terça-feira, 5 de maio de 2015

Partilha 92 - A sabedoria de Deus compensa!



A mulher verdadeiramente sábia nunca negligencia os seus deveres morais, por isso é impossível separar a sabedoria da conduta diária. Existem algumas de nós, que sempre estamos em conflito, insatisfeitas e revoltadas com alguém e isso demonstra falta de sabedoria divina, quando muito revela que Deus ainda não fez nada no nosso interior…
O muito conhecimento não quer dizer que a mulher que o possui tenha sabedoria, porque sabedoria é saber aplicar correctamente esse conhecimento.
Às vezes elogiamos a verdade, a sinceridade, estamos contra a maledicência e até damos a entender que nós não temos nenhum desses sentimentos, mas na verdade eles estão dentro do nosso ser, condenamos os outros para as atenções ficarem voltadas para eles e assim desviarmos os olhares de nós, mas isso não é sabedoria é enganarmos a nós mesmas e aos outros. A sabedoria real nunca quer o nosso eu exaltado acima dos outros, ela age sempre em humildade.    
Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.
Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de "sabedoria" não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.”
Tiago 3.13-18
Tiago faz o contraste entre a sabedoria humana e a sabedoria de Deus, e como mulheres inteligentes devemos querer a de Deus, porque queremos produzir bons frutos, que espalhe coisas boas ao nosso redor.
Existe uma grande diferença entre a astucia e a sabedoria, porque a primeira ultrapassa pessoas, apenas quer conseguir ainda que para isso tenha de fazer coisas menos corretas, ela apenas quer que o seu objectivo seja alcançado. Mas a sabedoria, apesar de saber também onde quer chegar, ela consegue atingir objectivos sem causar destruição, nem fazer mal. Ter Sabedoria em todo o tempo é muito difícil, eu entendo e sei por experiência própria que às vezes não conseguimos, mas não é razão para desistirmos, porque na maioria das vezes o caminho da sabedoria tem mais obstáculos e torna-se mais longo, mas o final dele é bom, pacífico e agradável todo o tempo.
O nosso “eu” sem a influência de Deus torna-se um impedimento para sermos sábias, e queremos resolver tudo à nossa maneira, mas a partir do momento em que queremos aplicar a sabedoria de Deus à nossa vida, pedimos ajuda lá do alto, que vem directamente de Deus, e aprendemos a cuidar de tudo de uma maneira incrível e inesperada, mesmo quando as situações surgem sem estarmos à espera, somos inundadas por palavras sábias e atitudes que claramente não vêem de nós de mesmas e saímos ilesas da situação, de consciência tranquila.  
Ser Mais Mulher é recusar a sabedoria humana e pedir a que vem de Deus, para assim não falhar no propósito. EP

Sem comentários:

Enviar um comentário