segunda-feira, 7 de março de 2022

DIA 7 - Escolhe hoje arrumar!

 


"Tenho o hábito de enquanto vou limpando a casa, tudo o que é objetos pequenos fora do lugar, vou colocando no bolso, para no final ir arrumar. Acabei a limpeza da casa e pensei: Como é que é possível tanta coisa no bolso!"

        Na nossa vida existe sempre coisa a serem concertadas. Nunca chegamos nesta terra a um momento onde possamos dizer: Já mudei tudo o que tinha mudar, já estou pronta. Por isso, a nossa vida é feita de limpezas, arrumações internas, e a pior coisa que podemos fazer é amontoar "lixo" na alma. Se todos os dias prestarmos atenção a nós mesmas, vamos perceber o quanto temos ainda para colocar em ordem e o quanto precisamos estar atentas.

        Não sei se já vos aconteceu, lerem a Bíblia e concordarem que se trata de uma grande verdade, mas bem no fundo do nosso coração pensamos em pessoas que precisariam de ouvir aquela verdade...não sei se inconscientemente, mas aplicamos o texto à necessidade alheia e recusamos que sejamos nós as necessitadas daquela palavra. Isso geralmente acontece nos discursos de Jesus direcionados aos fariseus. Nós nunca assumimos que pode ser para nós, porque não nos identificamos com os fariseus, porque não queremos ser os fariseus da história... Mas se for um discurso para os discípulos? Neste caso não temos dificuldade em aceitar, porque somos discípulas também! Mas quando fazemos isto, de escolher quem somos na história, podemos estar a fechar-nos para o trabalhar de Deus na nossa vida. 

        Um exemplo é o texto de Mateus 7:1-5

"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." 

        Nestas palavras de Jesus, no chamado Sermão do monte, nós gostamos de ser aquelas que têm o argueiro no olho. Ou seja que somos pecadoras, fazemos algumas coisas erradas mas que somos apontadas por pessoas que nós sabemos bem que têm traves nos olhos. Ou seja pessoas que não têm moral para falar de nós! Isto acalma a nossa consciência, ou mais precisamente cauteriza a nossa consciência e assim não sentimos tanto as nossas falhas, porque afinal existem pessoas piores!  

        E se nós formos as que têm a trave nos olhos? E se nós somos as que julgamos rapidamente e não reparamos que temos pouca moral para o que dizemos? Neste caso, nesta ilustração de Jesus, deixamos de ser as vitimas e passamos a ser quem ofende.  Agora pensa comigo: Em qual dos papeis te sentirás mais pequena e limitada, atrevo-me a dizer, "suja " na alma? Concordamos que é no segundo caso, porque no primeiro caso, ficamos como vitimas que não merecem a situação que passam... E em quais dos papeis, vais tu pedir mais misericórdia de Deus pela tua vida? Quando és a vitima ou quando és a vilã? Acho que sabemos a resposta, se eu perceber que sou a hipócrita da história, que julgo mais os outros do que olho para mim mesma, e tiver vergonha de ser assim, vou arrepender-me e pedir a Deus que me ajude a mudar. Mas se eu ficar escondida lugar de vitima, onde os outros são piores do que eu e têm a mania de falar... a minha oração para Deus vai ser totalmente diferente, e não vou arrepender-me porque acho que os outros têm de arrepender-se das suas hipocrisias. 

        O que eu quero dizer com isto, é que precisamos aprender a olhar para o nosso bolso e ver quanto lixo  temos  encontrado na nossa vida e ainda falta limpar. Para isso precisamos ser Mais Mulheres honestas connosco, ter a coragem de olharmos para nós com verdade e não escondermo-nos debaixo de uma capa de vitimas. A única forma de permitirmos Deus agir dentro de nós, é percebermos que muitas vezes somos nós as hipócritas da história. 

        A parte bonita, é que no reino de Deus tudo é ao contrário do mundo! Aquela que se humilha diante de Deus, que se arrepende, que reconhece de coração as suas falhas, vive o favor de Deus, vive o Seu amor e é liberta. Já quem sente pena de si mesma, e vitimiza-se como se de nenhum mal fosse merecedora, recebe a "pena " dos homens, mas afasta-se do agir de Deus na sua vida.

       Olha para o teu bolso, tem coragem de ver tudo o que estava desarrumado, e vai colocar no lugar certo. O que preferes? Guardar dentro de ti o que não presta, ou reconhecer diante Deus e seres limpa?

       Não tenhas medo de começar a limpeza na tua vida, Deus está à espera de ti. EP





3 comentários: