segunda-feira, 9 de março de 2015

Partilha 76 - Mais Mulher, Mais Esposa, Mais Atenta!


            
             Não sei se já vos aconteceu, acabar de limpar toda a casa, estar tudo impecável e a cheirar bem, quando de repente alguém vem meio desastrado e entorna no meio do chão um sumo daqueles bem amarelos…ou então nós mesmas, a passar o pano na última prateleira e lá se vai o arranjo de flores secas para o chão...e quando entra alguém pela porta dentro com as botas cheias de lama? Um dia eu parti uma garrafa cheia de azeite no meio da cozinha, mesmo no final de toda a limpeza! É uma sensação terrível, parece que estivemos a trabalhar em vão, ou que temos de começar tudo de novo...  Ficamos nervosas, ainda mais cansadas, dizemos o que não queríamos, mas no meio da confusão até já limpámos e afinal o estrago até era remediável!
            O que eu quero dizer com isto é que como esposas temos momentos assim também, em que estamos a esforçar-nos para que tudo esteja bem no nosso casal, e até estamos a conseguir mais proximidade, mais unidade, até que por nossa culpa ou de outrem, num dia ou em apenas minutos, tudo fica de cabeça para baixo...começamos a discutir não sabemos bem porquê, outros assuntos são abordados, magoamos e somos magoadas, e lá vem aquela sensação de que está tudo estragado, que foi um esforço em vão, porque afinal tudo está na mesma e não há perspetivas de melhoras! Está tudo sujo outra vez e não sabemos se temos forças para recomeçar! O meu sonho neste momento é conseguir levar-vos a vencer essa frustração e mais do que isso a conviver com ela, porque até ao fim vão acontecer momentos destes, que destabilizam e que vão provocar insegurança em relação a sentimentos e convicções. Por isso é indispensável que aprendamos a lidar com estes momentos para que eles nos tornem mais fortes e não mais cansadas!
            Quero propositadamente repetir, estes momentos vão sempre existir, mas há uma coisa que é mentira, que é essa sensação que voltamos à estaca zero, por isso é necessário perceber que nada foi em vão até ali, que valeu a pena e que é apenas um obstáculo no meio do percurso e não uma viajem para o início! Porque se pensarmos desta forma é “meio caminho andado” para conseguirmos prosseguir e não desistir. Outra postura necessária diante desses maus episódios, é que quanto mais depressa concertarmos o sucedido melhor. Devemos ser as primeiras a querer trazer de novo a paz, sermos as primeiras a dar o “braço a torcer” se for necessário e acima de tudo sermos as primeiras a pedir desculpa e ter a coragem de dizer que queremos continuar o bom caminho que estávamos a percorrer! Mas não é passar por cima e guardar a mágoa, é conversar acerca do que aconteceu,  desabafar sentimentos e pedir ajuda ao nosso marido para vencermos juntos. Por que o erro não está na ira que ganhamos mas em permanecer dia após dia irada. “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Efésios 4.26
Finalmente, refletirmos sozinhas acerca do que aconteceu, do que é que despontou o desentendimento, tentar perceber qual foi o “copo que se transformou em tempestade”, lembrar-se como começou, não para vermos quem teve culpa, mas para reconhecermos armadilhas e sinais de alerta. Lembrar se foi por causa da casa, do emprego, dos filhos, da  nossa intimidade, ou outra coisa qualquer! Isto para quê? Porque antes de perdermos o controle ou de deixarmo-nos levar por aquelas discussões ou pensamentos, todas nós temos sinais de alerta, passo a explicar, existem frações de segundos entre o momento em que somos destabilizadas por alguém ou por uma situação e o momento da nossa reação. Parem para pensar, algumas começamos a ficar cheias de ira, outras choramos, outras temos mesmo sintomas físicos, tais como suores frios, ou calores, etc. E nós devemos reconhecer esses sinais de alerta para que quando voltarem a acontecer saibamos que é a hora em que vamos perder o controle, estes sinais de alerta são nossos amigos e auxiliares, eles dão o sinal de que alguma coisa está a tirar-nos do sério, porque na maioria das vezes, mesmo quando temos razão, acabamos por perdê-la, se não prestarmos atenção a esses sinais!  Durante esse curto espaço de tempo tens a decisão de explodir ou de te dominares. É como se uma luz vermelha e uma sirene acendessem dentro de nós nos alertando para armadilhas que se avizinham! As armadilhas são aquelas situações ou palavras que provocam esses sinais de alerta em nós, temos de saber quais são os assuntos ou atitudes delicadas que nos atingem mais, para que estejamos preparadas, quando voltarem a acontecer sejamos mais fortes do que elas, detectando esses assuntos ou situações delicadas, podemos aprender a gerir melhor o problema. Algumas de nós não suportam que falem mal da nossa família, outras na suportam que deixem a toalha no chão da casa de banho, por aí fora, seja o que for, estejamos atentas as próximas vezes!
          Tiago, quando ensinava acerca dos distúrbios que falar demais podem causar ele diz que: “Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.” Tiago 3.13
           Por isso, não digam mais que são assim e que não conseguem controlar-se, porque Deus ajuda-nos até nos nossos limites, Ele dá-nos sabedoria, inteligência e capacidade para darmos a volta ás situações que outrora nos derrubavam.

Ser Mais Mulher é não deixar as circunstâncias dominarem, mas observar e preparar-se para surpreendê-las.  EP

Sem comentários:

Enviar um comentário