sexta-feira, 4 de março de 2022

DIA 4 - O tempo foi feito para nós e não nós para o tempo

 

        


     "Acabei a limpeza da casa e pensei: agora vou comer, depois, vou passar a ferro, depois vou fazer o jantar e antes de dormir ainda vou responder a uns emails"

    O tempo é um bem precioso, por isso temos de ter cuidado para que o tempo não se torne um inimigo na nossa vida. Como se estivéssemos sempre a lutar contra a falta de tempo. Na maioria das vezes, a verdade é que, temos tempo suficiente, mas estamos com falta de sabedoria a gerir o nosso tempo. Quanto mais ocupamos o nosso dia, mais vai parecer que o tempo é pouco. É  contraditório o fato de olharmos para a nossa agenda semanal e estar cheia.. mas quando somos questionadas dizemos: Estou sem tempo! Como estamos sem tempo, se conseguimos fazer dezenas de coisas em 24 horas? Nós temos tempo, mas ele está super ocupado. 

    Preencher o nosso tempo, pode ser uma fuga à reflexão pessoal. Enquanto estamos ocupadas, não pensamos em nós mesmas e nem nos assuntos mais íntimos da nossa alma. Para cuidar de traumas, complexos, deformação de carácter... etc, precisamos de tempo. Precisamos de cuidadosamente gastar tempo com aquilo que é eterno, mais do que com o que é passageiro. 

    Os salmos de David, apesar de serem cânticos que abrangem muitos temas, são evidências do relacionamento que autor tinha com Deus. O Salmo número 39, leva-nos a perceber que David também precisava de sabedoria para usar do seu tempo e ele meditava nisso. Ele pedia que Deus lhe ensina-se a contar os seus dias:


"Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Selá/Pausa)
Na verdade, todo homem anda numa vá aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará." 
Salmos 39:4-6

   Como estás a gerir o teu tempo? Qual é a proporção do tempo que estás a usar para meditar e refletir naquilo que precisas mudar, alterar em ti? Quanto te preocupas com aquilo que vai ser para sempre e qual o valor que dás ao que é finito? O tempo foi dado por Deus, para que sejamos excelentes mordomas dele. Por isso, dentro do teu tempo agenda momentos de silêncio e de reflexão,  de pausa na agitação porque Deus usa desses momentos para falar ao teu intimo. Deus criou o tempo para o Homem e não o Homem para o tempo! 

    Mais Mulher, não te sintas culpada pelo tempo em que estás quieta, porque a muita ocupação distrai a tua atenção para o mais importante.EP



    


2 comentários:

  1. Deus determinou um tempo para tudo na nossa vida.Cabe-nos a nós fazer bom uso dele." Tudo tem o seu tempo determinado,e há tempo para todo o propósito debaixo do céu:há tempo de nascer e tempo de morrer;tempo de plantar e tempo de colher, tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar;tempo de chorar e tempo de rir;tempo de prantear e tempo de saltar;tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras;tempo de abraçar e tempo de afastar se de abraçar;tempo de buscar e tempo de perder;tempo de guardar e tempo de deitar fora;tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar;tempo de amar e tempo de aborrecer;tempo de guerra e tempo de paz.
    ...Eu disse no meu coração:Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o intento e para toda a obra. Eclesiastes 3

    ResponderEliminar
  2. Mais necessária do que nunca, está palavra...

    ResponderEliminar