segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Partilha 8 – Tu és o que Deus vê

Estamos a esforçar- nos para chegar a tudo, fazer tudo bem, até que chega o dia em que perdemos o controle e fazemos, dizemos o que não devíamos ou quem sabe vem um problema que nos inquieta e a nossa fé parece abalada...parece que o mundo cai em nossas cabeças. Não precisamos que ninguém nos venha chamar a atenção porque sabemos muito bem como nos sentimos...as piores do mundo, não é assim? Vem sempre alguém com boa intenção que diz: Tens de ter fé, Deus pode fazer, Deus perdoa. 
Nós ouvimos, mas o nosso coração continua trémulo, porque na verdade sabemos tudo aquilo mas não estamos a conseguir pôr em pratica esse conhecimento... Existe uma distancia entre o querer e o efetuar, mas quero partilhar convosco mais uma frase feita que todas vocês bem conhecem: Deus conhece-te e sabe tudo acerca de ti, as tuas forças e as tuas limitações, os teus desejos e esforços.
Uma mulher da história de Israel, bem conhecida das leitoras da Bíblia, mostra bem o quanto somos falíveis, mas o quanto Deus nos conhece. Esta mulher era lindíssima, por onde ela passava todas as pessoas não ficavam indiferentes à sua presença, era esposa de um homem chamado amigo de Deus, obediente e cheio de fé. Ela sabia o quanto Deus tinha poder e acreditava na promessa que Deus tinha dado ao seu marido, que ele seria pai de muitas nações, tanto acreditava, que por ser estéril, ela aconselhou o seu marido a deitar-se com a escrava (comportamento aceitável naquela altura) para que assim a promessa de Deus se concretizasse, queria dar uma ajudinha a Deus... Estão a ver quem é, Sara, mulher de Abraão. (Gênesis 11-23) 
Depois de tudo isso, quando Sara já era velha e já estava na menopausa, um dia chegam três homens enviados por Deus ao acampamento de Abraão, e no meio da refeição, eles dizem a Abraão que Sara vai ter um bebé. Sara que escutava a conversa atrás da cortina, riu-se diante de tal conversa, e os homens perguntam-lhe porque é que ela tinha achado graça, se haveria alguma coisa impossível a Deus? É claro que diante daquele confronto Sara sentiu-se envergonhada e disse: Não me ri... Como quem diz, eu não duvido que Deus pode, mas...a verdade é que Ele ainda não fez até ao dia de hoje e agora o tempo passou...
Vocês conhecem o que aconteceu, Sara passado um ano teve um bebé, Isaque, que significa Riso. Imagino Sara a ter aquele bebé e a pensar: Isto está mesmo a acontecer? Como é que eu pensei que já seria tarde ou como é que eu pude pensar que a promessa seria para o filho da escrava? Ao lermos esta história ficamos com a impressão que Sara duvidou e corremos o risco de ainda pensar, como é que ela duvidou? Porque temos a tendência de examinar tudo com os nosso olhos! É impressionante como temos tanta fé para resolver os problemas dos outros ... Surpreendentemente, a Bíblia fala de Sara no Novo Testamento, em Hebreus 11.11, num contexto de pessoas que foram exemplos de fé: « Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. » Parece que agora a Bíblia esta a falar de outra mulher…teve fé ? Então mas ela não se riu ? Não aconselhou Abraão de se deitar com a escrava ? Sim ela fez tudo isso, mas o texto de Hebreus fala de Sara da forma que Deus a viu durante aquele tempo. Deus conhecia o intimo de Sara e mesmo que ela tenha tido algumas reações erradas, Deus sabia o quanto ela tinha fé no poder de Deus.
Deus sabe que apesar de tu e eu não conseguirmos ser perfeitas e tantas vezes irmos a baixo, termos reações erradas, Ele sabe que dentro de nós ainda existe esperança e fé. Assim o importante é estarmos a reconhecer que Deus pode e pedir a Deus que nos a ajude a viver essa fé. Falhamos ? Então vamos orar, pedir perdão e amanha será um novo recomeço…
Ser Mais Mulher, não é ser perfeita, mas sim ter a sua fé num Deus perfeito !

Sem comentários:

Enviar um comentário