quinta-feira, 3 de março de 2022

DIA 3 - CRIAR MEMÓRIAS



           "Acabei a limpeza da casa e pensei: vou jantar fora com a família para estarmos um pouco a sós"

       Todos os relacionamentos precisam de contacto, conversa, partilha de momentos e assuntos... O que torna um relacionamento forte são as memórias criadas nesse relacionamento. Repara: Existem mães que têm excelentes relacionamentos com os seus filhos adultos e outras que têm um relacionamento mais distante e frio. Porquê? Se mãe é mãe! Por causa das memórias criadas entre mãe e filhos. O mesmo com Pai e filhos, avós e netos.. amiga e amiga. Por isso é muito importante criar memórias com aqueles que amamos, para que estejamos ligados. 

        E com Deus? Se queremos criar um relacionamento íntimo com Deus, temos de criar memórias com Ele. Sabes como? Nos momentos que passamos a sós com Ele. Cada vez que oramos, e que estamos a abrir o nosso coração para Deus, que ficamos também em silêncio, apenas a meditar e ouvir a Sua voz, estamos a criar relacionamento, estamos a criar memórias. O tempo de oração é um diálogo, em que somos moldadas à vontade de Deus. Na oração, o Espírito Santo nos fala das maravilhas de Deus e ao mesmo tempo, nos impulsiona a dizer-lhe os desejos mais íntimos do nosso ser. 

        Jesus disse: "Mas quando orares, vai para o seu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai, que está invisível. Então o teu Pai, que vê o que é feito em segredo, irá recompensar-te". Mateus 6:6  

        Jesus traz para os seus discípulos uma ideia inovadora, de que o relacionamento com Deus era como um relacionamento entre pai e filho. Ele queria passar a ideia de intimidade, de uma ligação com o Deus, como um Pai confidente, atencioso e que está à procura de passar tempo a sós com os seus filhos. 

        Quando olhamos para a história de Ana, em I Samuel capitulo 1, percebemos que quando Ana decidiu usar a sua dor e tristeza como motivadores a buscar a presença de Deus, a buscar a vontade de Deus, toda a sua perspectiva muda. Ela queria um filho para ela, para destruir toda a vergonha em que se encontrava, mas durante a sua oração, o seu coração vai mudando, até que ela pede um filho, mas não para ela, para entregar a Deus. Percebemos que na oração o coração de Ana mudou, a tristeza transformou-se em alegria e que o seu desejo egocêntrico, transforma-se num desejo em fazer a vontade de Deus. Naquele dia, Ana criou memórias com o Seu Pai, foi o dia em que tudo mudou na sua história.

        Não podemos perder este privilégio de estar com Deus a sós e de deixar que Ele fale à nossa vida. Queremos orar e ver Deus agir, queremos pedir e ver Deus fazer, queremos estar perto e ouvir a Sua voz...queremos criar memórias com o nosso Pai amado.

        Assim como nutrimos os nossos relacionamentos com os que nos rodeiam, e fazemos de tudo para que eles cresçam e se fortifiquem, devemos também usar de todas as estratégias para intensificarmos a intimidade com Deus. Porque à medida que a nossa intimidade com Ele aumenta, vai também aumentando a nossa sensibilidade para com todos os outros relacionamentos. Deus espera-te no teu quarto, para criar memórias contigo, para ter conversas profundas ao teu coração e levar-te a desabafar com Ele os teus sonhos, a confiar-lhe as tuas preocupações. 

        Mais Mulher organiza-te para não deixares de tirar tempo com Deus. EP



1 comentário: