quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Partilha 70 – Neemias ensina-nos muito! VI

Um dia um amigo disse-me que se Deus mostrasse tudo o que Ele tem para nós num só dia, sairíamos a fugir com o susto...porque o que Deus tem para nós é sempre tão grandioso, é muito mais do que alguma vez sonhamos, visto que Ele reconhece em nós capacidades e talentos que nós nem sabemos que temos!

Quando Neemias foi para Jerusalém, ia na missão de reconstruir o muro e as portas da cidade, mas depois de estar lá, Neemias tornou-se o governador do seu povo, a sua responsabilidade excedeu a sua expectativa e depois de estar no meio daquele projeto, o simples mordomo revelou-se um homem sábio, e um grande líder. Por isso apesar de todos o impedimentos que apareceram Neemias e o povo conseguiram erguer o muro da cidade e depois da obra concluída ele percebeu que o povo tinha outro problema além das pedras derrubadas, não conhecia os mandamentos de Deus, nem estava inteirado do que é que agradava ou não a Deus. Por isso Neemias, chamou os líderes religiosos e todo o povo e ordenou que fosse ensinada a Lei de Deus.
“Depois que o muro foi reconstruído e que eu coloquei as portas no lugar, foram nomeados os porteiros, os cantores e os levitas.” Neemias 7:1
“Assim, no dia primeiro do sétimo mês, o sacerdote Esdras trouxe a Lei diante da assembleia, que era constituída de homens e mulheres e de todos os que podiam entender. Ele a leu em voz alta desde o raiar da manhã até o meio-dia, de frente para a praça, em frente da porta das Águas, na presença dos homens, mulheres e de outros que podiam entender. E todo o povo ouvia com atenção a leitura do Livro da Lei. Esdras louvou o Senhor, o grande Deus, e todo o povo ergueu as mãos e respondeu: "Amém! Amém! " Então eles adoraram o Senhor, prostrados, rosto em terra.” Neemias 8:2,3 e 6
Por causa da obediência de Neemias, Deus não somente ajudou-o na reconstrução do muro como também ainda orientou-o na organização do povo e na área espiritual do mesmo.
Quando somos fieis a Deus e desejamos obedecer-lhe, quando decidimos aceitar os desafios que a vida apresenta, somos surpreendidas com mais e muito mais do que aquilo que pensamos, Deus vai revelando gradualmente aquilo que tem para nós e conforme vamos vencendo, maiores desafios vêem e consequentemente maiores vitórias…a vida com Deus é cheia de aventuras e maravilhosas surpresas!
"E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse. E Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor vosso Deus, então não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei. Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.” Neemias 8:8-10
Enquanto estava a ser lida e explicada a Lei de Deus, o povo começou a chorar e a lamentar todos os anos que tinham vivido fora da vontade de Deus. Mas quando Neemias viu-os a chorar disse-lhes que era tempo de comemorarem porque grande era aquele dia, deviam festejar porque era o dia em que estavam de novo a desejar estar com Deus, e que apesar de ainda terem muitos desafios pela frente, porque as casas ainda tinham de ser reconstruídas, eles continuavam a ser um povo submisso a impostos e eram um número pequeno, mas Neemias estava a dizer-lhes que Deus estava alegre com atitude deles e por isso ia continuar a dar-lhes força.
Esta é a grande verdade para a nossa vida, que quando estamos a alegrar o coração de Deus sentimos as nossas forças renovadas, e conseguimos escalar montanhas gigantes, claro que não temos força para isso, mas porque estamos do lado de Deus, Ele fortalece-nos sobremaneira.

Ser Mais Mulher é viver a cada dia os desafios da vida, e ultrapassá-los com Deus, porque ela sabe que com Deus ela vence o impossível, porque onde reina Deus, há força. EP  

Sem comentários:

Enviar um comentário