terça-feira, 15 de março de 2022

DIA 14 - Limpa e cheirosa.



   "Terminei a limpeza da casa e pensei: Vou tomar agora um duche"

   Qual é a razão de cuidarmos da nossa higiene pessoal? A resposta é simples, porque não queremos cheirar mal, porque sentimo-nos melhor quando estamos limpínhas e cheirosas! 

    Desde que nascemos que é nos ensinado a importância deste principio de cuidarmos da nossa limpeza e por isso quando não o fazemos, para nós é contra natura... é como se estivéssemos a quebrar um principio de vida muito fundamental. Por isso o fazemos e ensinamos aos filhos e netos que o devemos fazer... 

   A cada dia que tiro um tempo a sós com Deus, devo entender como um principio fundamental à minha vida, se não faço, devo sentir como se algo falta ao meu dia. 

   No Velho Testamento, existiam inúmeros rituais acerca da purificação. Eram rituais que tinham um sentido simbólico e que usavam a água para esse efeito. Os Sacerdotes tinham de estar limpos fisicamente antes de entrar no santuário, o que tinha uma representação importante, de que na presença de Deus teria de haver reverência, purificação (nada de imundícia). Mas era necessário cumprir aqueles rituais todas as vezes, em todos os cerimoniais, porque não havia forma de o Homem estar limpo para sempre! 

    Depois em o autor da Carta aos Hebreus, faz uma declaração incrível e libertadora para todos os que entragaram a sua vida a Jesus: 

"Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,
Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? 
E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna." Hebreus 9:11-15

     Jesus purificou e lavou-nos de uma vez dos nossos pecados, e por isso, desde o dia em cremos na morte e ressurreição de Jesus como a nossa Salvação, estamos limpos e purificados, passando assim a viver livres dos "maus odores" do pecado que tanto nos pesam e prejudicam. 

    Mas se Jesus já nos limpou, porque é que temos de diariamente tirar um tempo com Ele? A ação de Jesus não foi suficiente? Claro que foi. Os nossos pecados foram apagados, limpos e recebemos uma nova vida. A razão porque decidimos diariamente estar com Deus é exatamente por isso, porque somos limpas e queremos todos os dias agradecer isso. Queremos ter os hábitos de quem é limpo, que é estar com o Pai e todos os dias cuidar na nossa limpeza, cuidar de que estamos a caminhar com Ele.

    O profeta Isaías falava disso ao povo quando estavam longe da vontade Deus:

    "Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã." Isaias 1:16-18

    Já o apostolo Paulo percebia bem que estar mais perto de Jesus, caminhar com Ele, nos faz limpas, com mesmo cheiro de Cristo. Uma comparação que fala de intimidade, que até o cheiro seria o mesmo...

  "E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?" II Corintios 2:14-16

Mas hoje para nós trata-se do mesmo princípio, caminhar com Jesus diariamente para permanecermos na pureza que Ele tem e no seu bom perfume. Mais perto d'Ele, mais perto de quem Ele é. 

    Assim como estás suja depois de algum árduo trabalho, assim também quando estiveres longe de Deus, embaraçada nos teus afazeres e não tirares tempo para estar a sós com Ele. Por isso, volta aos bons hábitos de "higiene espiritual" e procura estar com Jesus a conversar a sós diariamente. EP




    

     



2 comentários: