quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Partilha 177 - Contar é dever! (Ex 13)

      

      O que nós vivemos, as experiências que temos não são apenas para nosso beneficio mas também para transmitirmos aos que nos rodeiam. Quantas de vocês já foram confrontadas pelos vossos filhos com perguntas do gênero: " Qual era o teu brinquedo preferido quando eras criança?" ou " Como é que era o teu quarto quando eras pequena?". Mesmo que as perguntas não surjam, somos confrontadas com situações em que acabamos por partilhar como era conosco, ou até porque é que fazemos algumas coisas hoje! Lembro-me certa vez a minha filha mais velha me perguntar porque é que eu gostava tanto de limpar a casa? (Claro que para ela se eu fazia tanto era porque eu gostava, mas todas sabemos que não é o caso de gostarmos ou não, mas de que precisamos limpar a casa!) Mas naquele dia, ela perguntou-me com tanta ingenuidade que eu sentei-me, peguei nela ao colo e disse-lhe: "Sabes quando eu era assim pequenina como tu, a minha mãe sempre me mandava arrumar o meu quarto, e manter as coisas limpas, e eu era um pouco desarrumada...e a minha mãe ficava muito zangada! Hoje eu percebo que ter o quarto arrumado é mais bonito, mais agradável e foi a minha mãe que me ensinou isso, por isso eu quero te ensinar também a ti! Percebes?" A Ruth respondeu: "Percebo! Então quando eu for grande como tu também vou gostar de fazer limpeza!".
      Já varias vezes repeti neste Blogue que sempre estamos ser observadas, quanto mais não seja dentro da nossa casa! Assim é importante que saibamos disso, para que tenhamos muita atenção ao exemplo que estamos a transmitir.
       No texto de hoje, Deus ordena ao povo não somente para não esquecerem mas também para contarem aos seus descendentes a maneira poderosa como Deus livrou o povo do Egipto. 

"Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é. E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o Senhor vos tirou daqui; portanto não comereis pão levedado. Hoje, no mês de Abibe, vós saís.
E acontecerá que, quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus, e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais que te daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto neste mês. Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo dia haverá festa ao Senhor. Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos. E naquele mesmo dia farás saber a teu filho, dizendo: Isto é pelo que o Senhor me tem feito, quando eu saí do Egito. E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos, para que a lei do Senhor esteja em tua boca; porquanto com mão forte o Senhor te tirou do Egito. Portanto tu guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano.
Também acontecerá que, quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, como jurou a ti e a teus pais, quando ta houver dado, Separarás para o Senhor tudo o que abrir a madre e todo o primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do Senhor. Porém, todo o primogênito da jumenta resgatarás com um cordeiro; e se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; mas todo o primogênito do homem, entre teus filhos, resgatarás. E quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que é isto? Dir-lhe-ás: O Senhor nos tirou com mão forte do Egito, da casa da servidão.
Porque sucedeu que, endurecendo-se Faraó, para não nos deixar ir, o Senhor matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito do homem até o primogênito dos animais; por isso eu sacrifico ao Senhor todos os primogênitos, sendo machos; porém a todo o primogênito de meus filhos eu resgato. 
E será isso por sinal sobre tua mão, e por frontais entre os teus olhos; porque o Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito." Êxodo 13:1-16

       Fica claro que Deus queria que aquele acontecimento ficasse marcado na história do povo, mas ainda mais do que isso, as futuras gerações deveriam saber exatamente como tudo aconteceu, para que também nos corações de quem não viu nada, houvesse fé em Deus pelo testemunho dos mais velhos. Era necessário que os primogénitos fossem consagrados a Deus, uma vez que foi Deus quem os livrou da morte.Queria com isto, Deus consagrar as gerações vindouras ao seu serviço.
       Assim também nós temos uma grande missão, anunciar aos nossos filhos, netos, sobrinhos, etc, as maravilhas de Deus. Devemos partilhar com os mais novos o que Deus faz na nossa vida, desde o dar-nos tudo, até aos milagres que Ele opera... porque precisamos desde bem cedo colocar nos seus corações o desejo de conhecer mais o nosso Deus. Para isso devemos aproveitar cada oportunidade, momentos em família, conversas de sofá, as histórias antes do deitar e até o tempo que vamos a pé a caminho da escola. Não podemos perder tempo nem oportunidade para "encher" a s suas cabecinhas de coisa boas acerca de Deus, para que no futuro também eles saibam que é Deus.
      Ser MaisMulher é uma contadora das maravilhas de Deus, que aproveita cada momento para transmitir quem Deus é, e o que Ele faz às futuras gerações. Uma árvore serve para falar da criação, uma comida para falar da provisão, uma dor para falar da cura...


Sem comentários:

Enviar um comentário