sexta-feira, 22 de maio de 2015

PARTILHA 100 - De um homem para todas as Mais Mulheres

      Hoje é um dia especial, este blogue chegou à partilha numero100 do Mais Mulher. Tenho o privilégio de poder partilhar um pensamento, sobre "o valor da mulher". Uma perspectiva masculina, (pelo menos será a minha opinião), sobre o valor da mulher. 

      Obviamente que a minha opinião terá por base a Bíblia Sagrada, já que acredito que a mesma ensina-nos como tratar e valorizar a nossa companheira. Casado à quase 13 anos, já tive tempo de perceber que a minha mulher é bastante diferente de mim, torna-se quase cómico, Deus ter juntado duas pessoas tão diferentes!

       A mulher gosta e precisa de ser valorizada porém, o homem não sente a necessidade de valorizar a mulher. A verdade é que alguns homens, não conseguem perceber o quanto precisam assumir o papel de protetor e de que precisam de valorizar mais a mulher que têm!
       Deus criou o homem (Adão) e depois a mulher (Eva), mas em nenhum momento podemos perceber que Deus criou primeiro o homem por uma questão de valorizar menos a mulher. Foi mesmo por valorizar os dois que achou por bem criar homem e mulher - "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento." Gênesis 1.27-29

       É muito importante percebermos que Deus no texto de Gênesis, incube aos dois uma missão que necessita de parceria e cumplicidade, "o papel de governar". É bom começar por aqui, Deus criou os dois para viverem lado a lado, e não para subjugarem ou se sentirem subjugados. A verdade é que a desobediência do homem no Eden (Gênesis 3) trouxe consequências drásticas para relação de ambos que inicialmente era tão perfeita. Poderemos ser levados a pensar que então já não há solução!

Errado! Pois a solução é conhecermos o nosso Criador (Deus), voltar ao princípios de Gênesis e poder tornar a nossa relação muito mais agradável e harmoniosa. 

      Voltando ao  tema, "valorizar alguém", gosto da definição do termo "valor", que é: "Importância estabelecida por determinação" - (dicionário de língua portuguesa). Por outras palavras, quando alguma coisa é criada, é o próprio criador que determina o valor da criação, porque é ele quem sabe todo o investimento e trabalho que foi necessário para conclusão da obra, assim, quem criou a mulher foi Deus, por isso foi Ele que estipulou o valor dela, porque Ele sabe o quanto ela vale.


"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis." Provérbios 31.10

Quanto a isto, não tenho qualquer dúvida de que para Deus cada pessoa tem um valor altíssimo, e que cada mulher tem uma importância sobremaneira elevada para Deus, não somente pelo que lemos na Palavra de Deus, como pela atitude que o próprio Jesus Cristo teve para com as mulheres, durante a sua vida como homem. Jesus deixou-nos uma grande lição na questão de valorizar a mulher, sendo que, o próprio, contrariou a cultura e costumes judaicos ao ensinar as mulheres judias em público, ao curá-las através do toque, dando-lhes atenção, permitindo que elas cooperassem ativamente no Seu ministério terreno e ainda preocupou-se com as emoções tão comuns ao sexo feminino. Como curiosidade, um comerciante judeu nunca daria um troco de volta na mão de uma mulher, com medo de tocá-la e ficar contaminado. Estas e outras atitudes discriminatórias  em relação às mulheres eram bastante comuns, mas para Jesus, que sabia o valor da Sua criação, jamais Ele poderia tratá-las com desprezo. 
     Mulheres, é certo de que nem sempre vão ouvir o que queriam, ou talvez como queriam, mas independente do que ouvirem saibam que têm valor, sim. Esse valor não está na roupa que vestem, nem no visual ou aparência, mas no facto de serem mulheres. 
    O homem contribui para a vida de uma criança, vocês dão-lhe a vida. O vosso valor está dentro de vocês, Deus criou-vos com tanto cuidado, pormenor e complexidade exatamente pelo valor que têm.  
     A sociedade tenta transmitir que cada um é independente e auto-suficiente, porém eu penso que não! Cada homem e cada mulher necessitam um do outro para serem perfeitos, esse era o plano de Deus desde o princípio, que homem e mulher junto com Deus fossem perfeitos e completos. 
     Valorizar a mulher, não considero um sinal de fraqueza, mas sim, seguir o exemplo de Jesus. É verdade que não posso idealizar uma mulher perfeita, porque somos uma só carne, imperfeito como sou, não posso exigir que ela seja perfeita. Sou homem porque tenho uma mulher perto de mim, senão seria apenas um ser vivo, "Seria qual um peixe no oceano nadando sem rumo num mar infinito"
     Somos insensíveis e por vezes brutamontes, mas lá no fundo trata-se de uma autodefesa, revoltados por não sabermos lidar com um ser tão sensível e complexo. 
Concluo com uma mensagem para os homens : 

"Se quiseres ser mais homem faz a tua mulher sentir-se "mais mulher". 



Pr. David Pocinho

Sem comentários:

Enviar um comentário