domingo, 13 de março de 2022

Dia 11 - O perigo da ira.



   "Terminei a limpeza da casa e entra a minha familia e começam a desarrumar. Eu fico muito aborrecida até irada e digo: Vocês não respeitam o meu trabalho."

     A ira é um sentimento real na nossa vida e é muito perigosa, porque pode levar-nos a ter atitudes ou dizer palavras que a posteriori vamos envergonhar-nos e arrependermo-nos. A ira é o primeiro passo em direção do ódio. Mas não podemos negar que a ira faz parte da nossa vida, e ela muitas vezes é também um sinal de que algo não está bem connosco, de que dentro de nós os "alarmes" soaram. Temos de observar o que desperta a ira em nós para podermos estar atentas a que ela não tenha controle sobre nós. 

    Era disso que Tiago falava na sua carta:

"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus." Tiago 1:19,20

    E o Apóstolo Paulo tinha também a certeza de que a nossa ira tinha de ser controlada, limitada, que não podíamos deixar-nos irar de tal forma que percamos o controle. No meio de uma lista de conselhos que Palo dá à igreja de Éfeso, logo depois do assunto ira, ele adverte para não dar lugar ao diabo. Como se Paulo estivesse a dizer que a ira descontrolada, abre uma porta para o diabo agir em nós.

    "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo." Efésios 4:26,27

    Diante disto, temos de aprender a definir as ocasiões, a pedir a Deus discernimento, que nos ensine a não irar-nos por qualquer situação, mas estarmos atentas e observar-mos que são poucas as situações que merecem a nossa ira. 

    A ira é como se tivéssemos um animal selvagem a viver connosco. Começamos por cuidar daquele animal desde bebé e consoante a alimentação que lhe dermos, assim será a força desse animal. Se começarmos a alimentar com grandes porções, várias vezes ao dia, o animal crescerá e terá uma força incontrolável, até ao dia que olhará para nós como alimento também. A ira quanto mais é alimentada, ou seja, quanto mais vezes nos iramos, mais forte e habitual se torna, correndo o risco de vivermos mais em ira. Por isso é importante gerir muito bem esse comportamento na nossa vida.

    Valerá a pena a ira no momento em que a familia começa a sujar o que foi limpo? Devemos nós perder o controle, apenas por uma situação casual? Fica a reflexão!

    Deus te quer Mais Mulher, cheia de graça e de mansidão, por isso fica atenta, para que a ira não seja a tua pedra de tropeço. EP





   



      



2 comentários:

  1. Gloria a Jesus. Muito grata pela inspiração de Deus nestas crónicas.

    ResponderEliminar
  2. Amém!verdade!é tão fácil perdermos o controle...principalmente quando estamos cansadas. O Senhor nos proteja!

    ResponderEliminar