quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Partilha 58 – Há conversa com Deus...IV

A casa ficava numa rua muito movimentada, parecia que apareciam pessoas de todos os cantos, mal a porta abriu, a nossa filha saiu a correr, ela estava à muito tempo dentro de casa por isso tinha vontade de correr, passear...e que mal tinha isso? De imediato, corri atrás dela e consegui apanhá-la por um braço, ela olhou para mim e fez um olhar de quem não estava a compreender...ela tinha apenas 2 anos, não entendia o perigo de começar a correr no meio de uma multidão sozinha e de perder-nos de vista, mas eu tinha consciência do quanto seria perigoso para ela...
A vontade que temos de fazer ou ver coisas nem sempre é o melhor para nós, porque por vezes essa vontade foi motivada por circunstâncias ou momentos que nos impedem de ver mais além e de pensar mais alto! Como somos muito limitadas, as nossas vontades tornam-se egoístas, pequenas ou até inadequadas ás nossas reais necessidades, mas a vontade própria foi Deus quem colocou em nós, de forma que ela não é uma espécie de castigo mas sim uma dádiva de Deus. Quando estamos a orar, estamos a confiar que Deus está a ouvir-nos e a crer que Ele pode fazer alguma coisa em nosso favor, se assim não fosse, não seria lógico orar, por isso é necessário também acreditar que Deus, Todo Poderoso, que está nos céus vê de cima (Partilha 57) por isso tem a melhor visão para o que é melhor para nós. Para Deus não existe passado, presente ou futuro, o tempo não governa Deus, pelo contrário para Deus é sempre presente e foi Ele que criou o tempo para que nós não estejamos desorientadas… Deus sabe o que nos trouxe até ao dia de hoje, o que estamos a viver e as consequências das nossas escolhas no futuro, por isso ninguém melhor do que Deus para orientar a nossa vida.
Na oração modelo Jesus disse que devíamos dizer assim: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;” Mateus 6:10
Estar à conversa com Deus é um momento especial, maravilhoso, por isso devemos desejar ardentemente que esse momento nunca acabe ou seja que venha depressa o dia em que Deus seja Rei de todos e que seja Ele quem dirija a vida da humanidade, mas enquanto isso não acontece, que pelo menos Ele tome o lugar no trono da nossa vida e da nossa casa, que Deus seja o nosso Rei e Senhor. Quando oramos deve estar manifesto nas nossas palavras o desejo que temos de que Deus tome o controle da nossa vida, não somente pedir-lhe para vir reinar no nosso coração, mas permitir que Ele exerça influência nas nossas palavras, atitudes, decisões, etc.
Como já disse, Deus capacitou-nos de vontade própria, por isso jamais Ele quer tirar-nos isso, o que Deus deseja é que a nossa vontade esteja submissa à vontade de Deus, visto que a vontade de Deus é perfeita, agradável e boa. “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2
O assunto “Vontade de Deus”, é muito extenso e profundo, levanta muitas questões acerca da permissão de Deus, mas uma coisa não levanta qualquer dúvida, de que quando estamos a conversar com Deus, devemos dizer-lhe abertamente a nossa vontade para as coisas, mas sempre de coração, dizermos a Deus que confiamos que a vontade d’Ele para essas mesmas coisas é o que mais desejamos que aconteça. Falar assim é fácil, o difícil é quando somos confrontadas com o dilema de seguir a vontade de Deus e não a nossa...parece que nos sentimos revoltadas, como se alguém estivesse a segurar-nos no braço a impedir-nos de correr...o que nos esquecemos é que Deus está apenas a impedir-nos de O perder de vista...Quantas vezes oramos para Deus fazer a Sua vontade, mas o que está no nosso desejo mais intimo é que tudo corra como nós queremos? Mas com o tempo, tenho aprendido, a não usar apenas desta frase: “faz a tua vontade”, mas conversar com Deus de uma forma mais clara e aberta: “Deus o que eu queria mesmo é que tudo acontecesse desta e desta forma…porque acho que assim seria o melhor por esta e esta razão…mas se tu tens uma outra forma para este assunto abre o meu entendimento para que eu veja como tu queres e possa pedir-te a tua vontade e não a minha” Que Deus faça uma remodelação na nossa mente para que possamos ver como Ele vê e assim experimentar a Sua boa, perfeita e agradável vontade! É claro que cada uma de nós tem a sua forma de falar com Deus, mas o que Jesus está realmente a ensinar é que no mais intimo do nosso desejo devemos querer que Deus reine sobre tudo e até sobre a nossa vontade! Devemos querer que tudo esteja a correr segundo a Vontade de Deus, quer seja na terra, quer seja no céu...e assim como os anjos e a criação reconhecem a soberania de Deus e lhe obedecem como Rei dos reis, assim também devemos deixar que Ele seja Rei da nossa vida. A Bíblia diz: “Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” Efésios 5:17
“E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.” 1 João 5:14-15
Ser Mais Mulher é desejar viver sob o Reino de Deus e sujeitar a sua vontade à vontade Deus, ainda que pareça que esteja a perder autonomia ou liberdade, ela sabe que nunca Deus lhe tiraria essas coisas, mas que fazer a vontade de Deus é fazer o melhor para ela e para os que a rodeiam!
Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. Salmos 40:8
EP

Sem comentários:

Enviar um comentário