terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Partilha 180 - Milagres nao são caprichos, milagres são para presentes que glorificam a Deus! (Êx 14 Fim)

      

     Existem momentos que apenas milagres os resolvem! Ao longo do tempo tenho percebido o verdadeiro significado de milagre! Porque às vezes, pedimos milagres a toda a hora! Passo a explicar, temos uma "unha partida" pedimos um milagre de Deus, não encontramos estacionamento à porta, pedimos um milagre de Deus,  queremos um carro pedimos um milagre de Deus, ...etc. Deus faz tudo isto, e ainda mais, porque para Ele não existem tarefas difíceis, pequenas, grandes ou insignificantes!
      Em primeiro lugar,  para Deus os milagres têm propósitos bem definidos e esse propósitos não são agradar ao nosso ego e nem satisfazer os nossos prazeres! Os milagres de Deus servem para glorificar a Deus, exaltar o Seu nome e indicar que Ele é! Asim, Deus opera milagres no momento em que Ele sabe que esses propósitos vão ser cumpridos...por isso, pode ser em coisas aos nossos olhos simples, ou até muito difíceis! Para Deus nada é impossível! Desde que cumpram o propósito de exaltar, glorificar e manifestar o poder de Deus.
      Neste sentido, quando oramos a Deus e pedimos um milagre, devemos sempre pensar primeiramente que esse milagre dê Gloria a Deus! Se não, apenas será um capricho concedido por Deus a alguém. Milagres não são caprichos! Por isso repito, se curar uma unha partida der louvor a Deus, Ele vai fazer, se encontrar estacionamento à porta der louvor a Deus ou se curar de uma doença terminal der louvor a Deus... Ele vai fazer!
      Agora diante do mar e os Egípcios a caminho, estava o povo sem saber o que fazer, nem para onde ir...mas Deus tinha dito que aquele era o lugar onde Deus ia de uma vez por todas, livrar o povo dos Egípcios. Moisés clamava a Deus, o povo reclamava e o som do mar deixou de ser tranquilizador, mas passou a ser gritos de socorro! No meio de todo aquele alvoroço, a resposta de Deus a Moisés foi: Porque estás a pedir-me socorro? Diz ao povo que marche! Era o momento do milagre, onde Deus iria ser exaltado diante do povo e dos Egípcios. O que estava para acontecer, ficaria gravado na história da humanidade para sempre...

"Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros, E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros. E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles. E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro. Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda. E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar. E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o Senhor, na coluna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios; e alvoroçou o campo dos egípcios. E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e dificultosamente os governavam. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios. E disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros. Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar,
Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou. Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda. Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar. 
E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo." Êxodo 14:15-31

     O mar se abriu, e o escritor do texto do Êxodo chama pela primeira vez ao povo de exercito de Israel! Exercito? Então mas não eram centenas de famílias que estavam a sair da escravatura...
     Mas no dia daquele milagre, aquele povo, sem treino militar, sem armas ou estratégias de guerra iriam pela primeira vez contemplar a vitória sobre um exercito poderoso sem sequer ter de lutar!
    Entraram pelo mar a dentro e o mar se abriu, caminharam em terra seca no meio de dois muros de água. Incrível!
    Mas não posso deixar ainda de falar da segunda característica dos milagres! Milagres são reconhecidos por quem reconhece a Deus!
    A coluna de nuvem passou da frente do povo para a parte de trás, ficou entre o povo e os egípcios. Para o povo a nuvem iluminava o caminho, mas para os egípcios a nuvem era trevas e cegava-lhes a visão. Aquilo que era visto por uns como uma benção, por outros era como uma maldição! O povo se alegrava com aquela nuvem, mas os egípcios desejavam que aquela nuvem desaparecesse!
    O que isto quer dizer? Que para ver milagres e agradecer por eles, temos de estar perto de Deus, temos de reconhecer Deus na nossa vida. Com os milagres de Deus vai ser abençoado quem é de Deus. Para os outros os milagres vão perturbar, vão ser incómodos... podem até criar inveja...porque não vão compreender! Podem reconhecer que realmente são acontecimentos extraordinários, mas não vão glorificar a Deus como deveriam.
    Por fim, quando o povo passou, Deus mandou Moisés colocar a sua mão sobre o mar para que ele se fechasse. E foi assim que o exercito egípcio morreu afogado! Porque o mar tinha-se aberto para o povo ser salvo, para os egípcios o mar tinha-se aberto para os derrotar!
    A terceira característica dos milagres, é que eles são para livramento dos que servem a Deus ou que querem servir a Deus, ou até que precisam de ver milagres para passarem a servir a Deus! Os milagres indicam quem Deus é, e Deus quer manifestar-se muitas vezes pelos seu milagres para que creiam n'Ele.
      Mas para quem não quer Deus, quem não pretende reconhecer Deus, apenas está cheio dos seus próprios desejos e cego pelo seu orgulho, os milagres de Deus podem ser destrutivos..porque fazem com que estas pessoas contemplem o agir de Deus, mas continuem a negar e a rejeitar Deus ... isso  deixa-os sem desculpa!
      Ser MaisMulher é querer milagres de Deus para glorificar o Seu nome, é reconhecer Deus nesses milagres e deixar que os milagres a tornem mais apaixonada e temente a Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário