segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Partilha 56 – Há conversa com Deus. II

Existe uma doença gravíssima que afeta os relacionamentos chamada “Monotonia”. Passo a explicar, quando um relacionamento perde a variedade, a espontaneidade, entra num terrível “mesmíssimo” e até tédio...por isso a relação fica doente, cheia de monotonia! Para combater isto, os envolvidos têm de variar hábitos, serem criativos e negarem todo o tipo de conformismo, sem perderem o que é essencial no relacionamento, que é o amor!
Como partilhei anteriormente (Partilha 55), Jesus ensina-nos a ter um relacionamento com Deus de uma forma que resulte, e essa forma passa por conversar com Deus diariamente, ao que comumente chamamos de oração.
Jesus, na continuação deste tema, disse:
“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.” Mateus 6:7-8
Naquele tempo, os gentios, ou seja aqueles que não seguiam a Leis do Deus de Israel ( O único Deus verdadeiro), tinham por hábito fazer longas orações aos seus deuses, porque o ensino era que quanto mais repetissem, mais o favor dos seus deuses estaria sobre eles, isto levava a que quando algo de mal vinha sobre eles, de imediato era tido como uma penitencia por falta da repetição dessas orações. Por causa disto, Jesus pede aos seus discípulos para observarem como os gentios faziam, e percebessem que o Deus verdadeiro não queria aquele tipo de relacionamento com eles, de uma forma fria, automática e distante. 
Nestes versículos o princípio é que o relacionamento que Deus quer ter connosco, é um relacionamento espontâneo e cheio de sinceridade! Na verdade, Deus não quer que estejamos apenas diante dele a debitar informação que está na nossa memória, tais como, orações que nos foram ensinadas, ou frases que estejamos sempre a ouvir, o que Deus quer é que quando estamos a falar com Ele, aquilo que lhe dizemos venha do nosso coração, sejam os nossos sentimentos por Ele, aquilo que alegra a nossa vida, sejam as nossas dúvidas, as nossas tristezas e preocupações do momento, seja o que for que faça parte de nós, possamos compartilhar com Deus...Se entramos na monotonia de repetir o que dizemos a Deus, o nosso relacionamento com Ele vai perder a essência, a realidade e a verdade! Não estaremos a ser nós mesmas, mas imitadoras! É interessante, que Jesus também diz que não convém repetir apenas, porque Deus sabe muito bem de tudo o que precisamos...Sabem queridas, eu demorei a entender o que é que esta última frase tinha haver com a primeira, mas com o tempo percebi que Jesus estava a dizer que não adianta repetir ou muito falar se não vem do nosso coração, porque Deus conhece o nosso coração e toda a nossa vida, por isso Ele sabe muito bem qual a conversa que seria de benefício para nós termos com Ele e que se estamos apenas a repetir palavras que achamos que são mais bonitas ou elaboradas, ou que ouvimos de alguém, não estamos a ser completamente sinceras. Se Deus sabe tudo antes de lhe pedirmos, porque é que temos de lhe dizer? Exatamente, porque Deus quer ter um relacionamento íntimo connosco e um relacionamento precisa de duas pessoas, que partilhem, que conversem, que ouçam…Se nós não falarmos com Deus, alegando que Ele sabe tudo, por isso não precisamos contar-lhe, vamos sentir-nos inúteis neste relacionamento com Deus, que vai deixar de ser um relacionamento a dois mas apenas a expectativa de que alguém, que nós não sabemos bem quem é, esteja a olhar por nós e faça alguma coisa que nós que não sabemos bem o que vai ser...entramos no mundo da incerteza e da distancia! Mas o nosso querido Deus não preparou isso para nós, Ele quer que sejamos suas amigas, que conversemos com Ele acerca de tudo, que rasguemos o nosso coração de tal forma que não haja nada em nós que nunca lhE tenhamos dito, ainda que por vezes, sejam coisas que nos envergonham, que mancham a nossa reputação, mas que a Deus podemos dizer e pedir-lhe ajuda a libertar-nos delas, e enquanto falamos com Ele, enquanto confessamos ou pedimos socorro ou apenas partilhamos alegrias, Deus vai falando ao nosso coração, sem qualquer distancia entre nós e Ele! A conversa com Deus ( ou oração) começa quando nós dizemos: Deus vem conversar comigo, tenho muita coisa para te dizer! E de imediato ouvimos: TOC, TOC, TOC, dentro do nosso coração. É Deus que veio de imediato para ter esse tempo connosco, mas não podemos ter uma conversa íntima e eficaz sem abrirmos a porta. Então, cheias de expectativa com o que Deus tem para nós e com tanta coisa para lhe dizermos, como uma criança que está ansiosa de ver o seu pai chegar a casa, abrimos a porta, Ele entra e começa a aventura, que nunca é igual!
Ser Mais Mulher é conversar com Deus sem reservas ou máscaras, é abrir o coração de tal forma que que o próprio Deus entre nele!

Sem comentários:

Enviar um comentário