quarta-feira, 2 de março de 2022

DIA 2 - Manutenção: A fé n'Ele, vem d'Ele, porque sem Ele não podemos chegar a Ele!

       


     "Acabei a limpeza da casa e pensei: Agora estou descansada por um tempo! Mas depois lembro-me que permanecerá assim apenas umas horas."

     Existe um verbo que faz parte da vida de toda a mulher, o verbo "manter".  Fomos capacitadas a cuidar, a manter, a prestar atenção nos mínimos detalhes para que nada falte.  O desejo de manutenção da casa, do bem estar da familia, daqueles que nos rodeiam, está sempre presente na nossa vida.  Por isso é fácil entendermos que a nossa fé também precisa de manutenção diária.  

    A Bíblia diz na carta aos Romanos:

"Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." Romanos 10:16,17

    Isto quer dizer que a forma de mantermos a nossa fé é pela Palavra de Deus. Ouvindo e lendo a Palavra de Deus, vamos alimentando a nossa fé, para que quando precisamos dela, ela esteja ativa e saudável. 

    Vamos lá simplificar ainda mais este assunto: Quando acreditamos em Jesus, e recebemos a Sua morte na cruz como a acção que nos salvou dos nossos pecados, no mesmo instante, Deus dá-nos fé. A fé n'Ele, vem d'Ele, porque sem Ele não podemos chegar a Ele! (Um jogo de palavras by EP) Ou seja Deus enviou Jesus para salvar-nos e dentro de nós fez-nos crer nele. Então a fé, é fundamental para a nossa vivência com Deus, tal como a Bíblia diz: 

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." Hebreus 11:6

     Depois que temos fé e que vamos caminhando com Deus, precisamos manter essa fé. Como? Pela Palavra de Deus. Ouvir e ler a  Bíblia é o que mantém a fé viva e nos leva a confiar continuamente em Deus. Mais uma vez: Deus salva-nos, dá-nos a fé que precisamos para ser salvas e deu-nos a Sua Palavra para permanecer-mos na salvação. Isto é muito importante! Sem a Palavra de Deus, a nossa fé vai esfriando e corremos o sério risco de a perder. 
    A Palavra de Deus foi dada aos homens por causa dos homens, para que pudéssemos ter acesso ao que que nos aviva, ao que nos liberta, ao que nos faz bem. 
    O Salmista disse: "Desfalece a minha alma pela tua salvação, mas espero na tua palavra." (Salmos 119:81) Ele sabia porque é que ele esperava, porque conhecia a Palavra de Deus. Mas se nós não conhecermos, em que é que vamos crer? Como vamos resistir? Precisamos fazer a manutenção da nossa fé.
    
    A casa tem de ser limpa, porque se não fica inabitável...temos de fazer a manutenção diária, para assim estar sempre tudo mais ou menos em ordem. No dia que chega a visita inesperada, ou na semana que não temos tanto tempo, ficamos mais tranquilas, porque diariamente fazemos um pouco ali e aqui... Assim a fé, precisa ser sustentada diáriamente, para que no dia da adversidade, nos dias em que precisamos usar da nossa fé, ela esteja viva e ativa. Essa manutenção só pode ser feita com a Palavra de Deus. Lê e não pares de ler... porque a tua fé depende disso. EP



2 comentários:

  1. Gosto muito da comparação entre fé e a lida da casa ����❤️.
    É uma excelente analogia. E fácil de perceber. Obrigada

    ResponderEliminar
  2. "Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para redarguir, para corrigir para instruir em justiça, para que o homem/mulher de Deus seja perfeitamente instruído para toda a boa obra" 2Timóteo 3. Amém!🙏

    ResponderEliminar