sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Partilha 52 – Quero agir como tu agirias, meu Deus!

“Estou farta de dar, e nunca receber!” Não sei se já alguma vez ouviram ou até quem sabe, disseram isso? É triste mas nós mulheres temos uma aptidão para só vermos o nosso lado e o nosso sofrimento, precisamos um pouco mais de empatia para com os que nos rodeiam! Por vezes, estamos a exigir dos outros o que nós mesmas não conseguimos! Estejamos atentas e vigiemo-nos para que na estejamos a destruir o que Deus quer construir...Jesus deu-nos um conselho que é uma pérola preciosa para qualquer relacionamento, seja matrimonial, filial ou social, Jesus disse:
“Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.” Mateus 7:12
Estou a imaginar qualquer uma de nós a orar e chorar: “Deus muda o meu marido, muda o meu filho, muda o meu patrão” e por aí fora...depois durante a oração vem o sentimento certo de orar também por nós mesmas, e é nesse momento rapidamente dizemos, ajuda-me a mim, lembramo-nos que temos muito para fazer, e acaba a oração! Será que já alguma de nós orou: “Deus eu não me sinto amada, por isso não deixes que eu não ame os que me rodeiam, porque eu não quero que eles sintam isto que eu sinto” ou “Estou cansada e ninguém me ajuda, mas mostra-me pessoas que precisam de ajuda para eu ajudar” ou ainda “ Estão a falar mal de mim, livra-me de falar mal de alguém”. É enorme este sentimento de querer fazer aos outros, o que gostaríamos que nos fizessem! Ou por outras palavras, não fazer aos outros o que não queremos que nos façam a nós! Quando leio esta parte do Sermão do Monte, fico sempre com a sensação que falta alguma coisa, que Jesus se esqueceu de dizer algo como: “ se assim fizerem hão de ser recompensados ou todos irão agradecer-vos” Mas a pura realidade é que Jesus não disse nada, não prometeu nada, Ele apenas disse que quem fizesse isso estaria a cumprir a lei de Deus! Jesus não poderia prometer uma coisa que não iria se cumprir, porque sabemos muito bem que às vezes nós cuidamos e esforçamo-nos pelos outros e nem sempre recebemos pela mesma moeda! Mas já temos uma recompensa em saber que estamos a fazer o que é certo e logo sentimos paz de Deus em nós.
Certo dia Jesus pôs em pratica este ensino: “ Jesus sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.
Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos. Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.” João 13:3-17
Lavar os pés uns dos outros era comum no tempo de Jesus, como forma de honrar e de receber bem, mas o que não era normal era ser o Mestre a fazer isso aos seus seguidores! Mas Jesus surpreendeu-os a todos, quando começou a lavar-lhes os pés, porque na verdade era para ser ao contrário, mas Jesus queria ensinar-lhes que se Ele que era o Mestre dos Mestres, o fez, muito mais eles deveriam fazer, ainda que ninguém lhes fizesse, eles tinham de tomar a iniciativa de pensar no bem do outro, tal qual gostariam que pensassem neles, independentemente da posição que tinham! Pedro não queria de maneira nenhuma aceitar aquele ato de humilde de Jesus, mas Jesus deixou bem claro que se ele não estivesse disposto a aprender aquele ensino então ele não teria nada haver com o seu Mestre. Porque o bom servo vê, ouve e copia o seu Mestre.
Por isso, estar dispostas a sempre dar sem saber se vai receber é com certeza difícil, mas é a demonstração que somos discípulas do grande Mestre Jesus. 
O Apóstolo Paulo, na sua despedida dos anciãos da igreja de Éfeso, também lembrou-os que melhor é dar do que receber!
“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” Atos 20:35
Ser Mais Mulher é estar disposta a fazer aos outros o mais ela queria que lhe fizessem a ela e rejeitar fazer aos outros o que ela não gosta que lhe façam! EP

Sem comentários:

Enviar um comentário