segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Partilha 36 – O Natal ensina-nos acerca da humildade.

     

     
         Existem muitas ideias sobre humildade, este vocábulo é muitas vezes confundido com modéstia e simplicidade, mas humildade é diferente! A humildade não é uma característica de que nos podemos gabar, porque se somos ou não humildes, são os outros que poderão dizê-lo. Também não é uma qualidade que conseguimos fingir e nem esconder, ela sempre se vê nas nossas vidas. Humildade é termos a consciência de quem somos, olharmos com verdade para nós, e não pensarmos de nós mais do que aquilo que somos, mas também não pensarmos menos do que somos. A humildade é a qualidade que nos faz ver os outros como especiais, que nos faz reconhecer que todos, mesmo todos têm valor. 
       A Bíblia ensina-nos a ser humildes, mas como tudo, é preciso a cada dia nos esforçarmos para ser, porque sempre há em nós um orgulho que quer crescer cada vez mais! 
“Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” (Romanos 12:3)
“Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:1-11)
       O Natal é a prova viva e o maior exemplo de humildade, quando o próprio Deus assumiu uma forma humana e desceu às nossas misérias, nasceu de uma forma humana, mesmo sendo o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Jesus não foi humilde por ter nascido numa estrebaria, se Ele tivesse nascido num palácio continuaria a ser humilde. Porque humildade, no sentido que estamos a falar, nada tem haver com dinheiro...se assim fosse só poderia ser humilde quem vivesse com poucos recursos financeiros, mas Ele foi humilde porque desceu ao nosso nível, "tornou-se um de nós, sem se contaminar connosco", "viveu connosco sem pertencer aqui", "submeteu-se às nossas limitações tendo todo o poder", tudo para conhecermos quem Deus é e como Ele age! 
       Neste Natal seria o momento certo para olharmos para nós próprias e refletirmos acerca de quem somos de verdade e humildemente sermos honestas... uma boa noticia é que para ver Deus agir no nosso interior é necessário ser humilde! 
“O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida.” (Provérbios 22:4)
“O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade.” (Provérbios 18:12)
“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:8)
       Ser Mais Mulher é viver humildemente para com os outros e para com Deus, sabendo quem somos. By EP


Sem comentários:

Enviar um comentário