quinta-feira, 10 de março de 2022

Dia 10 - Encontra descanso.



    "Terminei a limpeza da casa e pensei: Estou cansada, não consigo fazer mais nada hoje. Mas depois de um pouco, dei por mim no jardim a trocar a terra de umas plantas."

    O cansaço é humano, faz parte da nossa vida. Num momento ou outro todas nós já nos sentimos cansadas fisicamente ou mentalmente. O cansaço não deve ser menosprezado, isto é, sempre que nos sentimos cansadas, seja qual for o tipo de cansaço, devemos perceber a maneira mais sábia de lidar com ele. Existem momentos que devemos parar, outros devemos deixar o que nos está cansar, em outros casos devemos analisar se é cansaço ou frustração. Mas nunca devemos ignorar esse estado!

    Existe um discurso de Jesus na Bíblia, que me deixa sempre intrigada, parece-me sempre um conselho para mulheres (claro que não). É um texto que sabemos tão bem, mas que tantas vezes esquecemos. Vamos ler juntas?

"Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.
Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. " Mateus 11:25-30

       Jesus apresenta-se como descanso, alívio e companheiro da jornada. Mas de que género de cansaço está Jesus a falar? O que Ele promete é descanso para alma, por isso trata-se mais do que um cansaço fisico ou mental, trata-se de todo o conjunto dos sistemas emocional, intelectual, sentimental e de raciocínio, que se encontram cansados. Jesus está a prometer descanso na parte mais intima do ser humano.

      A segunda pergunta é, o que leva a alma estar cansada? Muitas são as circunstancias externas que podem trazer cansaço à nossa alma. Podem ser momentos difíceis, problemas diversos ou até mesmo situações que exigem de nós um esforço emocional ou intelectual, mas o que mais cansa a nossa alma é viver longe do seu criador. A nossa alma foi criada por Deus, para viver com Ele em unidade, mas quando isso não acontece a alma faz um esforço para manter-se ativa e equilibrada. 

      Jesus é o caminho para a alma encontrar o descanso real e voltar a ser guiada por Deus. Jesus é o descanso que mais precisamos. 

     O cansaço físico muitas vezes é algo que ultrapassamos ou que até superamos, tal como ainda tratar das plantas depois de uma limpeza na casa, mas o cansaço da alma só se supera com Jesus, a procurar caminhar com Ele e assim encontrar a direção, equilíbrio e inteligência que precisamos para termos o alívio e a paz. 

     Encontra em Jesus o descanso, oh Mais Mulher, porque a tua alma pode estar cansada de viver longe do Criador. EP





1 comentário: