segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Partilha 43 – Bem Aventuradas sois vós... I

O Amor de Deus é incondicional e perfeito, quer isto dizer que nós não podemos fazer nada para aumentar o amor de Deus, e que também não conseguimos fazer nada para diminuí-lo! O amor de Deus não se compra nem se conquista, Deus decidiu amar-nos e isso é imutável! Mas se Deus nos ama tanto, porque é que andamos à procura desenfreada de uma felicidade que parecemos nunca encontrar? Suspeito que a resposta está na diferença que existe entre o que nós achamos que é felicidade e o que realmente ela é! 
Quando Jesus sobe a um monte e começa o seu discurso para uma multidão de seguidores, antes de mais nada Ele começa por dizer quem é realmente feliz! O seu discurso começa com uma espécie de resumo de tudo o que Ele vai dizer posteriormente, como se Ele estivesse a dizer que antes de mais nada devemos entender o que realmente nos vai fazer felizes, para que assim possamos cumprir tudo o resto de coração aberto.
“E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;” Mateus 5:1-3
Apenas por curiosidade, Bem aventurados, é uma tradução possível para uma expressão da literatura grega que era usada para falar dos deuses e da sua condição de “superior felicidade” em contraste com a situação medíocre do homem. Aqui neste texto em particular, Jesus utiliza a mesma expressão usada nos salmos 1.1, 32.1 e 112.1, no hebraico que é mais uma expressão de satisfação com alguém que tem o favor de Deus, mais ou menos o nosso “Oh, quão feliz”. Tudo isto para dizer que a expressão Bem aventurados ou felizes está a falar de uma felicidade completa porque fala de alguém que tem a aprovação de Deus e o Seu favor. 
Pobres de espírito, fala de uma humildade, de uma pobreza interior, isto é alguém que dentro de si reconhece que é pobre e precisa de ajuda superior, então não está a falar de uma pobreza material, apesar de que infelizmente quanto menos a pessoa tem mais fácil é ela reconhecer a sua pequenez e dependência de Deus. 
Finalmente e simplificando, o que Jesus está a dizer é que Feliz é aquele que reconhece a sua bancarrota espiritual, que se abaixa voluntariamente diante de Deus, que confessa o seu desmerecimento diante de d’Ele e confessam que por eles mesmos não conseguem nada!
Isto já é revolucionário, definir felicidade como um estado de reconhecimento que não somos nada...impressionante, quem definiria assim? Mas Deus que é perfeito em Seu amor nos diz que, dar o passo ousado de se abaixar diante da potente mão de Deus e depender d’Ele é caminho para a felicidade.
“Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.” Isaías 57:15
“Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o Senhor; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.” Isaías 66:2-3
A promessa de Deus é que se buscarmos a felicidade desta forma, Ele olhará para nós e nos abençoará, não ficaremos para sempre abatidas e humilhadas, porque Deus Todo Poderoso, nos exaltará.
“Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” I Pedro 5. 5-9
Ser Mais Mulher é ser corajosa ao ponto de depender de Deus, humilhar-se a Ele sabendo que Deus cuida dela como ninguém!

Sem comentários:

Enviar um comentário