sábado, 7 de fevereiro de 2015

Partilha 60 – Há conversa com Deus...VI

Ao falar de relacionamentos não podemos deixar de falar de perdão, é imprescindível que para manter um bom relacionamento ambas as partes tenham a noção de que é necessário perdoar! O perdão é uma decisão, é mais do que um sentimento, o perdão é uma opção, sim, mas é a melhor opção, porque ele é o caminho que traz alivio à nossa alma (partilha 5).
Dependendo da ofensa, ou da intimidade com a pessoa que nos ofende, o perdão é mais fácil ou mais difícil de exercitar, mas é sempre um caminho libertador. Todas as pessoas dizem que nós mulheres temos muita memória e que lembramos tudo do passado, que às vezes o assunto já foi à anos e quando temos uma oportunidade voltamos a reviver tudo, e de imediato ouvimos a frase: Afinal não perdoas-te! Mas entre nós, eu não vejo o fato de lembrarmos o passado como uma coisa má, o que nós temos é de saber relembrá-lo, porque lembrar o passado é muitas vezes a forma que temos de prevenir erros no presente, mas se for lembrado para reviver magoas ou ofensas, então é porque esse passado está mal resolvido. Quando perdoamos nem sempre esquecemos, mas quando lembramos já não existe dor, nem magoa! O verdadeiro perdão, isto é aquele que de coração fica sarado da ofensa e consegue viver a sua vida como se nunca tivesse sofrido essa ofensa, só é possível com Deus, porque Ele é o mestre do perdão, afinal Deus perdoa os nossos pecados, e de que tamanho são alguns deles... Por isso, se estás a pensar que é impossível perdoar, acredita que quando deixamos Deus agir, Ele tem um acesso inacreditável aos nossos sentimentos e faz transformações que outrora eram impossíveis! Quando Jesus continuava a ensinar acerca de como conversar com Deus, Ele ensinou que o tema do perdão tem de estar presente nas nossas conversas com Deus.
“E perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos ofende;” Mateus 6:12
Muitas vezes as pessoas dizem que já perdoaram, mas que é entre elas e Deus e que ninguém tem nada haver com isso, mas o que estamos aqui a ver é que isso está errado, visto que Jesus diz que Deus importa-se e muito com a forma com que lidamos com os outros, que Deus vai agir connosco com a mesma medida que usarmos com os outros. A primeira coisa que Jesus está a dizer aqui, que temos de fazer quando conversamos com Deus é pedir perdão pelas nossas ofensas e em segundo lugar que quando conversamos com Deus temos de ter perdoado a quem nos ofendeu, por isso perdoar é uma condição necessária para que a nossa oração seja correta.
Este assunto é tão importante, que no fim de Jesus terminar esta oração modelo, Ele volta a explicar esta frase, com certeza, os discípulos ficaram a perguntar-se: Será que percebemos bem o que Ele disse? Deus perdoa-nos se nós perdoarmos os outros? Então mais à frente, Jesus diz: “Pois se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará; mas se não perdoardes aos homens, tão pouco vosso Pai perdoará as vossas ofensas.” Mateus 6:14-15
Mais uma vez Jesus está a mostrar que o nosso relacionamento com Deus fica mais intimo e genuíno se nós estivermos em paz com o outros, se soubermos perdoar, sempre vamos sentir o perdão de Deus. Fico a pensar o porquê de Deus colocar esta condição tão dura, para termos o seu perdão, visto que o Amor e perdão de Deus são perfeitos! Mas com o tempo percebi que apenas sabemos dar valor ao perdão de Deus sobre nós quando soubermos o que é perdoar os outros, porque quando somos ofendidas achamo-nos as maiores vítimas do mundo, até que eis que Deus nos lembra, o quanto nós também já fomos perdoadas...e é nesse momento que entendemos o grande amor de Deus! Perdoar é um caminho que temos de percorrer voluntariamente, e esse caminho começa quando dizemos: Eu quero perdoar e vou fazer tudo o que está ao meu alcance para isso! Então conversamos com Deus acerca disso, pedimos-lhe que nos ajude e que nos dê a capacidade de perdoar, até que o milagre acontece, a ferida vai fechando e fica apenas a cicatriz indolor... Perdoar torna-se mais fácil com o hábito, quanto mais vezes decidirmos perdoar mais fácil e rápido se torna liberar o perdão.
Não existe pior mulher do que aquela que é rancorosa, que está cheia de mágoas, ela fica enferma por dentro e acaba por destruir-se a ela mesma e aos outros...Quando estiveres ferida, e a dizer que não podes perdoar senão vais mostrar parte fraca, e estás a pensar que consegues viver assim sem perdoar de verdade, talvez até digas que já perdoaste, mas nem consegues falar nisso, trata disso em conversa com Deus, lembra-te que esse rancor vai instalar-se dentro de ti como uma pequena semente, que vai crescer e vai fazer de ti uma mulher que tu não queres ser, uma mulher difícil, enervada, que ninguém quer aturar!
“Melhor é viver no deserto do que com uma mulher briguenta e amargurada.” Provérbios 21:19
“O filho tolo é a ruína de seu pai, e a esposa briguenta é como uma gota que cai constantemente.” Provérbios 19:13
“Melhor é viver num canto sob o telhado do que repartir a casa com uma mulher briguenta.” Provérbios 21:9
Ser Mais Mulher é não permitir que o rancor se instale na sua vida, mas é ser forte para decidir perdoar, porque ela sabe o quanto foi perdoada por Deus e o quanto ela ainda vai precisar que Deus continue a perdoá-la. EP

Sem comentários:

Enviar um comentário