terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Partilha 174 - Não somos auto-suficientes! (Ex 7-10)


     Quando fechamos o nosso coração para o bem, é como se estivéssemos a perfurar um buraco escuro onde a luz vai ficando cada vez mais fraca e a única respiração que sentimos é a nossa! Um coração duro é alguém cheio de si mesmo, onde custe o que custar a sua razão tem que prevalecer!
     Foi o que aconteceu com o Faraó, centrado em si mesmo, estava a autodestruír-se porque apenas queria manter a sua vontade:

"E os peixes, que estavam no rio, morreram, e o rio cheirou mal, e os egípcios não podiam beber a água do rio; e houve sangue por toda a terra do Egito. Porém os magos do Egito também fizeram o mesmo com os seus encantamentos; de modo que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito. E virou-se Faraó, e foi para sua casa; nem ainda nisto pôs seu coração.
E todos os egípcios cavaram poços junto ao rio, para beberem água; porquanto não podiam beber da água do rio. Assim se cumpriram sete dias, depois que o Senhor ferira o rio....


(Depois Rãs, Piolhos, Moscas (apenas para os Egípcios))

PRIMEIRA Condição - Então chamou Faraó a Moisés e a Arão, e disse: Ide, e sacrificai ao vosso Deus nesta terra. E Moisés disse: Não convém que façamos assim, porque sacrificaríamos ao Senhor nosso Deus a abominação dos egípcios; eis que se sacrificássemos a abominação dos egípcios perante os seus olhos, não nos apedrejariam eles?.....

(Depois peste sobre os animais do campo, úlceras nos homens e no gado, chuva de saraiva, gafanhotos, todas apenas aos Egípcios)

SEGUNDA Condição - E os servos de Faraó disseram-lhe: Até quando este homem nos há de ser por laço? Deixa ir os homens, para que sirvam ao Senhor seu Deus; ainda não sabes que o Egito está destruído? Então Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele disse-lhes: Ide, servi ao Senhor vosso Deus. Quais são os que hão de ir? E Moisés disse: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao Senhor. Então ele lhes disse: Seja o Senhor assim convosco, como eu vos deixarei ir a vós e a vossos filhos; olhai que há mal diante da vossa face. Não será assim; agora ide vós, homens, e servi ao Senhor; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó....

(Depois 3 dias de escuridão apenas aos Egípcios)

TERCEIRA Condição - Então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças. Moisés, porém, disse: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao Senhor nosso Deus. E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar, para servir ao Senhor nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor, até que cheguemos lá..."
Êxodo 7:21-10:26

     Durante estes capítulos, encontram-se uma repetição de encontros com o Faraó, tentativas da parte de Moisés de poder abrir os olhos do Faraó e nove pragas sobre o povo! Mas o Faraó cada vez mais intransigente e endurecido! De tal maneira, que nem se dava conta que as suas escolhas estavam a afetar todo o povo do Egipto e que o seu orgulho estava a destruir a sua própria terra. O Faraó era considerado no Egipto como descendente de deuses e por isso ele achava-se auto-suficiente. Mas as pragas começaram a atingir deus por deus do Egipto.
    A certa altura, parece que o Faraó vai ceder, mas depois percebemos que são apenas estratégias para manter o controle da situação.
    Primeiro ele propôs que o povo hebreu adorasse a Deus dentro do Egipto: dando a entender que eles não precisavam ser livres para adorar a Deus.
    Segundo ele propôs que fossem apenas os homens: Fazendo com que houvesse sempre um motivo para voltar.
    Terceiro ele disse para irem todos mas não levassem os animais: fazendo com que fossem para o deserto sem as fontes de sobrevivência, que eram o animais!
    Estas passagens ensinam-nos muito! Primeiramente alertam-nos para vigiarmos constantemente que o orgulho não nos domine, mas que estejamos sempre sensíveis à voz de Deus e para isso precisamos ficar humildes e nunca esquecer que dependemos de Deus.
    Em segundo lugar, perceber quando estamos a ceder obedecer a Deus por causa de condições que estão a colocar-nos!
     A vida, as circunstancias, pessoas ou até nós mesmas podemos estar a colocar impedimentos para cumprir o que Deus quer. Talvez estejamos a ser aliciadas a servir a Deus sem abandonar lugares a que não pertencemos, ou servir mas continuar com os mesmos hábitos, as mesmas maneiras...Deus quer-te por inteira e quando decidimos servir a Deus, estamos a decidir mudar de rumo. Ou talvez, estás a acomodar-te ao facto de que podes cumprir a vontade de Deus só, que a tua família, amigos, etc, não precisam estar envolvidos nessa decisão! E quem sabe, serves a Deus mas ainda existem áreas que não entregaste, para ele cuidar..isso pode estar a condicionar a bênção de Deus na tua vida!
     Deus quer a tua vida para poder cuidar dela e manifestar os seus milagres. Assim nada te impeça de cumprir a vontade de Deus. Não deixes que "os faraós" da tua vida te condicionem e nem deixes que  te tornes tu "uma faraó".
     Gostaria de terminar com a frase de Santo Agostinho:
    "Errare humanum est, perseverare autem diabolicum" (Errar é humano, persistir no erro é diabólico)
     Ser MaisMulher é buscar sua força em Deus e não tentar ser auto-suficiente. Estar vigilante a que nada impeça a sua entrega total à vontade de Deus. 


     

Sem comentários:

Enviar um comentário