sexta-feira, 6 de março de 2015

Partilha 74 – Mais Mulher, Mais Esposa, Saber comunicar


      O lar ideal é o lugar onde cada um tem a liberdade de viver como um indivíduo, e cada um é suficientemente disciplinado para fazer parte de um todo. Liberdade disciplinada é o segredo. Cada um dentro da casa tem de ser livre, mas cuidadoso a ponto de não perturbar o todo, mas ao mesmo tempo cada um ter a possibilidade de expressar o que pensa e quem é.
            Infelizmente, quando aconselho mulheres ou casais, dá para perceber que o grande problema está na comunicação. Acredito que todas sabemos que o diálogo é essencial no casamento, e sei que a maioria de nós coloca a culpa sobre o homem pela falta de conversa, mas na verdade, estou convencida que a comunicação existe, mas ela é feita da forma errada, sem respeitar o outro.
            Quase 80% das conversas começam pela nossa iniciativa, isto é sinal de que estamos interessadas em dialogar, mas o problema é que estamos quase sempre a querer que a conversa corra da nossa maneira, queremos forçar os nossos maridos a serem e pensarem como nós, obviamente isso termina em discussão ou não produz qualquer fruto, pela simples razão de que o homem não conversa, não pensa e não transmite como nós! Nem o faz pior ou melhor apenas o faz de uma forma diferente!
            A solução passa por percebermos, como mulheres sábias, a melhor forma de conversarmos com ele. Os nossos maridos não ficam chateados por pedirmos para conversar, aliás, ele até prefere que não tenha de tomar a iniciativa, mas ele deseja sentir-se um homem livre e inteligente durante a conversa, coisa que às vezes nós não deixamos acontecer. Sabem aqueles livros, “10 passos para o teu casamento ser feliz” ou “5 maneiras de mudar o teu casamento”? Tudo isso, com todo o respeito por esse tipo de escrita, só funciona se realmente cada uma de nós querer por em pratica e não ler apenas para enriquecimento pessoal... porque eu acredito que cada casamento tem a sua própria identidade, então cada uma de nós tem de descobrir a melhor forma de manter conversas saudáveis no seu casamento, e posteriormente escrever as suas próprias regras! Por isso, hoje queria deixar algumas dicas para cada uma de nós conseguir elaborar o seu próprio livro.
            Em primeiro lugar, temos de ser sábias na escolha das situações em queremos conversar. Devemos esperar um momento ideal e quando formos começar o assunto, usar uma frase que eu chamaria de “mágica”. “Amor ( ou como falamos com o nosso marido), eu quero falar contigo acerca de uma coisa, mas presta atenção, por favor, se não poder ser agora, fico à espera que me digas quando pode ser”. Por isso, desiste de uma vez por todas, de querer conversar assim que o teu marido chega do trabalho e ainda nem tirou o casaco, ou quando ele está a ler ou a ver televisão, sê paciente e espera o momento em que tu sabes que o teu marido vai ouvir-te.
            Em segundo lugar, utiliza frases diretas e curtas, vai direta ao assunto e, muito importante, não entres num outro assunto sem terminar o primeiro. É mesmo assim que vais conseguir ter o teu marido por inteiro nesse diálogo. Não é necessário colocar muita emoção no que dizes, nem alterar o tom de voz, afinal, não é uma peça de teatro, é apenas uma conversa. Estar a ser ouvida já é bastante bom, por isso não alteres a intensidade, ainda que o assunto o mereça.
            Por último, permite ao teu marido ter o tempo dele para dar as respostas, respeita-o e dá-lhe o espaço que ele precisa, pode acontecer que ele não diga nada apenas ouça, mas isso não quer dizer que ele não esteja interessado. Apenas diz-lhe que queres saber a opinião dele e que estás desejosa de ouvi-lo também. Ás vezes, ele pode até precisar de dias até para voltar a falar no assunto, mas não te preocupes, quanto mais ele perceber que estás a respeitar a opinião e o espaço dele, mais ele vai querer estar perto de ti e falar contigo. Se vires que ele não regressa ao assunto, podes dar-lhe pequenas ajudas, tal como: “Espero que não te tenhas esquecido daquele assunto, quando estiveres pronto fala comigo”, mas não forces muito, porque os nossos maridos não gostam de se sentir pressionados! Com o tempo, os momentos de silêncio vão diminuindo e tu vais também crescer na paciência e no domínio próprio. Claro que se o assunto precisar ser resolvido rapidamente, podes dizer-lhe que têm de chegar a uma solução, mas dá-lhe na mesma o tempo dele, e quando ele responder, respeita a sua resposta e opinião, ainda que seja contrária á tua, diz ao teu marido que respeitas mas queres chegar a um consenso e pede-lhe ajuda.
Como reparaste, às vezes temos de dizer o que para nós é óbvio, temos de ser pacientes e acima de tudo não nos acharmos superiores só porque somos diferentes na maneira como comunicamos.
Estes três provérbios da Bíblia fizeram um pequeno “click” na minha mente:
- “Com muita paciência pode-se convencer a autoridade, e a língua branda quebra até ossos.” Provérbios 25.15
- “Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se.” Provérbios 25.28 
- “Melhor é o Homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.” Provérbios 16.32 

            Existe também uma maneira, que dependendo do casal, pode funcionar para que tu consigas falar ao teu marido sem levantar os ânimos ou sem te decepcionares com a conversa, é escrever! Escreve-lhe educadamente e com muito amor nas palavras, o que tu precisas que ele saiba, mesmo que não tenhas resposta alguma, pelo menos tens a certeza que ele conhece o que tu pensas, e às vezes é apenas o que queremos, que eles saibam a nossa opinião!
            Se Mais Mulher é saber quando e como falar! EP


Sem comentários:

Enviar um comentário