quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Partilha 68 - Neemias ensina-nos muito! IV


Todas nós sabemos que quando estamos a fazer alguma coisa para Deus e por Deus, grandes impedimentos vão levantar-se. Quando decidimos sair da nossa pequena carapaça, aceitar o desafio de lutar pela nossa família, pela nossa vida ou até por quem amamos, sempre vamos enfrentar adversidades, algumas mais difíceis do que outras, e quanto mais desprevenidas estivermos mais seremos atingidas, por isso a história de Neemias ensina-nos muito acerca de como vencer alguns impedimentos que podem surgir e como ser uma lutadora pelo que acreditamos! Quando alguns homens de outros povos souberam de que Neemias estava a preparar alguma coisa para ajudar Israel, ficaram zangados. 
“O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.” Neemias 2:10
Sempre vamos ter pessoas que não vão estar contentes quando perceberem que estamos a lutar por objetivos, que temos metas a alcançar e que acima de tudo estamos a seguir o bom caminho de Deus, talvez essas pessoas fiquem com inveja, admiradas ou se sintam inferiores…mas não podemos esquecer que o nosso maior adversário não são as pessoas, mas sim o Diabo, maior inimigo de Deus, e que quer a todo o custo mostrar a Deus que ninguém na terra O ama como Ele amou o mundo. Deus ama-nos muito e a forma que o Diabo tem de atingir Deus é ferindo-nos, maltratando-nos e de preferência afastando-nos de d’Ele, para assim chegar ao coração de Deus, destruindo a quem mais Ele ama! “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” I Pedro 5.8
I – Neemias enfrentou ser gozado, riram do seu projeto.
“O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o árabe, zombaram de nós, e desprezaram-nos, e disseram: Que é isto que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?” Neemias 2:19
Uma coisa que vamos ter de enfrentar é que sempre alguém, mesmo sem querer, vai rir dos nossos planos, vai achar que estamos a querer mais do que conseguimos, mas quando isso acontecer vamos fazer como Neemias que respondeu: “Então lhes respondi, e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém.” Neemias 2:20
Vamos responder que não é apenas na nossa força mas na força de Deus que vamos conseguir, ainda que sejam tarefas difíceis e supostamente impossíveis!
II – Neemias enfrentou a tentativa de desanimá-lo.
“E sucedeu que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus. E falou na presença de seus irmãos, e do exército de Samaria, e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isto? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas? E estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, contudo, vindo uma raposa, derrubará facilmente o seu muro de pedra.” Neemias 4:1-3
O inimigos diziam que aquela obra não ia dar em nada, que estavam a esforçar-se em vão, assim também vão tentar fazer isto connosco, pensamentos vão inundar a nossa mente de desanimo, vão levar-nos a pensar que somos pequenas demais e incapazes, mas façamos como Neemias: “Ouve, ó nosso Deus, que somos tão desprezados,.. Porém edificamos o muro, e todo o muro se fechou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar.” Neemias 4:4 e 6
Devemos entregar a Deus as palavras que nos desanimam e continuar com a mesma força, pensar que não estamos apenas a realizar-nos pessoalmente, ou a provar aos outros que conseguimos, mas que acima de tudo estamos a agradar a Deus!
III – Neemias teve de enfrentar adversários diretos.
“E sucedeu que, ouvindo Sambalate e Tobias, e os árabes, os amonitas, e os asdoditas, que tanto ia crescendo a reparação dos muros de Jerusalém, que já as roturas se começavam a tapar, iraram-se sobremodo. E ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento.” Neemias 4:7-8
Os inimigos ao verem que apenas palavras não funcionavam, formaram um exercito e preparam um ataque contra Israel, declararam guerra a Neemias. “Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles.” Neemias 4:9
Neemias organizou tudo para que sempre estivessem armados, com uma mão trabalhavam no muro e com a outra seguravam a arma, faziam turnos para que sempre houvesse sentinela e ele tinha uma trombeta para apelar o povo assim que estivessem a ser invadidos, mas não pararam de trabalhar. Talvez durante a nossa caminhada teremos de enfrentar verdadeiros adversários que vão querer declarar guerra contra nós por causa do que estamos a fazer, mas por um lado não devemos parar e por outro lado permanecer aos pés de Deus, em oração e aprendendo da Bíblia, para estarmos em sentinela. 
O nosso casamento está a passar por problemas, então resolvemos lutar por ele, e o que vai acontecer a curto prazo de tempo, as coisas vão piorar, para fazer-nos desistir e pensar que já não tem solução, ou estamos à procura de emprego, ou a trabalhar num projeto ou quem sabe estamos tentar perdoar alguém…não sei o que Deus colocou no teu coração para reconstruireis, mas uma coisa sei, vamos enfrentar adversidades, mas no final, se não desistirmos, vamos cantar o hino da vitoria! Agora posso dar-vos os versículos que seguem acerca do ataque que o diabo faz contra nós na carta do Apóstolo Pedro: "Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça. A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém." 
1 Pedro 5:9-11
Ser Mais Mulher é fazer "ouvidos moucos" a palavras de desanimo, não duvidar dos projetos que Deus coloca no nosso coração e se tiver adversários armar-se com as armas de Deus, oração e Palavra de Deus, sem parar de avançar! EP

Sem comentários:

Enviar um comentário