segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Partilha 23 - Quando o nosso coração é movido por Deus!



    Gostava que lessem o primeiro livro de Samuel, capitulo um e dois, e acompanhassem aquilo que Deus me tem ensinado com esta passagem.
     O primeiro livro de Samuel começa com a história de uma mulher chamada Ana. Esta mulher vivia num tempo em que cada um fazia o que queria e Israel era governado por Juízes. (Juízes 21.25) Deus queria levantar um novo tempo para a vida de Israel, mas para isso Ele precisava de alguém que estivesse totalmente entregue a Ele.
    Ana era estéril, vivia em Ramá, tinha por marido Elcana, e através do relato bíblico, entendemos que era um homem humilde e cumpridor da lei de Deus. Ana era estéril e isso magoava-a muito, no seu contexto isso era visto como um castigo de Deus. Era um problema para ela, porque não se sentia realizada como mulher nem como esposa. Além disso tinha a outra mulher de Elcana, Penina que era mãe de muitos filhos e gozava com ela. (Apesar do que muitos dizem, ter muitas mulheres era raro naquele tempo, como vimos pelo antigo testamento, tinha muitas mulheres quem tinha muitas posses, mas os mais pobres tinham duas ou três. Ter filhos era garantir a continuidade dos bens)
    Ana estava em sofrimento, e tinha um problema, que ela de imediato percebeu que só Deus podia resolver, e que nem o seu amoroso marido, nem o próprio sacerdote iriam compreender ou resolver. A solidão não é sempre boa, mas existem momentos que ela é terapêutica, porque é quando estamos sozinhas e sem a compreensão de ninguém que percebemos que só Deus pode fazer. Ana foi orar, e ali ela derramou-se aos pés de Deus, assim Deus orientou-a a pedir como convinha e da forma que Ele queria. ( Deus queria levantar um líder para aquela nação). Ana fez um voto ao Senhor, que lhe entregaria aquele filho... Quando estamos dependentes de Deus, tornamo-nos mais sensíveis à Sua voz e percebemos exatamente o que Deus quer que façamos.
    Quando Ana saiu daquele momento com Deus, não foi igual aos outros, porque certamente que Ana já tinha orado muito mais vezes por um filho, mas daquela vez não foi igual, ela saiu-se em paz e alegre, confiante que tinha sido ouvida. Porque daquela vez Deus tinha orientado a sua oração. (Tiago 4.1-3)
Deus abriu a madre de Ana, ela concebeu um Filho chamado Samuel, que quer dizer: que foi dado por Deus. Ana cumpre o seu voto e leva-o ao templo para que ele sirva a tempo inteiro a Deus, Samuel torna-se um grande homem de Deus, foi juiz, sacerdote e profeta. Quem orientou o povo para uma nova etapa da história, o tempo dos reis, quem veio trazer consagração verdadeira no templo e trouxe a palavra de Deus aquele povo.
    Ana teve outros filhos mais cinco filhos e viu a gloria do Senhor. (I Sm 2.21)
    Ana teve uma experiência maravilhosa com Deus, como fica claro no seu cântico.
    São momentos difíceis, como os que Ana passou que nos fazem viver grandes experiências com Deus, conseguimos ver a Glória de Deus, percebemos a Sua Grandeza e Poder. Se Ana não tivesse tido problemas para engravidar, ela nunca tinha feito aquele voto e Samuel não teria sido o Homem que Deus ia usar, mas o plano de Deus é perfeito, porque Ele conhece-nos e sabe perfeitamente quem somos, a força que temos para suportar cada coisa e sabe a nossa sensibilidade para a Sua voz...foi duro? Foi, e sempre que acontecem momentos assim é duro...mas o que ganhamos no final é sobremaneira compensador! Cumprimos o propósito que Deus tinha e ainda sentimo-nos especiais e abençoadas.
    Ser Mais Mulher é acreditar que Deus tem um plano e que às vezes para cumpri-lo tem de levar-nos por caminhos mais rochosos e solitários, mas ela sempre vê a luz de Deus ao fundo do túnel! A Mais Mulher ama os momentos em que ela depende só de Deus porque ela sabe que são os melhores momentos da vida dela!
    Permaneçam nesta partilha só mais uns minutos e leiam comigo o cântico que Ana cantou depois de passar por aquela prova: "Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada. Minha boca se exalta sobre os meus inimigos, pois me alegro em tua libertação. Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus. Não falem tão orgulhosamente, nem saia de suas bocas tal arrogância, pois o Senhor é Deus sábio; é ele quem julga os atos dos homens. O arco dos fortes é quebrado, mas os fracos são revestidos de força. Os que tinham muito, agora trabalham por comida, mas os que estavam famintos, agora não passam fome. A que era estéril deu à luz sete filhos, mas a que tinha muitos filhos ficou sem vigor.
    O Senhor mata e preserva a vida; ele faz descer à sepultura e dela resgata. O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta. Levanta do pó o necessitado e, do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentarem-se com príncipes e lhes dá lugar de honra. "Pois os alicerces da terra são do Senhor; sobre eles estabeleceu o mundo. Ele guardará os pés dos seus santos, mas os ímpios serão silenciados nas trevas, pois não é pela força que o homem prevalece. Aqueles que se opõem ao Senhor serão despedaçados. Ele trovejará do céu contra eles; o Senhor julgará até os confins da terra. Ele dará poder a seu rei e exaltará a força do seu ungido". I Samuel 2.1-10 EP

Sem comentários:

Enviar um comentário