sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Partilha 167 - Tudo tem um propósito. Ex 4


   
   
    Há um tempo atrás, em uma conversa com uma amiga, notei nela um nervosismo e a voz tremida e perguntei: O que é que se passa, pareces nervosa? Ela respondeu: Não é nada de muito especial, mas hoje vou a dentista. Eu detesto ir ao dentista porque já sei que vou ter muitas dores! A anestesia nunca funciona comigo! Ela estava nervosa com o que ia viver, porque já sabia que as próximas horas não iriam ser fáceis! Mas ir ao dentista resolveria um problema que ela tinha num dente, que lhe causava muito mau estar.
     Existem muitas tarefas, decisões e etapas na nossa vida em que já sabemos que não serão fáceis, em que temos plena consciência de que sofreremos o dano, ou que enfrentaremos dificuldades, mas Deus ajuda-nos a entender o propósito, e dá-nos força para suportar desde que estejamos a ser guiadas por Ele. 
     Quando Moisés foi para o Egipto, Deus não o deixou na ignorância, pelo contrário, alertou-o de que não iria ser fácil, mas que Deus estaria com ele.

"Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, a não ser por uma forte mão.
Portanto estenderei a minha mão, e ferirei o Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele. Depois vos deixará ir. E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios. Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata e jóias de ouro, bem como vestidos, os quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; assim despojareis os egípcios.... 
Então partiu Moisés, e voltando para Jetro, seu sogro, disse-lhe: Deixa-me, peço-te, voltar a meus irmãos, que estão no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai-te em paz. 
Disse também o Senhor a Moisés em Midiã: Vai, volta para o Egito; porque morreram todos os que procuravam tirar-te a vida. Tomou, pois, Moisés sua mulher e seus filhos, e os fez montar num jumento e tornou à terra do Egito; e Moisés levou a vara de Deus na sua mão. Disse ainda o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, vê que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu endurecerei o seu coração, e ele não deixará ir o povoEntão dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito; e eu te tenho dito: Deixa ir: meu filho, para que me sirva. mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei o teu filho, o teu primogênito."Êxodo 3:19-22; 4:18-23

       Quando vemos Deus a alertar Moisés que o Faraó não deixaria ir o povo, que Deus endureceria o coração de Faraó, causa uma dor dentro de nós. Como seria possível? Se Deus queria que o povo saísse do Egipto, porque é que Ele iria endurecer o coração de Faraó? Não seria mais simples tocar o coração de Faraó para os deixar ir? Mas Deus conhecia o Faraó e todo o seu orgulho. O que Deus estava a dizer era que o Faraó iria ficar cada vez mais cheio de si mesmo, quando Deus começasse a operar maravilhas...e que o seu ego iria tomar conta das suas atitudes e lhe endureceria o coração de tal maneira que apenas quando Deus lhe mostrasse que tinha mais poder do que ele é que deixaria o povo sair. Na verdade, o poder de Deus atingiria o orgulho de Faraó e esse orgulho o tornaria cada vez mais duro e cego! 
       Mas ao mesmo tempo que Moisés ouvia que ia ser difícil, ele também ouvia que teria de ser assim para que todo o plano se cumprisse na íntegra! O povo  não sairia do Egipto como fugitivos, mas com o apoio não somente do Faraó como de todos. Pois todo o Egipto seria testemunha das maravilhas que Deus iria operar, e não restariam duvidas do Seu incomparável poder.
      Os planos de Deus são perfeitos, porque Ele conhece o que cada um precisa e também o efeito que cada coisa tem na vida das pessoas. Nós vemos o imediato, mas Deus vê o fim de tudo!
      O próprio Jesus disse aos seus discípulos: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." João 16:33
     As adversidades, as contrariedades não revelam ausência de Deus, porque muitas vezes fazem apenas parte de todo o plano, para que a glória de Deus se manifeste. No final Deus cumprirá o Seu plano, e ao mesmo tempo as Suas maravilhas contenderão com corações. Porque o desejo de Deus não é satisfazer prazeres, ou apenas dar aquilo que nós queremos mas principalmente dar -nos o que precisamos e salvar as nossas vidas!
   Ser MaisMulher é reconhecer que nada acontece sem que Deus saiba e que Ele tem propósitos para cada situação!
      


     


Sem comentários:

Enviar um comentário