quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Partilha 47 – Bem-Aventuradas sois vós...V

Recentemente nos EUA, foi feito um vídeo para uma campanha contra os sem abrigo, onde eles colocaram pessoas disfarçadas de sem abrigo, no meio das ruas onde os seus familiares e amigos iriam passar, e 100% das pessoas não foram reconhecidas.( o vídeo é este que postei) Foi um vídeo que ficou muito conhecido por mostrar o quanto somos indiferentes aos sem abrigo , por que habituamo-nos a eles por isso já nem sequer os vemos. (ver em Have the Homeless Become Invisible?)
Vamos agora, voltar ao discurso de Jesus acerca daqueles que são felizes, ou que têm o favor de Deus: 
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;” Mateus 5:7
Mais uma vez Jesus surpreende-nos, ensinando-nos que que o fato de termos preocupação com os outros faz-nos felizes. Ter misericórdia está longe e ser a mesma coisa do que sentir pena de alguém, porque ter pena de alguém é um sentimento que cresce dentro de nós mas não passa disso, faz-nos apenas ver a situação, compadecer-se e virar as costas, mas ter misericórdia é sentir a miséria do outro, descer ao nível da sua miséria e ter o impulso de aliviar essa miséria, de fazer alguma coisa por ele. 
Aqui Jesus está também a falar da conhecida “lei da semeadura”, que na prática sabemos bem como funciona, que é que tudo aquilo que semearmos colheremos, se semearmos o bem vamos colher o bem, se o mal o mal receberemos! 
Comecei esta partilha a falar dos sem-abrigo, porque infelizmente quando pensamos em miséria, parece que de imediato vem à nossa mente imagens de pessoas a viver na rua ou de crianças subnutridas em países pobres, a verdade é que miséria não é só isso, não está apenas ligada à falta de bens materiais, mas refere-se a uma ausência de bens essências à vida. Todas nós sabemos que nem sempre o bens materiais satisfazem a miséria que vai na nossa alma! Existem coisas que nos fazem ser miseráveis, tais como uma depressão, um vício, a falta de carácter, etc. Coisas que não dependem de bens materiais para serem resolvidos, mas que às vezes com a ajuda de alguém podemos sair delas...
Jesus é o exemplo por excelência, do que é ser misericordioso, Ele Todo-Poderoso Deus, dono de todas as coisas, desceu às nossas misérias e nos deu a mão para sair delas. Se me permitem usar de novo os sem-abrigo, é como se estivéssemos todos à beira do caminho, envolvidos em roupas sujas, sem ter o que comer ou beber e foi lá perto de nós, sentou-se rasgou as suas lindas vestes, ficou connosco a passar fome e frio e durante esse tempo foi conversando connosco: Isto não é vida para ti, eu quero tirar-te daqui e dar-te uma nova oportunidade” então estendeu-nos a mão e levantou-nos. Podemos cantar como Maria: “Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem.” Lucas 1:46-50
“Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia.” Salmos 145:8
Dou graças a Deus porque sei e conheço muitas igrejas e pessoas individuais que têm o dom da misericórdia, que ajudam muitos necessitados e que colocam o coração na obra solidária, e isso é cumprir o que Jesus mandou, mas cada uma de nós deve estar de coração aberto para ter misericórdia daqueles que nos rodeiam e tomar uma atitude de compaixão para com todos, assumindo os problemas dos outros com a mesma dor como se fossem nossos. Como o apostolo Paulo disse: “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;” Romanos 12:15
Ás vezes estamos tão focadas em nós mesmas que deixamos de ver o que nos rodeia, mas Jesus diz que a felicidade vem quando levantamos os olhos dos nossos umbigos e prestamos atenção às necessidade dos outros. 
Não posso terminar sem falar acerca daquilo que tenho vivido, desde o momento que tenho dedicado a minha vida a Deus, temos muitas vezes abdicado de muito de nós pelos outros, mas não digo isto para vangloria nem com pesar, porque tem sido maravilhoso de ver que quando cuidamos dos outros Deus cuida muito bem de nós, melhor do que merecemos! 
Ser Mais Mulher é ser misericordiosa, seguindo exemplo de Jesus, não estar indiferente aos que a rodeiam e dentro do possível compadecer-se das misérias dos outros a ponto de querer agir em prol disso. 

Sem comentários:

Enviar um comentário