segunda-feira, 23 de março de 2015

Partilha 80 - Mais Mulher, Mais esposa, Mais com Deus.

         Quero começar hoje com algumas frases de Jesus:
         “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” João 15.1-7
         Estas palavras de Jesus  são bastantes esclarecedoras, num breve resumo poderia dizer que Jesus está a dizer-nos que Ele é a solução, e sem Ele tudo se complica. Se aplicarmos estas palavras ao nosso casamento, querem dizer que nós nunca vamos conseguir fazer nada frutífero no nosso relacionamento sem estarmos em Jesus Cristo.
         Estar em Jesus Cristo pressupõe que O aceitamos como Salvador da nossa vida, isto é que acreditamos que Jesus morreu na cruz pelos nossos pecados e que por causa disso temos a oportunidade de uma nova vida em nós. Jesus mora dentro do nosso coração através da pessoa do Espírito Santo: “Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro (da mesma espécie) Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” João 14.15-17
         O que temos de fazer é convidar o Espírito Santo a fazer parte do nosso casamento. Ás vezes sentimo-nos impotentes, infrutíferas, parece que tudo o que fazemos é em vão e nada acontece, que estamos a remar sozinhas contra a maré. Como um pescador dentro de uma embarcação em alto mar, que sente uma grande tempestade a atingir o seu barco, e a tempestade é tão forte que ele pensa que vai morrer, por isso ele decide saltar do barco, mas quando ele salta encontra aquelas ondas gigantes, ele apercebe-se que continua a atravessar uma enorme tempestade mas que agora está fora do barco, por isso completamente desprotegido! O que eu quero dizer é que é necessário  que o Espírito Santo esteja dentro do teu barco, para conseguires não desesperar completamente, porque sem Ele nada podes fazer.  Não adiante levantarmo-nos de manhã e dizer: “Vou amar mais o meu marido”, “Vou estar mais doce para os meus filhos”, “Não vou irar-me tanto”, “A partir de hoje, vou estar mais calada ou falar mais”, nenhuma dessas decisões vão perdurar se não forem com a ajuda de Deus através da pessoa do Espírito Santo, que vai ajudar-nos a ser, a ter e a fazer. Deus nunca vai negar-nos ajuda, temos é de pedir-lhe o que realmente precisamos, sem duplas intenções, sem queremos apenas alimentar o nosso ego, mas verdadeiramente para construirmos um casamento feliz. “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” Lucas 11.9-13
         O casamento tem de ser feito a três, nós, o nosso esposo e Deus, se assim não for, vai faltar sempre alguma coisa. No final do discurso de Jesus no Monte (que eu já falei em outra partilhas sobre Vida de Mulher), Ele terminou com a seguinte ilustração: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” Mateus 7.24-27
         Esta ilustração é bastante oportuna para este tema, porque fala da construção de uma casa e que ela necessita de fundamentos firmados em alguma coisa sólida e resistente como a rocha. Para nós construirmos o nosso casamento/ relacionamento de uma forma consistente e duradoura, resistente aos embates e turbulências da vida, ele tem de estar firmado em Deus e nos seus conselhos que o Espírito Santo vai lembrando e ensinado. Parece ridículo que Jesus esteja a dizer para não construírem alicerces na areia, porque ninguém o faria, mas no contexto judaico, não seria difícil acontecer, visto que como é uma zona muito seca e de areias grossas, facilmente essa areia se torna dura com o sol, a parecer uma pedra, apenas se vê que é areia quando chove e se levanta o vento. Muitas vezes, pensamos que tudo está bem e controlado no nosso casamento, ou pensamos que estamos a fazer da forma certa, mas só tiramos “a prova dos nove” quando veem as tempestades...porque a única rocha inabalável é Jesus Cristo. “Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado.” Salmos 62.2
         Deus não quer que desistamos porque Ele tem uma nova vida para nós e deu-nos o Seu Espírito Santo para desfrutar-mos dela, Ele vai ajudar-nos, se lhe pedirmos ajuda, Ele vai agir em nós e através de nós se dermos espaço dentro de nós para isso, e vamos descobrir coisas maravilhosas que Deus tem para o nosso casamento.
Desafio: Escreva num papel as áreas ou situações em que não tem deixado Deus agir ou está a gerir sozinha e depois leia I João 1.9, e deixe que o Espírito Santo fale ao seu coração.
         Ser Mais Mulher é pedir todos os dias ao Espírito Santo que entre no seu casamento. EP

        



            

Sem comentários:

Enviar um comentário