segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Partilha 22- Sem medo de descobrirem quem eu sou!

Desde sempre que a minha filha mais velha, Ruth de 10 anos, tem uma posição muito desfavorável às pessoas que fumam, claro que nós também lhe ensinámos os males de saúde que o tabaco provoca, mas não foi só influência nossa, ela ficou muito marcada com uma réplica de um pulmão de um fumador, que ela viu na sala de um consultório médico...um dia destes ela descobriu que eu fumei na minha adolescência, foi triste de ver o olhar de desilusão dela...tive de sentar-me com ela explicar-lhe que foi um erro, que paguei caro, mas que o importante é quem ela vê hoje. Hoje a Ruth diz que todos deviam fazer como a mãe dela que deixou de fumar...Estou a contar isto, porque é muito importante que a vida que temos seja coerente com aquilo que dizemos! Tenho aprendido que os nossos filhos têm uma máquina fotográfica sempre no bolso que nós não vemos, mas que eles estão sempre a utilizar, eles fotografam tudo e estão a construir um álbum de cada um dos pais e outros. É muito interessante estar atentas para perceber quais são as fotos nossas que estão nesse álbum, porque lá não constam os grandes discursos que dissemos, mas sim as nossas atitudes! Na verdade não são apenas os nossos filhos quem nos observam, mas os maridos, os vizinhos, os amigos, etc. Não há pior, que pensarmos uma coisa de alguém e depois de convivermos com ela, descobrirmos que ela afinal diz uma coisa mas na prática faz outra! Uma das coisas que mais gosto no cristianismo é ter a capacidade de fazer dos seus fiéis pessoas que mudam de dentro para fora, que são na prática aquilo que dizem ser. O grande problema é que nós muitas vezes, vivemos de fachada, não sendo de verdade aquilo que dizemos ser ! E como muitas de nós não conseguimos viver essa verdade na nossa intimidade, aquilo que dizemos, então passamos a achar que todas as outras são como nós, corremos assim o risco de nos tornarmos murmuradoras e invejosas, apontamos o dedo para as outras e assim afastamos as atenções para nós! Como Jesus disse (parafraseando) queres tirar o pau que está no olho do teu irmão quando no teu tens uma trave enorme. 
Deus, que sabe tudo e que quer o melhor para nós ensina-nos a sermos reais, a darmos mais 
importância às nossas atitudes do que às nossas palavras. 
« Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?...Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. » Tiago 2. 14-26
Precisamos refletir através das nossas atitudes aquilo em que cremos, e Deus quer que creiamos em Jesus Cristo e sejamos suas imitadoras, no amor, na compaixão, no trato, na sabedoria, na vida! Tiago está a escrever uma carta bastante prática acerca do comportamento cristão, ela fala de vários temas, mas ele insere estas palavras, que eu considero como o clímax da sua carta, dizendo por outras palavras, se dizes que és então mostra pelas tuas atitudes! 
« Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído » Isaías 29:13
E Jesus depois vai voltar a repetir as palavras do profeta Isaias, quando se dirige aos religiosos do seu tempo :
« Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. » Mateus 15:8
« E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim; » Marcos 7:6
Ser Mais Mulher é ser coerente no que ela diz e no que ela faz, no que ela proclama e no que ela pratica, é buscar ser real.

Sem comentários:

Enviar um comentário