quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Partilha 171 - Deus, o nosso Senhor! (Ex 6)

      

      Quem me apresentou o meu esposo foi a minha cunhada Sissi, então quando eu me referia a ele, eu dizia o irmão da Sissi. Mais tarde comecei a namorar e tratava-o por David, quando casei comecei a chamar-lhe  de Amor. Quase já nem uso o nome próprio, até já dei por mim um pouco zangada a falar e a trata-lo por Amor, porque sai automático! Agora imaginem que depois de 19 anos de casamento, eu continuava a chamar o meu marido de irmão da Sissi! Não fazia sentido nenhum...porque a maneira como nos relacionamos com as pessoas e conforme a intimidade vai aumentando, também o trato se torna mais íntimo.
      Então diz-me tu, quem é Deus para ti? Qual o nome ou adjetivo é que o caracterizam quando pensas n'Ele ou falas com Ele? Porque a tua intimidade com Deus leva-te a conhecer o Seu verdadeiro nome. Quem Ele é para ti vai definir a forma como o tratas.
      Quando o povo começou a duvidar de que Deus ia livra-los do Egipto, Moisés foi falar com Deus:

"Então disse o SENHOR a Moisés: Agora verás o que hei de fazer a Faraó; porque por uma mão poderosa os deixará ir, sim, por uma mão poderosa os lançará de sua terra.
Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou o Senhor. E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.
E também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos. E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança. Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos. E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;
E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor. Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão. Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Entra, e fala a Faraó rei do Egito, que deixe sair os filhos de Israel da sua terra. Moisés, porém, falou perante o Senhor, dizendo: Eis que os filhos de Israel não me têm ouvido; como, pois, Faraó me ouvirá? Também eu sou incircunciso de lábios. Todavia o Senhor falou a Moisés e a Arão, e deu-lhes mandamento para os filhos de Israel, e para Faraó rei do Egito, para que tirassem os filhos de Israel da terra do Egito. Estas são as cabeças das casas de seus pais: Os filhos de Rúben, o primogênito de Israel: Enoque e Palu, Hezrom e Carmi; estas são as famílias de Rúben. E os filhos de Simeão: Jemuel, Jamin, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma cananéia; estas são as famílias de Simeão. E estes são os nomes dos filhos de Levi, segundo as suas gerações: Gérson, Coate e Merari; e os anos da vida de Levi foram cento e trinta e sete anos. Os filhos de Gérson: Libni e Simei, segundo as suas famílias; E os filhos de Coate: Anrão, Izar, Hebrom e Uziel; e os anos da vida de Coate foram cento e trinta e três anos. E os filhos de Merari: Mali e Musi; estas são as famílias de Levi, segundo as suas gerações. E Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua tia, e ela deu-lhe Arão e Moisés: e os anos da vida de Anrão foram cento e trinta e sete anos. E os filhos de Izar: Corá, Nefegue e Zicri. E os filhos de Uziel: Misael, Elzafã e Sitri. E Arão tomou por mulher a Eliseba, filha de Aminadabe, irmã de Naasson; e ela deu-lhe Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
E os filhos de Corá: Assir, Elcana e Abiasafe; estas são as famílias dos coraítas. E Eleazar, filho de Arão, tomou por mulher uma das filhas de Putiel, e ela deu-lhe a Finéias; estes são os cabeças dos pais dos levitas, segundo as suas famílias. Estes são Arão e Moisés, aos quais o Senhor disse: Tirai os filhos de Israel da terra do Egito, segundo os seus exércitos. Estes são os que falaram a Faraó, rei do Egito, para que tirasse do Egito os filhos de Israel; estes são Moisés e Arão. E aconteceu que naquele dia, quando o Senhor falou a Moisés na terra do Egito, Falou o Senhor a Moisés, dizendo: Eu sou o Senhor; fala a Faraó, rei do Egito, tudo quanto eu te digo. Então disse Moisés perante o Senhor: Eis que eu sou incircunciso de lábios; como, pois, Faraó me ouvirá?" Êxodo 6

      Moisés perguntou a Deus porque é que tudo aquilo estava a acontecer, e o porquê do povo estar incrédulo? (Ex 5) E a resposta de Deus é que o povo conhecia como o Deus que chamou Abraão, que abençoou Isaque e Jacó, mas não o conhecia como o seu Senhor. A falta de conhecimento de Deus e de intimidade com Ele estava a fazer com que o povo não acreditasse na promessa de Deus. As dificuldades e o excesso de trabalho estavam a conseguir mesmo afastar o povo do plano de Deus, porque  o povo não conhecia Deus.
     Temos de alimentar a nossa intimidade com Deus para não corrermos o risco de perdermos a fé por não conhecermos Deus como nosso Senhor, nosso pai, nosso amigo, protector,... É como Deus falou pelo profeta Oseias: "O meu povo foi destruído, por falta de conhecimento..."(Oseias 4:6a).
       Precisamos conhecer Deus por nós mesmas, não só por aquilo que nos contam de Deus, mas buscarmos as nossas experiências pessoais com Ele. Deus quer que tu e eu, O conheçamos intimamente, de maneira que confiemos na Sua Palavra.
      Ser MaisMulher é alimentar a intimidade com Deus, para poder conhece-lo de maneira de que nada a impeça de confiar em Deus.
      

Sem comentários:

Enviar um comentário