazer e como fazer bem. Ester estava na posição de rainha e estava no seu canto, queria levar a sua vida com a tranquilidade possível, e ir adiante do rei sem ser chamada era abrir a porta para um problema, uma ansiedade que ela queria evitar! Mas o seu primo lembra-a de alguns aspetos que tocaram o coração de Ester: Primeiro de quem ela era e quem era o seu povo, em segundo, quem era Deus e terceiro quem a tinha colocado onde ela estava. Acima de tudo ela era judia e deveria defender o seu povo e a sua própria vida, se ela não quisesse fazer nada ela podia optar por esse caminho, mas Deus com certeza não iria deixar o seu povo morrer, por isso Ele iria livrar o povo usando de outra pessoa ou de outra situação e finalmente, não teria sido para aquele grande desafio que Ester era agora rainha, para poder ter o privilegio de ser usada por Deus? 
É maravilhoso pensar, que eu e tu somos de Deus, por isso não devemos esquecer quem somos e que o nosso dever principal é honrar essa posição de filhas de Deus, com as nossas vidas, atitudes, comportamentos e tudo o que está relacionado connosco. Deus não vai deixar de nos amar, porque negamos algumas coisas que Ele tem para nós, de maneira nenhuma, o amor de Deus vai sempre permanecer, o que vamos perder é a oportunidade de viver aventuras maiores na nossa vida com Deus, no sentido de que vamos perder os momentos em que podíamos ver Deus a agir em nós e através de nós. Deus também vai sempre cumprir o plano dele, connosco ou sem nós, mas não vai ser da mesma forma, como é óbvio, porque como tu fazes e consegues o que ninguém faz nem consegue, tu és única e especial, moldada com muito cuidado para que nas alturas certas estejas apta para os desafios que Deus te propõe. Deus podia livrar o povo de uma outra forma, mas ele tinha preparado Ester para isso. E Ester respondeu: “Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.” Ester 4:16
Os desafios que enfrentas, e estou certa que alguns bem difíceis, são a prova que Deus te acha capaz, e que se ele te colocou onde estás, é porque Ele sabia que tu serias vitoriosa! Foi para o dia de hoje que Deus te pôs nessa posição, te deu esse marido, esses filhos, esse emprego, esses amigos, ...eu não sei, mas tu sabes, que Deus está contigo para que nessa posição tu possas fazer o que Deus quer. Há sempre alguém que precisa de nós, há sempre uma situação que precisa da nossa intervenção, há sempre alguma coisa que está à tua espera.
Ser Mais Mulher é não esquecer quem é, conhecer o Deus que serve, estar disposta a enfrentar desafios e ter a certeza que a sua vida não é um acaso, mas que foi Deus que a fez ser quem ela é, e a colocou no lugar certo!

Sem comentários:

Enviar um comentário