quarta-feira, 25 de março de 2015

Partilha 82 – Mais Mulher, Mais Dignidade.


Video produzido pela SIC e pela APAV em favor das vitimas de violência.      
   “Ele faz-me isso por eu também não sou fácil”
   “Se eu o deixo o que é que vai ser de mim e dos meus filhos”
         Estas e outras são as frases que comummente ouvimos de algumas mulheres vitimas de violência doméstica. Apesar de eu achar que o casamento é a melhor coisa que uma mulher pode viver e pessoalmente acreditar que muitos casamentos que acabam poderiam ainda ser salvos, acredito também que existem muitos relacionamentos que não têm qualquer futuro e que estão a destruir pessoas ao insistirem em continuar.
         Quando Deus criou o casamento, Ele estava apensar na realização e felicidade do homem e da mulher e não que eles se destruíssem mutuamente. Ficamos assustadas com as estatísticas de violência domestica física e psicológica, dos países da europa, para não falar em outros países onde este facto é tido como cultural e aceito socialmente, mas esse não é o plano de Deus!
         Como mulheres, não devemos permitir que ninguém nem mesmo os nossos maridos nos maltratem a ponto de ficarmos sem dignidade ou qualquer autoestima. Não podemos permitir que os nossos filhos sejam vitimas  de um ambiente devastador apenas porque nós não temos a coragem de enfrentar o problema. Nós somos temos o dever de ser exemplos para os nossos filhos e por isso devemos ensiná-los através das nossas atitudes que não devemos aceitar que nos torturem, que nos agridam e destruam os nossos sentimentos e emoções, até por que tomando uma atitude, estamos não somente a ensinar a não aceitar como a não praticarem. Jamais aceitem violência doméstica e digam que é por causa dos filhos, porque o que estão a fazer é serem infelizes e ainda a preparar um futuro para os vossos filhos cheio de culpa e de traumas!
         Se estamos numa situação destas, sejamos Mais Mulheres, e mudemos de vida, porque neste caso não tenho qualquer duvida que Deus vos vai ajudar, apoiar e conceder-lhes os recursos necessários para viverem em paz, porque não foram os homens que inventaram a leis dos direitos dos homens, mas sim Deus, que sempre defendeu a integridade e dignidade humana. Luta, sai dessa situação, pede auxilio a quem pode ajudar e principalmente entrega-te a Jesus Cristo que jamais falhará contigo!
         O que pode também estar a acontecer é tu seres a causa do teu marido, filhos ou pais estarem a viver um pesadelo no lar, seres tu quem está constantemente a agredir física e verbalmente, a fazer chantagens, ameaças, a seres dominada pelos ciúmes doentios, e tu já não consegues mais mudar sozinha, mas tens a consciência que não é assim que se vive! Desfio-te a seres Mais Mulher e a arrependeres-te, deixares o amor de Jesus dominar a tua vida, e deixares que Ele mude a tua vida. Muitas vezes somos constantemente enervantes, até cheias de rancores e ódios, e descontamos tudo em cima do marido, por favor, ainda há libertação em Deus para ti, Deus fazer de ti uma mulher amada e que ama verdadeiramente!
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” I Coríntios 13.4-7
O amor não faz mal, não produz frutos maus, e quando diz que tudo sofre, crê, espera e suporta, está falar de atenção que dá, da esperança que produz, das diferenças que consegue ultrapassar e acima de tudo das transformações que opera no interior de quem ama e de quem é amado!
“Quem ama a discussão ama o pecado; quem constrói portas altas está procurando a sua ruína.” Provérbios 17.19
“É melhor ter verduras na refeição onde há amor do que um boi gordo acompanhado de ódio.” Provérbios 15.17
Ser Mais Mulher é lutar pela sua dignidade sempre e com Deus não permitir que ninguém destrua o seu interior, ela dá-se valor!



1 comentário:

  1. Querida Eunice, este é um tema polémico no seio da igreja e no interior das mulheres, assim me parece. Isto porque para muitas de nós nao está claro a fina barreira entre violência emocional e o desconforto com o confronto das nossas próprias limitacoes... e o que Deus realmente requer da mulher. Tal prende-se com a ideia de submissao. Estou certa que algumas mulheres pensam que "comer e calar" é o significado de submissao. Era normal em muitas famílias e regioes de Portugal as mulheres nao terem voto na matéria. Se o marido diz que elas "nao prestam", quem sao elas para pensar o contrário e insurgirem-se contra isso!? Existem passagens bíblicas que dizem que a mulher vencerá o homem pelo silêncio. Será que é um silêncio também perante críticas constantes, insultos, e comportamentos agressivos? Claro que cada caso é um caso. Pessoalmente creio que Deus deseja que vivemos em paz, com um coracao livre e alegre, nao aprisionadas, mesmo que no pecado que é a violência de alguns maridos. Mas gostava muito de ler mais sobre isso. Fico à espera dos próximos textos. Beijinhos, continua bem.

    ResponderEliminar