terça-feira, 8 de março de 2022

DIA 8 - Criadas para suprir!

 


  

      "Acabei a limpeza da casa e pensei: dever cumprido!"

   A ideia de dever cumprido é algo que toda a mulher gosta. Quando terminamos uma tarefa que tínhamos previamente definida, é como se nos sentíssemos mais leves. Fomos criadas com este desejo intimo de cumprir o nosso papel, temos uma sensibilidade para suprir necessidades, percebermos as carências e desejamos apoiar e ajudar. Deus criou-nos para cuidar! 

    Quero convidar-te lembrar comigo de Débora e Jael. Estas duas mulheres que perceberam lacunas no exército de Israel e foram usadas por Deus para levarem esse exército a vencer os seus inimigos.

   "E vendeu-os o Senhor na mão de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor; e Sísera era o capitão do seu exército, o qual então habitava em Harosete dos gentios. Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, porquanto ele tinha novecentos carros de ferro, e por vinte anos oprimia violentamente os filhos de Israel. E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.

Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.
E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom;
E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão.
Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.
E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes.
Então Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e subiu com dez mil homens após ele; e Débora subiu com ele.
E Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés; e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaanaim, que está junto a Quedes,
E anunciaram a Sísera que Baraque, filho de Abinoão, tinha subido ao monte Tabor.
E Sísera convocou todos os seus carros, novecentos carros de ferro, e todo o povo que estava com ele, desde Harosete dos gentios até ao ribeiro de Quisom.
Então disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o Senhor tem dado a Sísera na tua mão; porventura o Senhor não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele.
E o Senhor derrotou a Sísera, e a todos os seus carros, e a todo o seu exército ao fio da espada, diante de Baraque; e Sísera desceu do carro, e fugiu a pé.
E Baraque perseguiu os carros, e o exército, até Harosete dos gentios; e todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada, até não ficar um só.
Porém Sísera fugiu a pé à tenda de Jael, mulher de Héber, queneu; porquanto havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e a casa de Héber, queneu.
E Jael saiu ao encontro de Sísera, e disse-lhe: Entra, senhor meu, entra aqui, não temas. Ele entrou na sua tenda, e ela o cobriu com uma coberta.
Então ele lhe disse: Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água, porque tenho sede. Então ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu.
E ele lhe disse: Põe-te à porta da tenda; e há de ser que se alguém vier e te perguntar: Há aqui alguém? Responderás então: Não.
Então Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e chegou-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele, porém, num profundo sono, e já muito cansado; e assim morreu.
E eis que, seguindo Baraque a Sísera, Jael lhe saiu ao encontro, e disse-lhe: Vem, e mostrar-te-ei o homem que buscas. E foi a ela, e eis que Sísera jazia morto, com a estaca na fonte.
Assim Deus naquele dia sujeitou a Jabim, rei de Canaã, diante dos filhos de Israel." Juízes 4:2-23

    Débora era juíza em Israel e Jael, uma cuidadora da tenda, mas cada uma no seu papel, com a autoridade que tinham, agiram para dar a vitória a Israel.
    Débora como juíza, apercebeu-se da inércia de Baraque e motivou-o a crer em Deus, a ir à luta. No seu estatuto, ela tinha autoridade para chamar a Baraque e dar-lhe conselhos nas estratégias de batalha. Ela foi sensível à voz de Deus, para o tempo certo de lutar. Baraque estava apático diante da situação, mas Débora usou a sua posição para impulsioná-lo a avançar. 
    Jael por sua vez, estava na sua tenda, mas atenta à batalha e assim que viu que podia ajudar, usou de estratégia para derrotar o inimigo. Na sua área de ação, onde ela tinha autoridade, na sua tenda. 
    Estas mulheres supriram necessidades, foram sensíveis às lacunas e levantaram-se para mudar a situação usando do raio de ação que tinham. Não tomaram o lugar de ninguém, não reivindicaram posições ou direitos, mas perceberam que onde estavam e quem eram poderia fazer a diferença. 

    Somos assim, sabemos o que há para fazer, mesmo quando ninguém vê. Deus fez-nos assim, com esta necessidade de cuidar, prestar atenção e estarmos atentas. 

    Deus quer usar-te Mais Mulher, no teu raio de ação, onde estás e como és. EP

 

    

     


2 comentários:

  1. " melhor é serem dois do que um"," e se alguém quiser prevalecer contra um,os dois lhe resistirão,e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa "Eclesiastes 4.9,12
    Sempre tive para mim que a união faz a força, seja na família, no trabalho, na escola ou na fé. Sempre achei que este versículo implica, eu os outros e Deus." Porque onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome Eu estarei no meio deles". Glória a Deus!

    ResponderEliminar
  2. Linda mensagem para as mulheres,com 2 exemplos de mulheres valorosos e corajosas, 1 dia a seguir à comemoração do dia internacional da Mulher.🌹🙏❤️

    ResponderEliminar