segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Partilha 2 - Encontrar o que está perdido

Ai! A minha cabeça, não sei como ando. Mas onde é que eu pus aquilo?
São frases comuns nas nossas bocas, já que no meio de tanta coisa para lembrar e fazer, alguma tinha de se perder! 
Era o meu pano preferido para limpar os vidros, não deixava pêlos e só ficava à minha maneira com ele. Até que um dia, no meio da correria das limpezas desapareceu, a sério! Evaporou-se, procurei por todo o lado e nada, cheguei mesmo a pensar que o tinha colocado no lixo juntamente com outras coisas (já que não era a primeira vez que isso acontecia!) Meses depois, numa bela manhã, estou eu a fazer uma limpeza a fundo na minha despensa, e o que é que eu encontro escondido por detrás dos meus eletrodomésticos? O meu pano preferido! Fiquei muito contente, apesar de não entender como é que ele foi ali parar. As minhas limpezas voltaram a ser com antes...
A Bíblia conta uma história, muito mais importante que esta, que fala de encontrar o que estava perdido. O povo de Israel tinha esquecido a lei de Deus e vivia de uma forma perversa, cada qual adorava o seu pequeno deus, e estavam de costas voltadas para o Grande Deus. Um Rei, ainda criança sobe ao trono, Josias era o seu nome, e porque tinha bons mentores, profetas verdadeiros, ele dá inicio a uma reforma espiritual, manda destruir os altares pagãos de todo o território e reformar o templo de Jerusalém, que estava abandonado a uns poucos de sacerdotes sem qualquer temor. E é durante as obras do templo que o sacerdote Hilquias encontra o que à muito estava perdido, o rolo da lei que Deus havia dado a Moisés. Aquele era para ser o mapa orientador da vida de Israel, Deus tinha dado aquelas leis para fazer de Israel o povo obediente, influenciador e poderoso. Mas a Lei de Deus estava esquecida, perdida, e ninguém sabia onde estava! Levam o rolo ao Rei, leem as palavras nele escritas e o Rei sente dentro dele um temor tal que o leva a pedir perdão pelos seus, e pelos pecados do povo. Dá ordens para que aquela lei seja lida a todo o povo e seja obedecida. Diz a Bíblia que por causa da atitude de Josias, enquanto ele viveu e reinou o povo de Israel foi abençoado. ( II Crónicas 34 toda a história)
Talvez te andes a esquecer da Bíblia, que afinal é a Palavra de Deus para ti, talvez a tenhas dentro da tua carteira de domingo, ou quem sabe em algum armário, não sabes muito bem onde...Ela é para ser o teu guia, é a Bíblia que te vai ensinar a fazer, a ser! Precisas muito dela! Tens de ler e reler, prestar atenção ao grande tesouro que tens dentro da tua casa! Quando ouvimos a Palavra de Deus deve acontecer dentro de nós o que aconteceu a Josias, uma transformação espiritual, que nos muda e que leva-nos a influenciar os outros. Sempre ouço e eu própria já o disse: - Não tenho tempo para ler! A verdade é que o problema não está no tempo que temos, está na decisão de abdicarmos de algumas coisas para dedicar tempo à Palavra de Deus. Por experiência própria, ler a Bíblia é ganhar tempo. Cada mulher tem o seu ritmo de vida, mas encontra a melhor altura do dia para tu leres, começa por apenas alguns versículos, não leias passagens soltas, mas lê livro por livro e quando não perceberes algo, pergunta!
Ler e praticar mais a Bíblia fará de ti Mais Mulher!

Sem comentários:

Enviar um comentário