segunda-feira, 11 de maio de 2015

Partilha 94 - Mais Mulher, Mais Mãe.

   

Este fim de semana foi o dia da mãe na Alemanha, e foi uma alegria podermos festejar este dia em que lembramos tudo o que somos para os nossos filhos e o que eles representam na nossa vida.
     Infelizmente, às vezes passamos o tempo a reclamar do trabalho e das preocupações que os filhos nos dão, passamos o dia a querer que chegue a hora que eles vão para a cama, ou então queremos exigir tanto deles, que nem percebemos que os dias estão a passar e nós falamos mais do que ouvimos e comportamo-nos como se nunca tivéssemos sido filhas...
      Ser mãe é o papel mais sublime que Deus nos deu, é a oportunidade que temos de construir, plantar, de semear e ver o fruto a crescer e é o único trabalho que que faz-nos todos os dias sentir o quão importantes somos. Quando olhamos para os nossos filhos é como se Deus nos dissesse: Coloquei na tua mão este presente, para tu ensinares e cuidares, porque confio em ti.
      Ora aqui está um dos grandes erros que cometemos nestes dias difíceis, que é criarmos os nossos filhos apenas, esquecendo um pouco o que é ensinar...Porque tantas vezes estamos a querer ensinar-lhes aquilo que nem nós mesmas ainda sabemos ou até estamos a ensinar mal apenas com o nosso exemplo, mas eu acredito que o papel de mãe é maravilhoso porque leva-nos, ou pelo menos deveria levar-nos a querer ser melhores e transformadas a cada dia para podermos ensinar e criar melhor. Porque o nosso exemplo fala mais alto do que as palavras e cada vez que tentamos dizer alguma coisa   que não vivemos são os nossos filhos os primeiro a perceber isso. Ensinar é muito mais do que vestir, alimentar, debitar as regras da vida, proporcionar-lhes uma escola, um lar, mas é permanecer perto, acompanhar, observar cada atitude, é estar disponível e é acima de tudo guardar e proteger dentro das nossas capacidades.
     Queria partilhar algumas regras que estou a tentar colocar e pratica na minha vida de mãe e acredito (não porque seja perfeita, longe disso eu estou) que são úteis e eficazes, visto que elas veem da Palavra de Deus:
      - A primeira coisa é ensinar aos nossos filhos a aceitar a disciplina, visto que isto é alguma coisa que eles vão ter de saber lidar toda a vida, porque nós bem sabemos que a vida ela disciplina-nos, ouvimos muitas repreensões dela, por isso o melhor é que eles aprendam a lidar com elas desde pequenos e dentro de casa debaixo da nossa orientação e proteção. Quando eles aprenderem a ser disciplinados e corrigidos, estão a crescer e a amadurecer para enfrentarem melhor a vida.
"Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento." Provérbios 15.32
A Bíblia mostra-nos que quem não sabe lidar com a disciplina é porque não sabe o valor que ela tem, por isso se é bom para os nossos filhos então temos de ensinar-lhes nós mesmas que os amamos, e disciplinamos a pensar neles não para alimentar o nosso orgulho, nem por causa do que os outros pensam, mas porque queremos sempre o melhor para eles.
       - Outra coisa é ensinar os nossos filhos com base na Palavra de Deus, porque se tivermos a Palavra de Deus como sustento e comando, vamos conseguir suprir todas as necessidades dos nossos filhos. Há algum empo atrás, um texto da Bíblia levou-me a pensar na minha posição como mãe e na relação que eu devo ter com a Bíblia. Vai parecer estranho, mas o texto encontra-se em II Timóteo, capitulo 3 e versículo 16, que diz:
"Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra."
O Apóstolo Paulo está a ajudar o jovem Pastor Timóteo, e lembra-lo da importância que teve a Palavra de Deus na sua infância, e isto fez-me olhar para o que é que a Palavra de Deus serve: Para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução.
Sendo Jesus o nosso exemplo de vida, devemos olhar para Ele e vemos que Jesus sempre usava como base os ensinamentos de Deus, porque Ele sabia que na Palavra de Deus, na Sua Lei, Ele encontrava a sabedoria, a estratégia, a orientação necessária para enfrentar a vida, por isso nós como mães temos de seguir Jesus e lermos, aprendermos e estarmos sempre em contato com a Palavra de Deus para termos o necessário para dar aos nossos filhos na hora certa.
         - Mais uma atitude que nós mães devemos ter é sempre agir com os nossos filhos como Deus age connosco, porque não existe amor mais perfeito do que aquele que Deus tem por nós, assim se queremos ser boas mães devemos esforçar-nos para amar como Deus nos ama e cuidar como Deus cuida. A nossa vida e postura é a Lei de Deus viva diante dos nossos filhos, assim como nós formos com eles, assim eles vão ver como é Deus, e claro sempre vamos dizer que Ele é melhor e perfeito do que nós, mas vai ser mais fácil para os nossos filhos quererem estar perto de Deus, quando tiverem como referencia boa uma mãe que amava muito por também ter esse Deus. Agora reflitam comigo, Deus é Justo, será que nós como mães, somos justas? Procuramos a cada dia lutar pelas mesmas coisas ou um dia somos de uma maneira amanha já falamos de outra e sempre estamos a balancear, nas repreensões e nos cuidados procuramos ser justas. Deus é verdadeiro, nós somos verdadeiras? Ou vivemos uma vida de falsidade e engano. Deus ouve-nos, recolhe as nossas lágrimas e aceita-nos. E nós? O que fazemos com os nossos filhos quando eles não são o que idealizamos ou quando falham? Deus não descarrega em nós o que os outros lhe fazem de mal, pelo contrario mesmo sendo rejeitado tantas vezes, Ele está disponível e de bom agrado de braço estendido para nós. E nós, deixamos que as nossas frustrações e tristezas influenciem no trato dos nossos filhos. E poderíamos continuar a pensar como Deus é connosco e como nós somos com os nossos filhos, e adequarmos as nossas atitudes ao formato das atitudes de Deus.
            - Por último, sempre termos a consciência de que não podemos mudar de um dia para o outro, emendar todos os nossos erros como mães de um momento para o outro e depois sairmos a fazer promessas aos nossos filhos que não sabemos se seremos capazes de cumprir, mas entendermos que ser mãe, principalmente uma boa mãe, é estar em processo, uns dias mais lento mas outros dias ela consegue avançar um pouco mais e com o passar do tempo com a ajuda de Deus ela vai conseguir deixar-se mudar e ter as atitudes certas...não podemos esquecer que é com as pequenas coisas que as grandes mudanças acontecem (EP)
           - Ser Mais Mulher é ser Mais Mãe que quer agradar a Deus. EP




   

Sem comentários:

Enviar um comentário