segunda-feira, 30 de março de 2015

Partilha 83 - Quando eu estiver em estátua de sal, por favor, alguém me acorde, e me livre!

http://ideiassoltas.tumblr.com/page/2
Alguém disse: “ O passado mau só é difícil de esquecer, quando ele domina o teu presente”. O nosso passado, quer sejam as coisas boas ou más, vai sempre estar nas nossas memórias, principalmente os momentos que nos marcaram emocionalmente, mesmo os mais longínquos vão estar presentes como um “flash”, e isso nem sempre é mau, porque há coisas que devemos lembrar-nos quer sejam para alegrar-nos quer sejam para alertar-nos! O que realmente é perigoso é negligenciarmos o presente por causa do passado, perdermos a esperança no presente por causa do passado...se o passado está a causar-nos dores, ou a impedir-nos de avançar, então estamos a prejudicar o nosso presente e até o nosso futuro por causa do que já não tem remédio.
Todas sabemos, mas teimamos em esquecer, que não podemos alterar o que já aconteceu, enquanto que cada dia que “se levanta” é uma oportunidade de construirmos, de sonharmos e de mudarmos alguma coisa.  O grande problema é que ás vezes acreditamos que podemos avançar e passar com uma borracha por cima das experiências do nosso passado, mas cedo ou tarde, vamos a descobrir que elas não foram apagadas e que pelo contrário, perseguem-nos e influenciam as nossas atitudes. De um certo ponto de vista, é bom porque impede-nos de cometer muitos erros, mas por outro lado, existem muitos traumas e medos em nós, causados por coisas do passado. Hoje está muito na moda o tratamento por hipnose, e também de regressão, mas eu acho que quem encontra Deus não necessita destes modelos de tratamento, porque tenho a total certeza que Jesus cuida de tudo o que entregamos nas Suas mãos, e como Ele conhece muito bem o nosso passado, temos que entregar-lhe também o nosso passado, e se houver alguma coisa que não esteja ainda sarado ou resolvido, O Espírito de Deus, nos faz lembrar, ensina-nos a cuidar disso e ainda capacita-nos a resolver! Que segurança viver com Jesus! Existe uma mulher na Bíblia, que não conseguiu avançar e largar o passado... Esta mulher é fácil de ser compreendida por nós, ela casou-se com um homem rico, tinha tudo o que precisava, duas filhas que iam casar, tinha a sua casa e já não era jovenzinha, até que um dia Deus enviou os seus anjos á sua casa para tirá-los daquele lugar, porque eram cidades que estavam completamente mergulhadas no pecado, onde praticavam coisas horríveis, onde estavam a destruir-se todos os direitos á dignidade, liberdade e humanidade do homem, e por isso iam ser destruídas. Deus estava a tirá-los dali para não serem destruídos juntamente com aquela cidade, esta era a mulher de Ló!
“E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade. E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças”… “Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.” Gênesis 19.15-17 e 24-26
Deus tinha dado uma ordem para que não olhassem para trás, porque Ele bem sabia, que se olhassem, eles sentiriam pena de tudo o que estava a ser perdido, iriam sofrer mais com o que estava a acontecer, mas a mulher de Ló, não conseguiu obedecer, e quando ela começou a observar a destruição da sua cidade, e começou a lembrar-se de tudo o que estava a ficar para trás, diz a Bíblia que ela ficou transformada numa estátua de Sal. É triste pensar, que muitas de nós, estamos transformadas em estátuas de Sal, a observar o que perdemos, o que fomos e não fomos, o que nos fizeram e que o que nós fizemos, de tal forma que estamos inativas em relação ao presente e ao futuro. O nosso passado não são apenas a infância ou a juventude, o dia de ontem já pertence ao passado! Ou talvez, o teu problema não seja as coisas que aconteceram no passado, mas tu estejas também em estátua de Sal, porque olhas para as pessoas da tua vida, marido, filhos, pais, etc, sempre da mesma forma, sempre avaliando pelo passado que eles tiveram ou foram, estás sempre incapaz de acreditar numa mudança, ou transformação nas suas vidas, porque tu estás numa estátua de sal e por isso para ti é impossível que os outros mudem ou avancem.
Não posso deixar de dizer-te isto, Deus não muda só a ti, Deus muda situações, Deus muda todo o tipo de pessoas, Deus transforma realidades, Deus inverte ou repõe...porque para Deus nada é impossível! Quando estamos a olhar estaticamente para o passado, estamos a duvidar do presente que Deus pode dar-nos e a desacreditar no poder de Deus.
Infelizmente, os tempos modernos ou pós-modernos (como quiserem chamar) estão a ensinar que avançar e mudar de vida, passa por mudar de marido, experimentar o que nunca experimentou, mudar de aparência, mudar de estatuto social, ou até de país! Ou seja, trocar o que está á nossa volta, para que não seja necessário mexer com o que está dentro de nós, porque parece o caminho mais libertador, mas depois, eis que de novo entendemos que não tratámos o nosso interior e por isso ainda que exteriormente tudo mude nós somos exatamente as mesmas, estátuas de sal! Por isso para que o passado não seja o motivo de não desfrutarmos do presente ou de não acreditarmos na mudança que pode acontecer, a primeira coisa que temos de fazer é deixar que Deus trate com os nossos sentimentos e emoções em relação ao passado e as pessoas que fizerem parte dele, antes de querermos mudar pelas nossas próprias decisões de vida, porque se não for Deus tudo vai ser sempre igual, independentemente as alterações externas, todo o nosso eu vai estar petrificado em sal.
Ser Mais Mulher é não deixar que o passado nos controle, nos domine e nos oriente, é ter vida em relação ao presente sem deixar de entregar o passado nas mãos de Deus. EP

Sem comentários:

Enviar um comentário