segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Partilha 17 – Temos dias assim!

Há dias em que acordas maldisposta, não querias ouvir nem ver ninguém, mas porque isso não é possível vais ter de passar o dia da melhor forma que conseguires! A primeira coisa a fazer é assumir que estamos num dia mau, porque assim vai ser mais fácil, em seguida mentalizarmo-nos que precisamos fazer alguma coisa para alterar o nosso humor! Estava a conversar com umas amigas e partilhei que quando acordo assim, a primeira coisa que faço é arranjar-me bem, encher a cara de água fria e exercitar o meu sorriso no espelho, depois sair da casa de banho de cabeça erguida. Mas cada uma de nós sabe como sentir-se bem, talvez para algumas é antes de tudo tomar um bom café, para outras é ouvir uma boa música no carro a caminho do trabalho, etc. Não sei, mas o importante é fazeres alguma coisa para pelo menos evitar as perguntas das pessoas que te rodeiam, tal como: Estás mal disposta? Estás com uma cara... Porque não há pior coisa para uma mulher que é ouvir dos outros o que ela já sabe, mas que não está a conseguir resolver! Em segundo, devemos tentar passar esse dia o melhor possível, não tomar grandes decisões, não ter conversas muito longas com os amigos, porque é nesses dias que destruímos amizades! Pedimos desculpa e dizemos: Olha falamos amanhã, porque desculpa, mas hoje não estou nos meus dias, não leves a mal! Em casa, não nos metemos em grandes aventuras, fazemos apenas o indispensável, um jantar mais simples, tentamos mandar cedo para a cama os nossos filhos e somos verdadeiras com o nosso marido: Amor, hoje estou num dia daqueles, desculpa se fizer ou disser alguma coisa que não gostes, mas amanhã vai ser melhor! Finalmente, nestes dias, é que não apetece ler, nem orar, nem nada...mas por ironia, é neste dias que precisamos mesmo de tirar uns minutos num lugar isolado, fechar os olhos e pedir a Deus que nos ajude e que nos dê animo! 
Elias, um profeta que foi usado por Deus para grandes coisas, orou a Deus e não choveu em Israel durante três anos, para que o povo se arrependesse dos seus pecados, desafiou os profetas de Baal, o deus estranho da rainha Jesabel, e nesse desafio os profetas foram mortos, o povo reconheceu que o Deus de Israel era o único e verdadeiro, finalmente, Elias enfrenta o Rei de Israel, Acabe, com toda a coragem e fé e ainda ele ora e volta a chover. Um herói, poderíamos chamar a Elias! Mas ninguém acredita quando depois de tudo isto, ele foge para um lugar deserto, entra numa caverna e pede para morrer, porque está cansado de estar sozinho e não quer mais viver... Deus ensina algo muito importante a Elias naquele momento: « Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E eis que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Que fazes aqui, Elias? Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. Ao que Deus lhe disse: Vem cá fora, e põe-te no monte perante o Senhor: E eis que o Senhor passou; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terramoto, porém o Senhor não estava no terramoto; e depois do terramoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo; e ainda depois do fogo uma voz mansa e delicada. E ao ouvi-la, Elias cobriu o rosto com a capa e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. E eis que lhe veio uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. Então o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; quando lá chegares, ungirás a Hazael para ser rei sobre a Síria. E a Jeú, filho de Ninsi, ungirás para ser rei sobre Israel; bem como a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás para ser profeta em teu lugar. E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu. Todavia deixarei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou. »1 Reis 19:9-18
Elias estava a ter um momento mau! Mas algumas coisas importantes Deus quis mostrar-lhe, primeiro que afinal Elias não estava sozinho, havia mais que continuavam a seguir o Deus verdadeiro. Assim como tu não és a única a ter dias assim, não fiques a achar-te a pior do mundo, porque todas passamos por momentos desses. Segundo Deus ensinou a Elias que Ele está presente em cada situação, depois de todas aquelas aventuras difíceis que Elias tinha vivido, acredito que o corpo físico ressentiu-se, estava a precisar de descanso, e como nós sabemos não há nada pior para a nossa mente que o cansaço físico. Então Deus entendeu muito bem aquele dia mau de Elias e não o desamparou, pelo contrário, mostrou-lhe que Ele não está apenas nos grandes ventos, nos ruídos dos terramotos, mas que Ele está também na voz doce e calma, que era o que Elias precisava naquele momento, de descanso. Deus está contigo mesmo nestes dias, Ele não está a apontar-te o dedo e a dizer: Tu és uma mulher fraca e mau humorada! Que vergonha! Não, Ele está na voz doce a dizer-te: Não fiques assim, é um dia mau, mas todas passam por isso, estou aqui contigo, não vou deixar-te desfalecer e amanhã vai ser outro dia!
Ser Mais Mulher é saber que as super-heroínas também têm dias maus e mais difíceis em que tudo corre mal, mas que Deus ainda está com ela.

Sem comentários:

Enviar um comentário