quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Partilha 64 – Martas aos milhares! PRIORIDADES

Envolvemo-nos em muitas tarefas para sentirmo-nos ativas e úteis e depois quando estamos sufocadas com atividades sentimo-nos incapazes e cansadas! Uma coisa é certa, precisamos com urgência de contrariar este ciclo vicioso que está a afetar-nos! Queria partilhar acerca de uma mulher chamada Marta, que estava no circulo de amigos de Jesus: “Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta estava assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas ansiosa (inquieta) e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” Lucas 10.38-42
Estou certa de que muitas de vocês já ouviram falar desta mulher, assim como eu, e quase sempre começa dentro de nós a crescer um julgamento contra Marta e olhamos para a sua irmã Maria como a que queremos ser...mas queria lembrar-nos de alguns aspetos deste episódio:
Primeiro, que Jesus ensinava grandes verdades através de acontecimentos diários, Ele utilizava aquele acontecimento ou costume e transformava-o numa lição para a vida, assim todos os ouvintes compreendiam bem o que Ele estava a querer dizer. Por isso neste caso, Jesus não estava a condenar Marta por estar ocupada com as tarefas domésticas, porque era óbvio que cabia ás mulheres naquela cultura ocuparem-se de tudo na casa e muito mais quando havia visitas... Em segundo, pelo texto não podemos saber se por fim Maria foi ajudar Marta, mas é o mais provável que sim, visto que era o normal que ela ajudasse a sua irmã... Portanto, o que devemos entender é o princípio que Jesus está a ensinar, que é que quando a pessoa está com a mente demasiadamente ocupada, não consegue definir prioridades... A mente muito cheia não consegue refletir, associar e escolher bem! Marta estava com a mente cheia de coisas que nem percebeu que estava a viver uma oportunidade única, o próprio Jesus estava ali, na sua casa…que o Grande Filho de Deus estava a partilhar com ela aqueles metros quadrados, e ela podia usufruir da Sua presença de uma forma sobrenatural. Quando estamos sobrecarregadas, não conseguimos discernir entre os momentos comuns e os extraordinários, não temos a capacidade de usufruir das coisas excelentes que temos, porque levamos tudo a correr e levianamente! Mais tarde, voltamos a ouvir falar de Marta na Bíblia, desta vez num contexto triste, quando seu outro irmão, chamado Lázaro, adoece e acaba por morrer. Passados quatro dias, Jesus vem ter com elas, ainda estava a caminho quando Marta soube que Jesus estava a chegar e foi ter com Ele: “Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão. Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir. Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo. Tendo dito isto, retirou-se e chamou Maria...” João 11.21-28
Marta sabia que Jesus tinha Todo o Poder para curar o seu irmão, quando ele estava enfermo, por isso para ela se Jesus estivesse lá, Lázaro não teria morrido, diante disso Jesus diz-lhe claramente que Lázaro ia ressuscitar, mas ela simplesmente pensou na ressurreição que levaria todos no final ao céu, mas Jesus estava a dizer-lhe que Ele ia fazer alguma coisa, e mais uma vez Jesus aproveita a ocasião para ensinar Marta outro princípio, que Jesus tem Poder para mudar qualquer situação, por mais impossível que seja! Nesta passagem conhecemos mais um pouco de Marta, e ficamos a saber que ela acreditava em Jesus, que o amava e que sabia quem Ele era, o Filho de Deus! Mas ela estava, mais uma vez, aflita e inquieta diante da situação, ela reconhece quem é Jesus, o esperado Messias e vai embora...na verdade ela cria em Jesus, no Poder de Deus, mas mais uma vez ela não estava a entender a oportunidade que estava a viver de ver o que Jesus ia fazer! Mais à frente, Jesus chegou perto do tumulo e pediu que removessem a pedra: “Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?” João 11.39-40
Ali está a nossa Marta de novo, quando Jesus manda tirar a pedra, era de esperar que Ele ia fazer alguma coisa, e Marta sabia quem Ele era, mas é a primeira a contrariar a ideia de tirar a pedra porque já deve cheirar mal, como se na verdade não fosse a mesma pessoa que momentos antes estava a dizer que acreditava em Jesus e que sabia que tudo o que Ele pedisse a Deus podia acontecer...então o que é que faz de Marta ser assim, crer em Jesus mas na prática não aproveitar para viver essa fé? Conhecendo Marta, por estas passagens, podemos entender que Marta tinha fé, mas que vivia a vida com a mente completamente ocupada, preocupada, ansiosa, a ponto de não conseguir viver as maravilhas dessa fé! Quantas de nós já oramos por uma solução, mas no nosso coração, estamos a pensar nalguma coisa que podemos fazer? Estamos a pedir a Deus por alivio de consciência, mas na verdade, dentro de nós, não estamos na expectativa que Deus faça, mas sim que por nós mesmas possamos encontrar solução! Porque é que somos assim? Porque somos "Martas", estamos inquietas, com a cabeça cheia de assuntos que se atropelam uns aos outros, e que não nos deixam parar para viver momentos, esperar e até ver o que Deus quer fazer! Não conseguimos definir prioridades porque estamos sobrecarregadas!
Quero terminar com outro texto bíblico: “Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.” João 11.5
Mesmo sendo Marta assim, o amor de Jesus era real por ela, assim como por nós, que podemos tantas vezes estar ansiosas, e a perdermos prioridades, mas Jesus nos ama e quer ajudar-nos até nessa área da nossa vida!
Ser Mais Mulher é ouvir de Jesus: “Andas ansiosa (inquieta) e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa” e de seguida ouvir: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” e crer nisto, porque quando ela estiver de novo inquieta Jesus vai dizer: “Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?” EP

Sem comentários:

Enviar um comentário