terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Partilha 176 - Obedecer é libertador! (Ex 12)



     Obedecer nem sempre é evidente! Porque muitas vezes a obediência exige de nós submissão, confiança e muitas vezes abdicar! Mas no Reino de Deus a obediência a Deus sempre nos leva ao melhor caminho, mesmo que às vezes possamos não compreender, confiamos que o obedecer é sempre libertador.
     No relato de Êxodo, chegamos agora ao momento da libertação do povo hebreu do Egipto:

"E falou o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família... E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão... Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor. E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor.
E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.
E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.... E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este? Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.
E foram os filhos de Israel, e fizeram isso como o Senhor ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram.
E aconteceu, à meia-noite, que o Senhor feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto. Então chamou a Moisés e a Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao Senhor, como tendes dito.
Levai também convosco vossas ovelhas e vossas vacas, como tendes dito; e ide, e abençoai-me também a mim. E os egípcios apertavam ao povo, apressando-se para lançá-los da terra; porque diziam: Todos seremos mortos.... 
E aconteceu naquele mesmo dia que o Senhor tirou os filhos de Israel da terra do Egito, segundo os seus exércitos." Êxodo 12


      O que ressalta à vista é a obediencia do povo a cada pormenor do que Deus mandou. Desde a escolha do animal, desde a preparação e à marca nos umbrais das portas com o sangue...era fundamental seguir à risca o que Deus tinha mandado para que fossem libertos. Apenas quem tinha a marca nos seus umbrais estaria a salvo da morte do seu filho primogénito! A obediência deu -lhes a liberdade.
     Obedecer a Deus requer ouvir a Sua voz e fazer corretamente o que Ele diz. Obedecer a Deus não é seguir instintos ou fazer o que achamos certo, obedecer a Deus é ouvi-lo para ter a certeza de que estamos a seguir a Sua voz. Sempre que estamos numa encruzilhada entre varias opções a seguir, é fundamental seguir o que Deus quer, mesmo que seja o caminho mais difícil, porque é o caminho que nos garante a libertação.
    Não podemos deixar de falar também de que este episódio que acabamos de ler, refere-se à primeira Páscoa Judaica, e Deus declara claramente que aquele seria o principio de uma nova fase da vida do povo. A morte passou pelas casas hebraicas, mas o sangue as protegeu, e eles nunca mais deveriam esquecer o que Deus tinha feito naquela noite. 
    Assim hoje, o sangue de Jesus Cristo que foi vertido na cruz, serve de proteção para todas nós, desde que o nosso coração creia que a Sua morte e Ressurreição, nos libertou e nos deu um novo principio de vida e oportunidades. A obediência faz com que o Seu sangue marque as nossas vidas! 
     Ser MaisMulher é ter começado uma nova vida depois de confessar e crer em Jesus Cristo morto na cruz e ressurrecto. É levantar a "bandeira" da obediência a Deus em cada dia da sua vida. 

      

Sem comentários:

Enviar um comentário