quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Partilha 69 – Neemias ensina-nos muito! V



Aqui entre mulheres, não existem muitas coisas tão difíceis quanto trazer ao mundo um bebé e no entanto foi a nós que Deus concedeu esse privilégio! O que quer dizer que somos dotadas de uma grande capacidade em ultrapassar as situações mais complicadas, até porque depois daqueles momentos dolorosos, quando olhamos para o nosso bebé, tudo passa e parece até que não foi nada…por isso convido-vos a ver comigo mais alguns obstáculos que Neemias enfrentou:
IV – Apareceram outros problemas para desconcentrar a atenção de Neemias.
“Ora, o povo, homens e mulheres, começou a reclamar muito de seus irmãos judeus.” Neemias 5:1
Dentro do próprio povo começou a haver reclamações na forma como os ricos estavam a lidar com os pobres e acerca do que faziam uns aos outros, teoricamente nada tinha haver com o muro, mas na prática poderia ter retirado a atenção do muro e levado Neemias a cuidar de outras coisas…Ele resolveu de uma forma rápida apelando a todos para focarem-se na união necessária, mas sem parar a obra. Muitos problemas vão surgir e nós vamos ter a tendência para perder o foco daquilo que estávamos a fazer, do projeto que tínhamos, mas sejamos sábias e nada interfira no que temos proposto, sejam apenas problemas menores do que o grande objetivo que temos a alcançar!
V – Neemias foi desafiado a parar.
“Quando Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o restante de nossos inimigos souberam que eu havia reconstruído o muro e que não havia ficado nenhuma brecha, embora até então eu ainda não tivesse colocado as portas nos seus lugares, Sambalate e Gesém mandaram-me a seguinte mensagem: "Venha, vamos nos encontrar num dos povoados da planície de Ono". Eles, contudo, estavam tramando fazer-me mal; por isso enviei-lhes mensageiros com esta resposta: "Estou executando um grande projeto e não posso descer. Por que parar a obra para ir encontrar-me com vocês? " Eles me mandaram quatro vezes a mesma mensagem, e em todas elas dei-lhes a mesma resposta.” Neemias 6:1-4
Vão aparecer obstáculos que vão querer parar-nos, pensamentos surgirão a dizer: “Que não é o tempo”, “Não tenho forças para tanto, preciso descansar agora”, “Para quê tanto esforço se não vejo nenhum resultado ou mudança?”. Mas lembrem-se que é um chamado a parar e por isso é necessário perceber que é a altura em que respondemos como Neemias: “Estou a fazer uma grande obra por isso não posso parar!”
VI – Neemias enfrentou a maledicência contra o seu nome.
“Então, na quinta vez, Sambalate mandou-me um dos seus homens de confiança com a mesma mensagem; ele tinha na mão uma carta aberta em que estava escrito: "Dizem entre as nações, e Gesém diz que é verdade, que você e os judeus estão tramando uma revolta e que, por isso, estão reconstruindo o muro. Além do mais, conforme dizem, você está na iminência de se tornar o rei deles, e até nomeou profetas para fazerem em Jerusalém a seguinte proclamação a seu respeito: ‘Há um rei em Judá! ’ Ora, essa informação será levada ao rei; por isso, vamos conversar". Neemias 6:5-7
Este é um obstáculo muito difícil de ultrapassar, quando estamos a esforçar-nos em tudo e depois somos mal compreendidas e ainda acusadas de estarmos a querer apenas aparecer ou de acharmos que somos mais importantes do que os outros! E na maioria das vezes ainda surgem mentiras acerca de nós, para denegrir a nossa imagem e o nosso nome, fazendo-nos sentir que estamos a agir de maneira errada! Mas eu gosto da resposta de Neemias, que tinha a consciência tranquila, porque sabia que estava a fazer o que Deus queria: “Eu lhe mandei esta resposta: Nada disso que você diz está acontecendo; é pura invenção da sua cabeça. Estavam todos tentando intimidar-nos, pensando: "Eles serão enfraquecidos e não concluirão a obra". Eu, porém, orei: Agora, fortalece as minhas mãos!” Neemias 6:8-9
Mais uma vez, Neemias conversou com Deus e não foi lamentar-se das mentiras que estavam a dizer, nem pedir que Deus calasse os seus inimigos, mas ele disse a Deus: “Fortalece as minhas mãos.” Porque todas sabemos que vamos ter obstáculos e a nossa oração não deve ser sempre para que os obstáculos desapareçam, mas principalmente para termos mais força para vencê-los!
VII - Pessoas dentro do povo ficaram contra Neemias.
“Ele tinha sido pago para me intimidar, a fim de que eu cometesse um pecado agindo assim, e então eles poderiam difamar-me e desacreditar-me. Porque muitos de Judá estavam comprometidos com ele por juramento, visto que era genro de Secanias, filho de Ara, e seu filho Joanã havia se casado com a filha de Mesulão, neto de Berequias. Até ousavam elogiá-lo na minha presença e iam contar-lhe o que eu dizia. E Tobias continuou a enviar-me cartas para me intimidar.” Neemias 6.13,18-19
Pois é, até aqueles que nós pensamos que estão do nosso lado vão surpreender-nos a ficar contra nós, mas não desanimem porque às vezes não é por mal que o fazem, mas porque não estão a conseguir ver da maneira tão clara como nós vemos... é preciso estar atentas e perceber que realmente está a ajudar e quem está a impedir.
Finalmente e depois de tudo isto sinto-me no dever de alertar-nos para o fato de que apesar dos impedimentos que apareceram a Neemias também poderem aparecer nas nossas reconstruções, temos de não pensar de nós além do que convém, isto é, às vezes estamos a fazer apenas a nossa vontade, a encher o nosso orgulho, e Deus está a enviar sinais ou situações à nossa vida para mostrar-nos e ensinar-nos que não estamos a agir bem, nem no caminho certo. Mas nós ficamos cegas e achamos que são impedimentos e que temos de continuar, então insistimos em situações que vão levar-nos à destruição de amizades, casamentos e famílias. Infelizmente já acompanhei algumas mulheres que sofreram dores de parto e depois não tiveram a felicidade de ter o seu bebé com elas, é das situações mais tristes, não por causa do sofrimento do momento que elas passaram mas porque o que sara a dor é o bebé e sem bebé a dor é para sempre! Que Deus nos livre de estarmos a sofrer por uma causa nula, sem resultados.Para que isso não aconteça, temos de ter a certeza que tal como Neemias estamos a fazer a obra que Deus mandou e não a satisfazer o nosso próprio ego, porque só assim seremos vitoriosas!
Ser Mais Mulher é não parar o projeto de Deus, porque ela sabe que não é ela, nem o seu nome que está em causa, mas sim o Nome de Deus! EP

Sem comentários:

Enviar um comentário