quarta-feira, 13 de maio de 2015

Partilha 96 - "Se Deus quiser" demonstra dependência.

   

   Com o passar dos anos (apesar de eu ainda ser uma jovem) aprendemos a ser mais ponderadas, a respeitar o tempo, a não agir no impulso, porque chegamos à conclusão de que as nossas piores reações e palavras surgem da nossa falta de reflexão. As nossas decisões sempre têm consequências, como bem sabemos, e por isso se elas forem tomadas sem pensar podem vir a ser desastrosas... 
   Isto já me aconteceu tantas vezes que poderia escrever um livro só a falar em decisões precipitadas ou de projetos impensados, por isso acho que sei qual é a sensação que temos quando planeamos ou agimos e depois tudo sai ao contrário do previsto...
   Tiago diz-nos que quando projetamos ou tomamos atitudes sem perguntar a Deus se realmente é o que Deus tem para nós fazermos, estamos a ser dominadas pelas nossas pretensões:
   "Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo". Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna. Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado." Tiago 4.13-17
   Somos tão limitadas que nem sabemos o que vai acontecer nos próximos minutos, mas Deus que sabe todas as coisas, que é o único que conhece o antes e o depois, pode orientar melhor as decisões, porque Ele sabe as consequências reais que vão acontecer! Por isso, todos os nossos projetos e sonhos devem estar debaixo daquilo que Deus orientar. Mas é aqui que a pergunta surge, como é que eu sei qual é a vontade de Deus?
Em primeiro lugar a vontade de Deus geral nunca vais ser contra a Palavra de Deus, porque isso seria Deus a contradizer-se. Por esta regra já ficamos a saber que se as nossas vontades e desejos são praticar qualquer uma das coisas que a Palavra de Deus condena, então não são da vontade de Deus, como por exemplo: Roubar; Matar; Mentir; Maltratar; Deixar de seguir a Deus; Etc.
Em segundo, a vontade de Deus especifica para cada uma de nós está dentro da vontade geral, e ela vai-nos sendo dada por Deus gradualmente, através da comunhão que temos com Ele e nós vamos reconhecendo os sinais de quando estamos a fazer o que é certo e o que é errado. Quando estamos pertinho de Deus sentimos paz em algumas decisões e noutras sentido-nos incomodadas, parece que alguma coisa não está a bater certo, a Bíblia diz que a Paz é o árbitro dos nossos corações.
Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo."Colossenses 3.15a
    Assim para dar tempo de Deus de alguma maneira falar aos nossos corações devemos pousar antes das nossas decisões e quando não podermos esperar, oramos para que Deus nos oriente e dê sabedoria na opção. Tudo funciona quando demonstramos dependência de Deus e queremos agradar-lhe. 
    Tiago é muito frontal quando diz que se não fizermos assim é porque não estamos cheias de Deus, mas do Maligno, o nosso inimigo. Mas porque é que Tiago é forte na expressão? Porque Tiago quer alertar-nos para o perigo que corremos quando queremos fazer tudo pela nossa cabeça e desejos, sem pensar no que Deus espera, corremos o sério risco de cairmos nas mãos do Maligno que quer que tudo de ruim venha sobre nós. Mas Deus que tem o melhor para a nossa vida, hoje e sempre, vai orientar-nos de uma forma que vamos entender que estamos a fazer a Sua vontade, por isso, tudo o que projetamos queremos que aconteça "se Deus quiser" unicamente.
     Ser Mais Mulher é viver na dependência de Deus. EP

Sem comentários:

Enviar um comentário