quinta-feira, 14 de maio de 2015

Partilha 97 - Deus é justo por isso não colabora com a injustiça.


  Com o desenvolvimento das sociedades achamos que a injustiça social apenas acontece nos países em vias de desenvolvimento ou mais pobres, mas infelizmente, em todos os lugares ela existe, apenas está mais camuflada em algumas culturas. mas costumamos dizer que "Deus não dorme" e apesar de ser uma frase feita, ela está na Bíblia  e alerta-nos para a omnisciência, omnipresença e omnipotência de Deus, declarando que Deus está acima de tudo e nada está escondido ao Seu olhar. 

"Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta,
sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta!
O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita.
De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite.
O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.
O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre." 
Salmos 121.1-8
  Apesar de algumas pessoas não levarem em consideração o que agrada ou não a Deus, a verdade é que Deus não colabora jamais com a injustiça, quer seja ela social ou moral.
Tiago diz:
"Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a miséria que lhes sobrevirá. A riqueza de vocês apodreceu, e as traças corroeram as suas roupas.
O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne. Vocês acumularam bens nestes últimos dias.
Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que por vocês foi retido com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. Vocês viveram luxuosamente na terra, desfrutando prazeres, e fartaram-se de comida em dia de abate. Vocês têm condenado e matado o justo, sem que ele ofereça resistência." Tiago 5.1-6
  Tiago não está a dizer-nos que Deus ama os pobres e rejeita os ricos, claro que não, Deus ama a todos de igual forma. O que acontece é que Deus não tem prazer em algumas atitudes que tomamos ou quando abusamos de uma posição que temos para prejudicar outra pessoa. Quer seja um patrão com o empregado, quer seja um pai com um filho, um líder religioso para como um fiel, ou até qualquer outra situação, nunca devemos menosprezar de ninguém, nem prejudicar para nosso beneficio. 
  E é neste contexto que Tiago continua:
"Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera. Sejam também pacientes e fortaleçam o coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas! Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento. Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia." Tiago 5.7-11
  O Autor está a dizer-nos que pode ser que aconteçam injustiças, mas nem para as pretiramos e se estamos a sofrer por causa delas, devemos ter esperança, paciência e perseverança em Deus e na Sua retidão, porque Deus vai colocar a Sua mão e vai dar um basta nestas situações, não vai deixar ninguém ser ver o fruto da sua esperança n'Ele, vai derramar da Sua compaixão e misericórdia e livrar os que o temem apesar das circunstancias. Portanto, que está a cometer injustiça deve arrepiar caminho, arrepender-se e agradar a Deus, quem está a sofrer injustiça, deve esperar em Deus porque em breve Deus vai livrar e levantar do pó.
  Ser Mais Mulher é agradar-se do que Deus se agrada, por isso agradar-se da justiça em todo o tempo e em todas as situações. EP



Sem comentários:

Enviar um comentário